sábado, 3 de agosto de 2013

Seja Missionário na Dimensão Mundial



Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.



Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

- 36ª Semana do Ano Eclesial 1986 -
- 04/08/2013 - IX Domingo Missionário.
===> Seja Missionário na Dimensão do Mundo Antrópico.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo Místico de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *

Reina o Senhor.
Revestiu-se de majestade;
de poder se revestiu o Senhor e se cingiu.
Firmou o mundo que não vacila.
Salmo 93: 1

O Hemerológio Cristão é o Diretório Litúrgico do Catolicismo Evangélico Salomonita, que propõe para nós neste IX domingo missionário (04/08/2013), sermos missionários na dimensão do mundo antrópico.

Quando pensamos no mundo neste enfoque litúrgico, precisamos refletir na complexidade deste conceito, que pode incluir as idéias de universo, o contingente humano com suas várias sociedades, e mesmo a vida mundana que nele corre solta, pois que nesta fase de provas redentivas, este mundo está sob o forte domínio de satanás, conforme pontuou Jesus Cristo, segundo João 14: 30.

Para a reflexão e vivência propostas pela liturgia, estamos focando o mundo no sentido antrópico, no sentido cultural das ações humanas que o modifica. É nele que se situam as diferentes nações culturais, com seus múltiplos valores e diversificadas morais e éticas, compondo as sociedades dos nossos dias. Pensar o mundo antrópico hoje, é refletir sobre as múltiplas ações, as diversificadas normas e os diferentes comportamentos que compõem o multiculturalismo; e o discípulo de Cristo deve se situar responsavelmente diante desta realidade multicultural mundial.

Deus ama este mundo antrópico! Foi por isso que enviou seu Filho. O Evangelho de João 3: 16, diz:

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Sabemos que não é fácil discipular a Cristo e ser seu missionário em meio aos turbilhões de valores, normas, comportamentos tão múltiplos e diversificados, e ainda, em campo sob as influências do príncipe do mal. Mas é principalmente por isto que temos que exemplificar aqui neste mundo o Evangelho de Jesus Cristo; pois Deus ama este mundo e o seu Filho nos consumou o seu plano de redenção, para que nós possamos transformar as realidades perversas que encontrarmos aqui, através das práticas das boas obras resultantes da nossa fé e salvação. Jesus Cristo afirmou que nós que somos remidos pelo seu martírio, que pautamos a nossa vida pelas diretrizes do seu evangelho, somos a luz deste mundo e o sal desta terra. É aqui que devemos praticar a nossa religião. O apóstolo Tiago em sua Carta, conforme 1: 27, diz que...

"A religião pura e sem mácula, para com nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se das contaminações deste mundo".
Na 1ª Carta de João 11: 15-17, o discípulo amado nos traz uma eloquente exortação:
"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
É o nosso trabalho como discípulos de Cristo e cumpridores da função missionária de sua Igreja no mundo que transformará o mesmo no abençoado Reino de Deus.
Pois como relata o visionário de Pátmos em Apocalipse 11: 15, "o sétimo anjo tocou a trombeta, e ouve nos céu grandes vozes, dizendo: O Reino do Mundo se tornou de Nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos".

Está aí meus irmãos e minhas irmãs, demonstrada a grande responsabilidade que cabe a cada um de nós batizados e militantes na Igreja Cristã. É nossa tarefa como discípulos de Cristo, não ficar bajulando piedosamente os santos, suas imagens e ícones; nem também ficar bajulando papas, bispos, padres, pastores e demais membros das hierarquias; o que nos cabe como tarefas é testemunhar no mundo, com o nosso viver e comportar integral, na vida pública e privada, o puro evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, imitando a conduta dos legítimos santos que nos antecederam e ombreados com todos os membros das hierarquias eclesiais para implantarmos no mundo o abençoado Reino de Deus. Jesus deixou diretrizes claras de como se comportar, basta ler e meditar e por em prática, conforme relata o Evangelho segundo Mateus, nos capítulos 5, 6 e 7.

Que o Deus Triúno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
        Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
         Catolicismo Evangélico Salomonita
           Visite o site: www.icai-ts.org.br
             felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário