sábado, 10 de agosto de 2013

Seja Missionário na Dimensão Planetária

Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.


Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

- 37ª Semana do Ano Eclesial 1986 -
- 11/08/2013 - X Domingo Missionário.
===> Seja Missionário na Dimensão Planetária.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo Místico de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *

Rendei graças ao Senhor,
porque ele é bom,
porque a sua misericórdia dura para sempre;
àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua misericórdia dura para sempre;
àquele que fez os grandes luminares, o sol para presidir o dia, a lua e as estrelas para presidir a noite, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Oh! Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Salmo 136: 1, 6, 7, 8,9, 20


Estamos na 37ª semana do ano eclesial 1986, no décimo domingo missionário, quando o Hemerológio Cristão nos propõe o exercício do trabalho missionário na dimensão planetária.

Nós cristãos salomonitas cremos que o planeta terra foi criado pela Trindade Santíssima, para ser o cenário da evolução, desenvolvimento e plena salvação dos seres humanos. No inicio dessa nossa jornada aqui no planeta, fomos enormemente ajudados pela equipe de anjos, liderados por Melquisedeque, para que evoluíssemos, nos desenvolvêssemos, até atingir a estatura de seres racionais e morais, com capacidade para fazermos escolhas entre o bem e o mal; quando isso aconteceu, veio o próprio Filho de Deus, seu Cristo, que assumiu a natureza humana em Jesus de Nazaré, para nos possibilitar a plena salvação e retorno a nossa comunhão com Deus, o Eterno Vivente Universal.

Essa nossa crença e nossa adesão ao plano de salvação eterna oferecido pelo Cristo de Deus, nos faz assumir as funções de mordomos desse planeta terra, morada da família humana. No exercício desse mordomado necessitamos de nos ocupar de tudo aquilo que garante o bem estar e vida com boa qualidade aqui na terra, tanto para nós humanos quanto para os demais seres e entes que compõem o bioma terráqueo contemporâneo. Assim fazem parte de nossos deveres como discípulos de Cristo, o empenho nas ações de sustentabilidade das boas condições de vida no planeta, não só para a humanidade, mas para todos os que partilham conosco a experiência dos dias que correm, envolvendo o bem estar do bioma terráqueo, o solo, o edafo terrestre, com suas estruturas, composições, magnetismos, hethos ecológicos formadores dos diversos ecossistemas terráqueos, bem como nossa atmosfera planetária. Nós discípulos de Cristo, não devemos ficar alienados dessa realidade, pois a terra é o nosso lar planetário, herança de nossos filhos, netos e gerações futuras, devendo ser construído aqui o Reino de Deus, para que haja um novo céu e uma nova terra.

O apóstolo Paulo, se dirigindo aos cristão da Igreja de Felipo, no capítulo 2, versículos 12 a 16 nos faz uma encorajadora exortação:

"Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;
porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente".

Meus caros irmãos e minhas caras irmãs! Nós cristãos católicos somos muito piedosos; rezamos mais do que trabalhamos pela construção do Reino de Deus em nosso planeta. É preciso refletirmos sobre nossas operações espirituais: o que temos feito de real e palpável pela construção do Reino de Deus na terra? Que parte temos de fato no processo consumado por Jesus Cristo, quando expirou na cruz, mas que delegou-nos a tarefa de dar continuidade como operários de sua seara? É bom que oremos em primeiro lugar; façamos preces piedosas em nossas devoções e liturgias; podemos até rezar, mas sem perder de rumo, que recebemos a tarefa de tornar efetivo o Reino de Deus no Planeta Terra, durante este longo tempo que Ele nos deu, entre sua atual estada no Santuário Celeste como nosso Advogado junto a Deus e o seu retorno prometido. Este é o nosso tempo oportuno! Evangelizemos a nós mesmos, nossos entes próximos, familiares, vizinhos das comunidades, sociedades, nações, pátrias e o planeta. O planeta terra também depende de nossas ações; e se agirmos verdadeiramente como seus mordomos, faremos todas as ações que garantam a sustentabilidade da vida em nosso amado planeta terra. Esta é a nossa tarefa missionária.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
           Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
            Catolicismo Evangélico Salomonita
              Visite o site: www.icai-ts.org.br
                felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário