sábado, 24 de agosto de 2013

Seja Missionário na Dimensão Martirial


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.



Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

- 39ª Semana do Ano Eclesial 1986 -
- 25/08/2013 - XII Domingo Missionário.
===> Seja Missionário na Dimensão Martirial.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo Místico de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho,
que andam na lei do Senhor.
Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições
e o buscam de todo o coração;
não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos.

Falarei dos teus testemunhos na presença dos reis
e não me envergonharei.
Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.
Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos
e meditarei nos teus decretos.
Salmo 119: 1, 2, 3, 46, 47, 48.


Estamos na 39ª semana do ano eclesial cristão, cerca de 1986 anos desde os memoráveis dias que Jesus Cristo instituiu a Santa Ceia, ou Sagrada Eucaristia, e que o Espirito Santo desceu abundantemente sobre os seus discípulos, enchendo-os do Poder do Alto para a fundação da sua Santa Igreja de natureza Católica (porque oferece salvação para todos) e Apostólica (porque se estrutura na organização dos apóstolos). Nesta semana comemoramos o XII Domingo Missionário, quando o Hemerológio Litúrgico nos propõe como tarefa sermos Missionários na Dimensão Martirial.

Que coisa é essa dimensão martirial? É a dimensão testemunhal do exemplo de vida, orientada e vivida de fato, de acordo com os ensinamentos do Evangelho de Jesus de Nazaré. Isto significa que não temos o dever apenas de falar, ou escrever sobre os ensinamentos de Jesus Cristo, mas temos como tarefa também vivenciar na prática do dia-a-dia esses ensinamentos. As vias do anúncio da palavra de Deus são, a forma didática quando eu faço adequação da minha linguagem do modo que meu interlocutor entenda; a forma querigmática quando me faço arauto do evangelho, anunciando as suas verdades de modo solene e convincentemente enfático; e a forma de testemunho cristão que eu dou, pelo modo como eu me comporto, tanto na minha vida privada, quanto na minha vida pública.

Os discípulos de Jesus Cristo, ouviram do Mestre e Salvador Jesus Cristo, momentos antes de sua elevação aos céus, a sua solene declaração, que muito nos consola e conforta: "Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra". Somos herdeiros dessa promessa e dessa tarefa, pois temos o privilégio de fazer parte de uma Igreja Cristã Apostólica que se originou dos trabalhos dos apóstolos Pedro e Paulo com suas Congregações de Crentes Fiéis em Roma. Somos portanto, elos desta corrente, desde o Papa Leão XIII, através dos Bispos Salomão Ferraz e Manoel Ceia Laranjeira, que nos legaram eloquentes exemplos e disciplinas eclesiais. Somos operários da Seara do Mestre em pé de igualdade como qualquer outro legítimo Ministro do Evangelho. O Senhor nos ungiu, de nós espera trabalho e de nós haverá cobrança.

O apóstolo João em sua I Carta a nós enviada, no capítulo 1, versículos 1, 2, 3, nos deixa amorosa advertência:

"O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da Vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vô-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo".

Meus caros irmãos e minhas caras irmãs! Jesus Cristo afirmou que a Seara é Grande e os operários são poucos; mas se somos poucos devemos ser produtivos e eficientes; sair do parasitismo religioso que fica pedindo tudo e não fazendo nada. Sejamos obreiros do Reino dos Céus na terra! Anunciemos efetivamente a palavra de Deus! Exemplifiquemos com as nossas vidas, nossos comportamentos, de modo reservado e publicamente, pois agora, a partir da semana vindoura, iremos entrar no período da compaixão, quando iremos operar em comunhão com as hierarquias espirituais celestes, que colaboram com o governo do mundo.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
           Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
            Catolicismo Evangélico Salomonita
              Visite o site: www.icai-ts.org.br
                felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário