sábado, 25 de maio de 2013

Comunhão com a Santíssima Trindade


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo (Estação Outono - Festa dos Frutos) - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica Missionária na Martiria Eclesial Cristã

26ª Semana do Ano Eclesial - 26/05/2013 - Domingo da Santíssima Triuna Divindade - Comunhão do "Povo de Deus" com a Santíssima e Triuna Divindade.

===> Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que têm a Igreja Interna, Espiritual, construída em suas vidas.

===> Festa da Triuna Divindade - O Ser Eterno, o Vivente Universal, se manifesta na Comunidade da Trindade Santíssima, no devir existencial (o Pai Criador), na manutenção da ordem criada (o Cristo Filho) e no cumprimento das funções da criação existencial (o Espírito Santo Paracleto) - Participação das congregações do Povo de Deus na Comunidade da Santíssima Trindade.

===> Jesus Cristo nos incorpora à Comunidade da Santíssima Trindade, e, como nosso Advogado e Sumo Sacerdote junto ao Pai, faz suficiente intercessão por nós que estamos aqui na terra, não tendo nós necessidade de nenhum outro intercessor. Jesus Cristo Ressuscitado e Assunto aos Céu, é para nós da terra, o Único e Suficiente Salvador.

===> Nós nos alegramos com as gratas memórias dos mortos que em suas vidas testemunharam o evangelho de Cristo e que fazem parte da Comunhão dos Santos, pois também são membros do Corpo de Cristo, - mas não devemos tomá-los como nossos intercessores, - mesmo que na terra façam parte do imaginário popular como "santos", ou que componham as culturas folclóricas regionais, ou locais. Fugir disso é prostituir o ensinamento de Jesus Cristo, conforme os evangelhos e o testemunho dos apóstolos. - Nosso Único e Suficiente Intercessor é Jesus Cristo, em nome do qual todas as orações devem ser dirigidas ao Deus Todo Poderoso.

* * * * *

Caros irmãos e irmãs! Estamos vivenciando o período dos fundamentos da Igreja Cristã! O Hemerológio Cristão como Diretório Litúrgico do Catolicismo Salomonita propõe para nós nesta semana (26/05/2013), celebrar, comemorar, vivenciar a comunhão com a Santíssima Triuna Divindade.

A crença no mistério da Santíssima Trindade, juntamente com as crenças da Ressurreição de Cristo e no Corpo Crístico (ou Corpo de Luz) dos cristãos, fazem parte das crenças básicas que unem todos os cristãos de tradição apostólica (muito embora os católicos romanos tenham subvertido essa crença reificando-a (coisificando-a) na hóstia consagrada.
Essas três crenças básicas tem um forte apelo ecumênico na apostolicidade cristã, ou seja:
crer que Jesus Cristo Ressuscitou e Ascendeu ao Céu;
crer que Deus subsiste no Mistério da Santíssima Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo;
crer que os verdadeiros seguidores de Cristo são portadores da luz de Cristo, são o sal da terra e são o fermento na massa, realidade que é entendida como Corpo Crístico, ou Corpo de Luz.
Esta crença nada tem a ver com o "corpus christi" introduzido mais tarde pela tradição romano-papista, subvertendo a ideia do corpo crístico da mística cristã, que nos impõe a responsabilidade de sermos praticantes das virtudes propostas nos ensinamentos de Jesus Cristo conforme seu evangelho, para sermos incorporados na Comunidade da Trindade.

Nas Sagradas Escrituras não encontramos a palavra "Trindade", mas a encontramos como idéia ensinada por Jesus Cristo e seus apóstolos. Logo ao narrar o batismo de Jesus de Nazaré, referenciada por Marcos, Lucas e João, e aqui citando Mateus 3: 16-17, nós lemos:
Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Neste episódio, temos a manifestação das Três Pessoas Divinas, o Filho Jesus Cristo está sendo batizado, o Espírito pousa sobre Ele em forma de pomba, e a Voz do Pai se faz ouvir, confirmando a existência da Comunidade da Trindade Santíssima. Também, por ocasião da grande comissão dos discípulos, relatadas por Marcos e Lucas e aqui citando Mateus 28: 19:
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
A participação na Comunidade da Trindade é uma crença apostólica, conforme narra I João 3: 18-24:
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizemos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas.
Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.
Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.
E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.
Meus irmãos e minhas irmãs! O apóstolo João atesta aqui a sua crença da participação do cristão com a Comunidade da Trindade Santíssima, através não só da crença em Deus, mas principalmente da prática dos ensinamentos de Jesus Cristo, conforme nos ensina em seus evangelhos, prática essa que nos faz virtuosos.
Jesus Cristo nos incorporou na Comunidade da Trindade Santíssima, quando nos tornou membros do seu Corpo Místico e quando afirmou a sua unidade com o Pai e o Espírito Santo. Somos partes do Corpo de Cristo, quando batizados e sinceramente crentes e praticantes dos seus ensinamentos, o confessamos como Filho de Deus e o elegemos como nosso Único Salvador, sendo assim, com ele incorporados verdadeiramente na Comunidade da Santa e Indivisa Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esforcemo-nos por mantermos esta Santa Comunhão, juntamente com os demais irmãos que compõem o Povo de Deus na terra!

Que o Deus Triuno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
          Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
          Catolicismo Evangélico Salomonita
            Visite o site: www.icai-ts.org.br
              felismarmanoel@gmail.com




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