sábado, 29 de junho de 2013

Seja Missionário no Ambiente da Vizinhança


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiria Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

31ª Semana do Ano Eclesial - 30/06/2013 - IV Domingo Missionário.

===> Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que têm a Igreja Interna, Espiritual, construída em suas vidas.

===> Ser Missionário no Ambiente da Vizinhança.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra (enquanto praticantes das virtudes) e a luz do mundo (pelo anúncio e a vivência nas verdades do evangelho).

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *
Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade.
Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.
Provérbios 27: 10

Estamos na IV semana missionária (30/6/2013), quando o Hemerológio Cristão, o nosso Diretório Litúrgico, nos propõe sermos missionários nos ambientes de nossas vizinhanças.

Jesus Cristo, ao narrar a parábola da ovelha perdida e que foi achada pelo homem, propõe o compartilhamento de nossas alegrias com os amigos e a vizinhança, conforme Lucas 15: 1-7. Seguindo o espírito do versículo de Provérbios, não podemos abandonar os nossos amigos e os amigos de nossos ancestrais, nem a nossa vizinhança, posto ser aquele que está perto mais valioso que a irmandade que está distante de nós.

Os vizinhos partilham de nossas tristezas e celebram conosco as nossas alegrias. Dentro de nossas comunidades existem aqueles que são mais próximos da nossas casas e da nossa convivência, com os quais há um certo partilhamento nas alegrias e nas dores. Como discípulos de Cristo que somos, devemos partilhar também com eles a nossa experiência pessoal com Deus em Cristo, devemos participar com eles a nossa vida no temor do Senhor, a nossa vida como testemunha da salvação que há em Jesus Cristo.

Ser missionários nos ambientes da vizinhança, exigem de nós sermos missionários muito mais através do exercício da martiria e da didascália cristãs, do que através da querigmática; isto com sinceridade e pureza de coração; sem ufanismos e espírito de marketing religioso. Ser missionários na vizinhança exige de nós o espírito de caridade, amor e disponibilidade para o outro que está próximo de nós, mesmo que diferente de nós; exige de nós uma vida devotada ao bem, ao bom, principalmente quando se pensa no bem estar e qualidade de vida, autêntica e edificante.

O "moto definitório" do Catolicismo Salomonita, posto ser um movimento cristão alforriador, propõe-se estar "voltado para Deus sim, como a Fonte Suprema de todo as coisas, mas também de estar voltado para a humanidade e a pátria". A humanidade que se faz mais próxima de nós é a vizinhança, razão para estarmos devotados à nossa vizinhança; além disso, o nosso Manual do Discipulado indica que "o verdadeiro discípulo de Cristo se faz conhecido por amar aos outros, consoante o ensino de João 13: 35, entre outras várias características apontadas (Manual do Discipulado, 3.3: I a XVIII, pág. 28 a 38)".

Meus irmãs e minhas irmãs! Nós nos tornamos membros do Corpo de Cristo e da sua Igreja pelo Mistério do Santo Batismo e pela nossa Profissão de Fé Eclesial; nós assumimos a função de missionários e missionárias da Igreja Cristã, pelo sacramento do Santo Crisma que também recebemos. Estamos em época de exercitar estas funções missionárias, o que deve ser feito com empenho, zelo e amor, pois nós, enquanto membros do Corpo de Cristo Ressuscitado, temos a missão de fazê-lo presente neste mundo até os fins dos séculos. Devemos dar graças a Deus por isto.

Que o Deus Triuno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
          Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
           Catolicismo Evangélico Salomonita
              Visite o site: www.icai-ts.org.br
                 felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário