Catolicismo
Apostólico Salomonita
Diretório
de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)
Cores
Litúrgicas:
1
- Amarelo (Estação Outono - Festa dos Frutos) - Simbolizando
a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo
melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, o
Cristo de Deus.
2
- Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3
- Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a
Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.
Atualização
dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II
Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia
-
A
pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus,
anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção
humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o
Mistério da Comunhão dos Santos.
O
ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo
Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.
Espiritualidade
Litúrgica
III
Tempo - Dinâmica
Missionária na Martiria Eclesial Cristã
26ª
Semana do Ano Eclesial - 26/05/2013 - Domingo da Santíssima Triuna
Divindade - Comunhão do "Povo de Deus" com a Santíssima e
Triuna Divindade.
===>
Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por
aqueles que têm a Igreja Interna, Espiritual, construída em suas
vidas.
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Festa da Triuna Divindade - O Ser Eterno, o Vivente Universal, se
manifesta na Comunidade da Trindade Santíssima, no devir
existencial (o Pai Criador), na manutenção da ordem criada (o
Cristo Filho) e no cumprimento das funções da criação existencial
(o Espírito Santo Paracleto) - Participação das congregações do
Povo de Deus na Comunidade da Santíssima Trindade.
===>
Jesus Cristo nos incorpora à Comunidade da Santíssima Trindade, e,
como nosso Advogado e Sumo Sacerdote junto ao Pai, faz suficiente
intercessão por nós que estamos aqui na terra, não tendo nós
necessidade de nenhum outro intercessor. Jesus Cristo Ressuscitado e
Assunto aos Céu, é para nós da terra, o Único e Suficiente
Salvador.
===>
Nós nos alegramos com as gratas memórias dos mortos que em suas
vidas testemunharam o evangelho de Cristo e que fazem parte da
Comunhão dos Santos, pois também são membros do Corpo de Cristo,
- mas não devemos tomá-los como nossos intercessores,
- mesmo que na terra façam parte do imaginário popular
como "santos", ou que componham as culturas folclóricas
regionais, ou locais. Fugir disso é prostituir o
ensinamento de Jesus Cristo, conforme os evangelhos e o testemunho
dos apóstolos. - Nosso Único e
Suficiente Intercessor é Jesus Cristo, em nome do qual todas as
orações devem ser dirigidas ao Deus Todo Poderoso.
*
* * * *
Caros
irmãos e irmãs! Estamos vivenciando o período dos fundamentos da
Igreja Cristã! O Hemerológio Cristão como Diretório Litúrgico do
Catolicismo Salomonita propõe para nós nesta semana (26/05/2013),
celebrar, comemorar, vivenciar a comunhão com a Santíssima Triuna
Divindade.
A
crença no mistério da Santíssima Trindade, juntamente com as
crenças da Ressurreição de Cristo e no Corpo Crístico (ou Corpo
de Luz) dos cristãos, fazem parte das crenças básicas que unem
todos os cristãos de tradição apostólica (muito embora os
católicos romanos tenham subvertido essa crença reificando-a
(coisificando-a) na hóstia consagrada.
Essas
três crenças básicas tem um forte apelo ecumênico na
apostolicidade cristã, ou seja:
crer
que Jesus Cristo Ressuscitou e Ascendeu ao Céu;
crer
que Deus subsiste no Mistério da Santíssima Trindade do Pai, do
Filho e do Espírito Santo;
crer
que os verdadeiros seguidores de Cristo são portadores da luz de
Cristo, são o sal da terra e são o fermento na massa, realidade que
é entendida como Corpo Crístico, ou Corpo de Luz.
Esta
crença nada tem a ver com o "corpus
christi" introduzido
mais tarde pela tradição romano-papista, subvertendo a ideia do
corpo
crístico da
mística cristã, que nos impõe a responsabilidade de sermos
praticantes das virtudes propostas nos ensinamentos de Jesus Cristo
conforme seu evangelho, para sermos incorporados na Comunidade da
Trindade.
Nas
Sagradas Escrituras não encontramos a palavra "Trindade",
mas a encontramos como idéia ensinada por Jesus Cristo e seus
apóstolos. Logo ao narrar o batismo de Jesus de Nazaré,
referenciada por Marcos, Lucas e João, e aqui citando Mateus 3:
16-17, nós lemos:
Batizado
Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o
Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
E
eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem
me comprazo.
Neste
episódio, temos a manifestação das Três Pessoas Divinas, o Filho
Jesus Cristo está sendo batizado, o Espírito pousa sobre Ele em
forma de pomba, e a Voz do Pai se faz ouvir, confirmando a existência
da Comunidade da Trindade Santíssima. Também, por ocasião da
grande comissão dos discípulos, relatadas por Marcos e Lucas e aqui
citando Mateus 28: 19:
Ide,
portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em
nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
A
participação na Comunidade da Trindade é uma crença apostólica,
conforme narra I João 3: 18-24:
Filhinhos,
não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
E
nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele,
tranquilizemos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos
acusar, certamente Deus é maior que o nosso coração e conhece
todas as coisas.
Amados,
se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e
aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus
mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.
Ora,
o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus
Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos
ordenou.
E
aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus,
nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito
que nos deu.
Meus
irmãos e minhas irmãs! O apóstolo João atesta aqui a sua crença
da participação do cristão com a Comunidade da Trindade
Santíssima, através não só da crença em Deus, mas principalmente
da prática dos ensinamentos de Jesus Cristo, conforme nos ensina em
seus evangelhos, prática essa que nos faz virtuosos.
Jesus
Cristo nos incorporou na Comunidade da Trindade Santíssima, quando
nos tornou membros do seu Corpo Místico e quando afirmou a sua
unidade com o Pai e o Espírito Santo. Somos partes do Corpo de
Cristo, quando batizados e sinceramente crentes e praticantes dos
seus ensinamentos, o confessamos como Filho de Deus e o elegemos como
nosso Único Salvador, sendo assim, com ele incorporados
verdadeiramente na Comunidade da Santa e Indivisa Trindade do Pai, do
Filho e do Espírito Santo. Esforcemo-nos por mantermos esta Santa
Comunhão, juntamente com os demais irmãos que compõem o Povo de
Deus na terra!
Que
o Deus Triuno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo.
Dom
Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo
Evangélico Salomonita
Visite
o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
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