sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Provisão da Família de Jesus de Nazaré



7ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo da Formação da Pessoa de Jesus
Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré

I Domingo Pós Epifania do Cristo (12/01/2014) A provisão da família pobre para sustentar o menino que nasceu


******

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.



Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos iniciando o ciclo de reflexões que se relacionam com a formação de uma pessoa, a pessoa de Jesus de Nazaré, na qual manifestou-se o Cristo de Deus.

O ser humano, enquanto pessoa, é uma construção que envolve fatores espirituais, biológicos, ambientais e socioculturais; trazemos ao nascer a herança biológica e espiritual que manifestará nosso temperamento, sobre ele formaremos o nosso caráter influenciado pelos fatores socioculturais e ambientais da educação, manifestando-nos no mundo como pessoa, dita normalmente como personalidade.

Neste primeiro domingo pós epifania (12/01/2014), estamos dedicando a nossa reflexão sobre a preocupação dos pais responsáveis em prover o essencial e necessário para a sustentação e manutenção de uma criança que nasceu; o texto dos evangelhos nos revelam que o casal Maria e José eram pobres, por isso ofertaram apenas um casal de pombos para o sacrifício quando da apresentação do menino no templo. Quando se é pobre, essas preocupações com a provisão da criança aumentam mais.

Por ocasião dessas reflexões do domingo da provisão, é comum nas comunidades do catolicismo salomonita, que a diaconia da igreja convoquem as células ou irmandades para juntos oferecer solidadriedade às famílias pobres da cercania, bem como fazer um levantamento de como estão sendo cuidadas e educadas as crianças pelas famílias, visando um esforço de esclarecimento aos pais e responsáveis, sobre a importância da educação das crianças no sentido de formar-lhes uma personalidade eticamente cristã.

O evangelho de Jesus nos fornece os ensinamentos deixados pelo Cristo de Deus, do como comportarmos em variadas circunstâncias de nossa vida; não basta sermos devocionalmente piedosos, rezadores, fazedores de romarias, procissões ou coisas do gênero; precisamos saber o que fazer na nossa vida para sermos cristãos e gozarmos da comunhão permanente com o Pai, o Filho Cristo e o Espírito Santo. Os capítulos cinco, seis e sete do evangelho de Mateus, nos apresenta uma eloquente sequência do que Cristo nos propôs. Jesus Cristo disse, que se nós realmente o amarmos, nós praticaremos os seus ensinamentos, e de que Ele, o Pai e o Espírito virá fazer morada em nós.

Podemos participar da Comunidade da Trindade Santíssima e isto começa pela nossa educação a partir da nossa infância, quando formaremos o caráter que irá nos manifestar no mundo enquanto personalidade.

O mundo e a sociedade de nossos dias tem aumentado enormemente o número de templos, denominações e igrejas ditas cristãs; mas a sociedade de nossos dias revela também, cada vez maior número de personalidades formadas no caráter de satanás, e muitos frequentadores de igrejas. Reflitam todos e ponhamos em prática o que Jesus Cristo nos ensinou. Estudem o Evangelho de Jesus Cristo e ajam de acordo com os seus ensinamentos.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário