sábado, 1 de junho de 2013

O Corpo Crístico do Verdadeiro Cristão

Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo (Estação Outono - Festa dos Frutos) - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.


Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica Missionária na Martiria Eclesial Cristã - Período dos Fundamentos Básicos

27ª Semana do Ano Eclesial - 02/06/2013 - Domingo do Corpo Crístico - Corpo de Luz - do Verdadeiro Cristão.

===> Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que têm a Igreja Interna, Espiritual, construída em suas vidas.

===> Festa do Corpo Crístico dos Verdadeiros Cristãos, - o Corpo de Luz dos que estão incorporados ao Corpo Místico de Cristo (sua Igreja Verdadeira), - que é construído a partir da aceitação da salvação graciosa de Jesus Cristo, pela observância dos seus ensinamentos conforme seu evangelho e pela consequente prática das virtudes cristãs e cívicas no mundo.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra (pela prática das virtudes) e a luz do mundo (pelo anúncio e a vivência nas verdades do evangelho).

===> Se nós cristãos somos membros do Corpo de Cristo, nós também somos o Corpo Crístico, na medida em que mantemos a nossa comunhão com Ele na Trindade Santíssima, praticando as virtudes e vivenciando as verdades do Reino de Deus, conforme os ensinamentos de Jesus Cristo em seu evangelho.

* * * * *

O Hemerológio Cristão, como Diretório Litúrgico do Catolicismo Salomonita, propõe para as nossas vivências, celebrações e comemorações nesta semana (02/06/2013), a grande afirmação da espiritualidade mística cristã, que é a crença no Corpo Crístico, o Corpo de Luz dos Cristãos, que se constroi pela união espiritual com Cristo, através da aceitação da sua salvação enquanto oferta graciosa do Filho de Deus, da vivência de acordo com os ensinamentos do seu evangelho e da consequente prática das virtudes e das obras de misericórdia no mundo.

Trata-se do uso do adjetivo crístico, usado pelas ordens, congregações, confrarias e comunidades eclesiais que cultivam a espiritualidade mística cristã, querendo afirmar o partilhamento no Corpo de Cristo pelos verdadeiros cristãos, que aceitam a oferta graciosa da salvação de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que vivem no mundo de acordo com os ensinamento do seus santo evangelho e que cultivam as virtudes cristãs e praticam as obras misericordiosas de Deus.

Jesus Cristo em seu evangelho, conforme João 8: 12; Mateus 5: 13-16, afirma:

"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram em casa.
Assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está no céus".
Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo! Queridos eclesianos do catolicismo salomonita, Crentes Fiéis em Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados Clérigos e Religiosos! Embora o Mistério do Corpo Crístico nos dias atuais e já de longa data, tenha sido desvirtuado por algumas igrejas, por interesses do "marketing instintucional" próprios, não devemos nós católicos salomonitas também abandonar as riquezas espirituais desse mistério revelado pelo Cristo de Deus, e que constitui para nós cristãos verdadeiros uma grande responsabilidade, a de manter para o mundo a luz do Corpo de Cristo a dissipar todas as trevas, e de manter no mundo a coerência dos bons costumes e a consistência dos valores culturais, através da prática das virtudes cristãs e das obras de misericórdias ensinadas pelo Filho de Deus.

Em vez de, nos deslumbrarmos pelas ruas, praças e lugares reservados (à semelhança dos costumes pagãos), diante da ostentação do sacramento da eucaristia partido (o sacramento é composto de pão e vinho), desviado da sua função para o qual foi criado (ser alimento espiritual e penhor da comunhão entre Deus e o seu povo reunidos no amor de Cristo), nos revistamos da responsabilidade conferida por Jesus Cristo a cada um de nós, fortalecendo o nosso Corpo Crístico, como membros que somos do Corpo Místico de Cristo, através da prática das virtudes cristãs, cívicas (como sal da terra), e vivendo de acordo com as verdades ensinadas pelo Cristo (como luz do mundo), para que então o mundo vejam as boas obras dos cristãos e glorifiquem a Deus Pai que está nos céus.

Unamo-nos às Grandes Ordens dos Seres Angelicais e Encarnados, que desde o princípio da Igreja Cristã, cultivam a devoção centrada em Jesus Cristo, de modo progressivo, buscando a cada dia mais, receber e projetar a luz divina que vem do Cristo de Deus, mas que está presente em cada um de nós. É assim, que o mundo será convencido do seu pecado e que muitos darão glórias ao Pai, por nos ter enviado seu Filho Jesus Cristo, que continua nos oferecendo a sua graciosa salvação. Você tem certeza da salvação que Cristo oferece? Jesus Cristo é o Filho de Deus, o mesmo de ontem, de hoje e de sempre. Ele pode nos salvar e, em sendo salvos por Cristo, nos tornamos membros do seu Corpo de Luz.
Que o Deus Triuno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
             Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
              Catolicismo Evangélico Salomonita
                 Visite o site: www.icai-ts.org.br
                    felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário