terça-feira, 28 de maio de 2013

Para conhecer o Catolicismo Salomonita - I


Amados irmãos e irmãs! Clérigos e Leigos Crentes Fiéis! Saudação e Benção na Paz do Senhor Jesus!

Pretendo, na medida do possível, todas as quartas-feiras, tecer aqui uma sequência de reflexões sobre as Normas Canônicas que constituem o Direito Privado de nossa Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana - ICAI-TS, com o objetivo de facilitar o auto-enquadramento de cada eclesiano, clérigo ou leigo, que seja um crente fiel ao ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme propõe o Catolicismo Salomonita.
Que seja um "divisor de águas" para a nossa identidade e um saneador para evitar as confusões com outros catolicismos junto a sociedade brasileira!

Somos uma Igreja de compromisso doutrinário com o evangelho de Jesus Cristo, valorizando a tradição apostólica sim, mas que se harmoniza com o contexto dos evangelhos canônicos. Constituímos parte da Igreja de Cristo Católica e Apostólica, com Sucessão Apostólica do elo sucessório do Papa Leão XIII, incorporando elementos da Teologia da Reforma e cultivando carismas próprios com espírito unionista e ecumênico, tanto intra-eclesial quanto inter-eclesial. Somos compostos de clérigos e leigos que, como crentes fiéis, professamos a fé revelada por Jesus de Nazaré, com espírito fraternal para com todos os crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Qual é a finalidade do Catolicismo Salomonita?

Nossa finalidade principal é cumprir a Grande Comissão de Jesus Cristo, de "ir por todo o mundo fazendo discípulos de todas as nações".
Diz o artigo 2º de nossas Normas Canônicas que a finalidade da ICAI-TS é levantar nas almas o padrão de fé e fomentar o espírito de devoção, centralizadas em Nosso Senhor Jesus Cristo, em uma experiência espiritual progressiva, de conformidade com a “Declaração de Principios” de Dom Salomão Ferraz.

===> A Declaração de Princípios do Bispo Salomão Ferraz, pré-romano, foi firmada em 04/12/1902, assumindo os seguintes compromissos:
a) Ter a Biblia como regra de fé e de conduta, lendo-a com simplicidade e em espírito de oração, crendo, sendo e fazendo tudo o que ela ensina;
b) Ter a oração como primeiro dever, na vida cristã e no ministério, imitando Cristo e seus apóstolos (Lucas 6: 12; Atos 6: 4);
c) Não relatar a pessoa alguma as coisas que mais impressionam ou excitam, sem tê-las relatado primeiramente a Cristo em oração;
d) Não fazer qualquer coisa que excite a vaidade ou o desejo de aplauso, a não ser que elas sejam absolutamente indispensáveis ao cumprimento do dever;
e) Não alegrar-se em qualquer bom terreno sem reconhecer nele a dádiva de Deus, tendo portanto um coração reconhecido e agradecido;
f) Não ter má vontade, indisposição, ou prejuizo para com pessoa alguma, tendo como dever, manter os olhos abertos, o coração aberto e os lábios abertos.

Devem perceber os irmãos que no Catolicismo Salomonita as devoções devem ser centralizadas em Cristo, estando em desacordo com os nossos compromissos com Cristo , a quem consideramos o único Chefe da Igreja e em desacordo com o nosso direito privado as devoções populares que se distanciam da centralização em Cristo, quer sejam aos personagens do imaginário popular, folclorizados; quer sejam aos ícones e estátuas dos santos populares; bem como dos santos que honraram a Igreja Cristã com seus exemplos de vida; não lhes cabendo nenhum culto devocional litúrgico, ou paralitúrgico. Cabe-lhes, entretanto, principalmente a estes últimos, o culto memorial de alegria e gratidão pelos seus testemunhos de vida, agradável a Deus, quando houver substância de vida cristã edificadora, valores filosóficos, pedagógicos, andragógicos, culturais e cívicos.

Quando houver nas regiões ou localidades, contextos culturais do imaginário popular e social que comprometem este ideal proposto, deve o clérigo, missionário ou crente fiel, inculturar-se nesses valores locais e dar o seu exemplo de seguidor do Cristo, orando com confiança a Deus, por mediação de Jesus Cristo, que envie o Espírito Santo para operar as mudanças e aguardar com paciência o desabrochamento do evangelho de Cristo nas almas desses amigos e irmãos.

A questão da experiência espiritual progressiva com Cristo, deve-se dar pelo zelo e orientação pastoral dos Reitores Paroquiais, com sua equipe, junto a Congregação do Povo de Deus, pelos estudos do "discipulado cristão", pelas "práticas da espiritualidade" e pelas "vivências da sagrada liturgia", conforme são propostas durante o Ano Eclesiástico pelo Hemerológio Cristão que constitui o nosso Diretório Litúrgico próprio.

O eclesiano do Catolicismo Salomonita não deve nunca ser um julgador de nenhum outro irmão que apresenta valores culturais diferentes do seu, sejam religiosos, filosóficos, ou do imaginário popular. Deve sempre orar por todos nós, pois todos somos pecadores e beneficiados pela misericórdia de Deus em Cristo, semelhante ao sol de Deus, que existe irradiando-se sobre os bons e os maus ao mesmo tempo.
Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Amém

Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz

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