sábado, 6 de julho de 2013

Seja Missionário na Comunidade Social

Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.



Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiria Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

32ª Semana do Ano Eclesial - 07/07/2013 - V Domingo Missionário.

===> Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que têm a Igreja Interna, Espiritual, construída em suas vidas.

===> Seja Missionário no Ambiente da Comunidade Social.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra (enquanto praticantes das virtudes) e a luz do mundo (pelo anúncio e a vivência nas verdades do evangelho).

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *
A meus irmãos declarei o teu nome;
cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
Salmo 22: 22

Estamos na 32ª semana do Ano Eclesial 1986 (2012/2013) e no V domingo missionário, quando o Hemerológio Cristão enquanto Diretório Litúrgico, nos propõe como exercício de testemunho e vivências, sermos missionários nos ambientes de nossas comunidades sociais.

No mundo atual multicultural e globalizado, principalmente as populações urbanas (que constitui a maioria), participamos de dois tipos de comunidades sociais: as comunidades dos irmãos de fé e idiodoxías religiosas e as comunidades dos irmãos de humanidade, constituídas estas pelos núcleos de nossas identidades religiosas e pelos que compartilham conosco as proximidades das nossas moradias, incluindo aí aspetos de territorialidade e interesses do bem estar comum, bem como, certa partilha de valores socioculturais locais e certos vínculos afetivos, pela parceria da vida compartilhada na trajetória da caminhada na terra.

Quando somos convocados pela Sagrada Liturgia a exercer o nosso ministério de missionários, uma vez que assumimos esse compromisso pelos Sacramentos do Santo Batismo e pelo Santo Crisma recebidos, sendo feitos membros do Corpo do Cristo de Deus e participantes do seu Sacerdócio Universal de Salvação oferecida e disponível a toda a humanidade de ontem, de hoje e do futuro, nos investimos no dever de exercer este sublime múnus pastoral, tanto junto à Comunidade Congregacional de nossa Igreja, como também junto à Comunidade Social de nosso local de moradia.
O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Hebreus, capítulo 10, versículo 25, faz uma exortação: --- "Não deixemos de congregar-nos, como alguns costumam fazer; mas antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia do Senhor se aproxima". --- A julgar pela proliferação do pecado e do mal em nossos dias, presentes em todas as camadas das sociedades, desde os religiosos, governantes, políticos, órgãos sociais diversos e atingindo a vida dos povos comuns, tornando-a muito mais difícil de ser vivida, podemos perfeitamente admitir que, por causa dos justificados no amor de Cristo, o Dia do Senhor está mais próximo. Devemos exercer o nosso ministério como missionários junto a nossa comunidade eclesial, admoestando, exemplificando, encorajando, auxiliando os irmãos que passam por dificuldades, sem jamais nos desertarmos da convivência congregacional. É principalmente na congregação que podemos exercitar melhor o nosso discipulado cristão, conforme nos propõe o evangelho de Nosso Único Senhor Jesus Cristo. Somente a Ele devemos vassalagem; somente a Ele devemos dulia ou hiperdulia. Segundo a Palavra de Deus, não pode existir para nós eclesianos cristãos, nenhum outro senhor, ou senhora, mesmo que seja a Santa Mãe de Jesus, a quem verdadeiramente honramos como Bem Aventurada entre todas as mulheres, de cuja memória nós nos alegramos com graças diante do Trono de Deus em Cristo, de quem partilhamos a ventura de pertencer ao mesmo Corpo Místico de Cristo na Comunhão dos Santos e de esforçarmos por praticar o seu conselho de FAZER TUDO QUE JESUS MANDAR.

Com relação à comunidade social do nosso hethos de convivência partilhada, é o lugar privilegiado de nosso testemunho de vida cristã autêntica (martiría), o lugar de demonstrar na verdade a nossa vida de cristãos virtuosos, consoante a exortação de Paulo, conforme Colossenses 3: 12-17: --- "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivos de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, e hinos, e cânticos espirituais com gratidão, em vosso coração.
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai".

Meus irmãos e minhas irmãs! Valorizemos sempre a dinâmica influenciadora da nossa vida compartilhada nas localidades de moradias (hethos), pois é nesse espaço que geralmente ocorre grande parte da endoculturação e socialização primária de nossas crianças, através das pessoas significativas de suas vidas. Procuremos ser para a infância e a adolescência os entes significativos de suas existências, e mesmo para os adultos, procuremos exercer a eloquência de uma vida cristã autêntica e virtuosa, para que possamos influenciar na aculturação e socialização secundária dos adultos, nossos concidadãos. Pois com certeza, fazendo isto, estaremos concorrendo para a construção de um mundo melhor, digno de ser considerado o Reino de Deus na Terra, reino este, que foi trazido por Jesus de Nazaré, a quem Deus constituiu o seu Ungido Salvador.

Que o Deus Triúno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
          Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
           Catolicismo Evangélico Salomonita
             Visite o site: www.icai-ts.org.br
               felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário