sábado, 17 de agosto de 2013

Seja Missionário na Dimensão Cósmica


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.



Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

- 38ª Semana do Ano Eclesial 1986 -
- 18/08/2013 - XI Domingo Missionário.
===> Seja Missionário na Dimensão Cósmica.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo Místico de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *

Vem o nosso Deus e não guarda silêncio;
perante Ele arde um fogo devorador;
ao seu redor esbraveja grande tormenta.
Intima os céus lá em cima e a terra, para julgar o seu povo.
Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança
por meio de sacrifícios.
Os céus anunciam a sua justiça,
porque é o próprio Deus que julga.
Salmo 50: 3-6


Estamos na 38ª semana do ano eclesial 1986, no 11º Domingo Missionário (18/08/2013), quando o Hemerológio Cristão, o diretório litúrgico do Catolicismo Apostólico Salomonita, propõe para nosso exercício apostólico ser missionário na dimensão cósmica.

É bastante confuso para o povo esse conceito de cósmico, mesmo para os clérigos que tiveram pouca instrução fora do senso comum. Aqui, em nossa reflexão litúrgica e pastoral, quando se fala em cósmico, está se derivando de "cosmos" que tem o sentido de "sistema de ordem das coisas", em oposição à ideia de "caos" que sustenta a ideia de desordem, ou até mesmo o sentido de produzir a desordem.

Em sentido teológico, litúrgico e pastoral, a ideia de ser missionário na dimensão cósmica traduz a ideia de ser um colaborador do sentido natural da ordem criada de todas as coisas do mundo de Deus, e aqui incluindo o ordenamento do todo, desde a ordem sideral, como a ordem das hierarquias espirituais que executam as desígnios divinos no governo do universo, estando a Via Láctea com o nosso sistema solar incluído, do qual faz parte o nosso lar da humanidade, o nosso planeta terra. Devemos lembrar sempre que, perante Deus, nós somos os "mordomos" da terra com todas as suas funcionalidades e riquezas, tendo que prestar conta a Ele de como administramos esse  nosso mordomado.

Diz o Salmo 119, nos versículos 89, 90 e 91:

Para sempre, ó Senhor,
está firmada a tua palavra no céu.
A tua fidelidade estende-se de geração em geração;
fundaste a terra, e ela permanece.
Conforme os teus juízos,
assim tudo se mantém até hoje;
porque ao teu dispor
estão todas as coisas.

Meus caros irmãos e minhas caras irmãs! Sermos membros do Corpo de Cristo, como participantes da sua Igreja aqui no planeta terra, nos impõe a tarefa de sermos responsáveis pelo bom gerenciamento da Ordem Natural das Coisas que compõem o mundo terráqueo e das consequências antrópicas (produzidas pelos humanos) que interferem na atmosfera da terra, bem como da poluição antrópica à estratosfera. As ações antrópicas tem sido poluidoras, na dimensão edáfica, na dimensão sociocultural, na dimensão ecológica, na dimensão atmosférica e mais recentemente também na dimensão estratosférica. Isto é incompatível com a dinâmica missionária da Igreja de Cristo, pois Ele consumou aqui a realização do Reino de Deus e confiou a nós seus discípulos, como operários da sua Seara, darmos continuidade a obra por Ele iniciada, e isto inclui a missão na dimensão cósmica, cabendo a nós nos envolvermos nas operações que contribuem para o equilíbrio e regular funcionamento dos sistemas naturais do universo. A humanidade tem sido predominantemente egoísta em suas ações que interferem na ordem cósmica, contrariando o natural ordenamento fisiológico que Deus colocou em cada ser vivo, em cada ente da sua criação. Como sempre tenho dito, não basta apenas orar, fazer preces, rezar, ler a palavra de Deus; é preciso agir de acordo com os ensinamentos do evangelho, obedecendo a lógica natural da ordem criada. Assumamos! Sejamos Missionários na dimensão cósmica! Sejamos ecologistas cristãos!

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
         Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
          Catolicismo Evangélico Salomonita
            Visite o site: www.icai-ts.org.br
              felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário