quarta-feira, 1 de maio de 2013

Católico e Protestante na Visão de Salomão Ferraz


Senhores Bispos, Padres, Diáconos e Diaconisas, Ministros e Ministras do Templo, Crentes Fieis, Amigos e Simpatizantes do Catolicismo Salomonita.


Caros Companheiros !

Em minhas atividades pastorais e ministeriais, observo uma certa resistência dos nossos clérigos e fiéis católicos salomonitas, com relação a ser crente ou protestante; do mesmo modo, observo nos crentes protestantes, a mesma resistência a ser fiel católico.

Sabemos das razões históricas desses atavismos reacionários, como bem pontuou o Pastor Salomão Ferraz, mas não devemos conformar com eles, pois somos todos cristãos e ovelhas do único Pastor Supremo que é Cristo Jesus, o Filho de Deus, nosso Único Salvador.

O Reverendo Salomão Ferraz, lá no passado, quando iniciou nosso Apostolado Eclesial Cristão no Brasil, teve a oportunidade de se manifestar sobre este assunto em sua obra "A Fé Nacional", que constitui uma das peças importantes para se conhecer o perfil hermenêutico das ideias e ideais do Catolicismo Salomonita no Brasil.

Salomão Ferraz começa por definir o que se entende por católico e por protestante, e conclui, afirmando-se, ser tanto católico quanto protestante, marca que imprimiu em nossas comunidades eclesiais durante o tempo que ele viveu, tendo mantido esta postura mesmo após ligar-se ao Catolicismo Papal de Roma, continuando a participar nos cultos e a pregar em Templos de Igrejas Evangélicas.

Afirma Salomão Ferraz na obra citada:

"Se por católico se entende o espírito de reverência pelo elemento sobrenatural na religião, o respeito pela piedosa tradição dos séculos, baseada no testemunho das Santas Escrituras; e se também significa um alto apreço pelos sacramentos instituídos por Cristo, e por Cristo recomendados com carinho, culminando no Santíssimo Sacramento do
Altar; e se ainda quer dizer a crença humilde e singela na real presença
do Senhor, de um modo todo especial, na Santa Eucaristia - então a nossa resposta não pode ser outra senão esta: SOMOS CATÓLICOS. Mas, se pelo termo protestante se define o respeito pelo valor do indivíduo, que não deve ser anulado no interesse da "máquina", qualquer que ela seja, industrial, política ou eclesiástica; se significa o sentimento de uma responsabilidade individual direta para com Deus e para com os humanos, sem intermediários indiscretos, formando assim o tipo de pessoa correta, obedecendo, como lei suprema, aos ditames de uma consciência esclarecida e, em nome dessa consciência, capaz também de levantar em tempo a bandeira de uma justa rebelião; - se é isso que se define pelo termo protestante, então esse nome só pode honrar a quem o possui de rótulo e de verdade, e assim, COMO PROTESTANTES SOMOS HONRADOS TAMBÉM."

E conclui o Venerável Pastor Salomão Ferraz:

"Católicos e protestantes, no conceito mais elevado que estes nomes encerram, não são termos necessariamente antagônicos, mas representam, judiciosamente entrelaçados, a urdidura e a trama que formam o perfil das almas fortes, equilibradas, reverentes e sem superstições, libertas mas não anarquizadas, conduzidas pelo clarão de um idealismo transcendente e que, por isso mesmo, faz sempre atinar com o rumo certo aqui na terra".

Caros companheiros !

É meu desejo que essa reflexão ajude aos nossos irmãos, principalmente os de nossas fileiras do Catolicismo Salomonita, a serem mais receptivos aos ideais católicos e protestantes que se entrelaçam no seio das Igrejas Católicas Reformadas como é o caso do Catolicismo Salomonita, posto que somos Igrejas Resgatadas pela ação do Espírito Santo de Deus, a nos assistir nos momentos dificeis da história, para nos reposicionar no Redil do Verdadeiro e Único Pastor, praticando nas comunidades eclesiais e assim propondo aos crentes fiéis, apenas os ensinamentos que Jesus Cristo apontou em seu evangelho.

Graças a Deus somos cristãos católicos e protestantes ao mesmo tempo! Harmonizamos em nosso caráter esses dois distintivos. Esta é uma Santa Herança que devemos conservar com carinho e respeito, como ostentou-a com orgulho e galhardia o Venerável Bispo e Mentor Salomão Ferraz e nosso amado Pai Espiritual Dom Manoel Ceia Laranjeira.

Que Deus nos abençoe ricamente.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
18/04/2013 - 74º aniversário natalicio
Mosteiro Compaixão Sagrada
Duque de Caxias, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário