sábado, 13 de julho de 2013

Seja Missionário na Sociedade Atual


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.


Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

33ª Semana do Ano Eclesial - 14/07/2013 - VI Domingo Missionário.

===> Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo no mundo por aqueles que têm a Igreja Interna, Espiritual, construída em suas vidas.

===> Seja Missionário no Ambiente da Sociedade de Nossos Dias.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra (enquanto praticantes das virtudes) e a luz do mundo (pelo anúncio e a vivência nas verdades do evangelho).

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *

Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por possessão.
Salmo 2: 8

Estamos no VI domingo missionário (14/07/2013), quando o Hemerológio Cristão nos propõe sermos missionários nos ambientes da sociedade atual, sabendo que vivemos em época de globalização e multiculturalismo.

Uma das estratégias para o trabalho missionário é a inculturação, e constitui uma tarefa bastante difícil inculturar-se nos grupos ou comunidades que sustentam valores e práticas do mundo pagão, idólatra e licencioso. No confronto de valores culturais religiosos e profanos de nossa sociedade multicultural, à luz dos ensinamentos dos evangelhos de Jesus Cristo, há uma tendência ao sincretismo e a relativização, o que se torna incompatível com o posicionamento do cristão no mundo.

A inculturação busca o conhecimento dos valores do outro para estabelecer-se o diálogo e oferecer testemunho, mas não para que se faça o julgamento do outro. É preciso enquadrar-se no senso de alteridade para fazer a abordagem do outro diferente de nós, e sabemos que a alteridade é uma abordagem dialogal, sincera, igualitária, pacífica, buscadora de um bem comum; nela nós nos abrimos sinceramente para o outro e procuramos também ouví-lo nas suas idiossincrasias. não para julgá-lo, nem para nos exibirmos com jactância, mas para permitir que nos conheçamos verdadeiramente e nos constituamos como companheiros na caminhada terrena, dentro dos parâmetros de cidadania e solidariedade, como irmãos de humanidade.

Ao estudar a atitude do apóstolo Paulo em Atos 17: 16-34, percebemos a dificuldade encontrada por ele naqueles dias, em uma Atenas dominada pela idolatria. O texto nos diz que Paulo estava com seu espírito revoltado diante daquela realidade, e que ele dissertava sobre isso junto aos judeus e aos gentios piedosos nas sinagogas. É muito comum, nos dias de hoje, também os cristãos contemporâneos se revoltarem. Não podemos agir sob o espírito de revolta nesses meios, pois o próprio Deus respeita o livre arbítrio dos humanos, mesmo quando eles discordam das revelações de Jesus Cristo. Aliás nesse contexto, o próprio Cristo constitui um bom exemplo de inculturação missionária para nós; pois Ele sendo o Filho de Deus, se inculturou na humanidade e se fez humano no seio da virgem Maria, se inculturou no judaísmo e se fez judeu; mas não para consolidar o judaísmo dogmático, político e ideológico; mas para, através dele e dentro dele, apresentar as Boas Novas do Reino de Deus aqui na terra e o caminho para a salvação eterna, o caminho para a perfeita comunhão através Dele, com o Pai do Céu na dinâmica do Espírito Santo.

Jesus Cristo, no seu exemplo de inculturação missionária junto aos humanos, deixou eloquentes exemplos de estratégias missionárias, agindo didaticamente quando as circunstâncias assim o exigiam, como fez na casa de Marta e Maria; sendo o Arauto do Deus Altíssimo quando proferiu seus discursos reveladores das verdades sublimes do Pai; agindo por martiria quando foi o exemplo testemunhal de comportamento espiritual, de cidadania, de fidelidade ao Pai da Eternidade e de amor por nós, ovelhas resgatadas de seu rebanho.

Do exposto percebe-se que a inculturação missionária com culturas de valores diferentes é uma estratégia conveniente para os cristãos em nossos dias de multiculturalismo; entretanto, é preciso que não confundamos a inculturação missionária, nem com o ecumenismo de conveniência, nem com o ecletismo religioso. O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 6: 14-18, prescreve que não devemos ter nenhuma comunhão com os incrédulos, pois não é possível haver uma sociedade entre a justiça e a iniquidade, nem haver comunhão entre a luz e as trevas; não pode haver harmonia entre Cristo e o maligno, nem a união do crente com o incrédulo; não pode haver ligação entre o Santuário de Deus e os ídolos; pois nós somos o santuário do Deus que vive para sempre., conforme nos diz as Sagradas Escrituras: "Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separaivos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo Poderoso".

Como conciliar, meus irmãos e minhas irmãs, estas exortações apostólicas com a práxis do trabalho missionário nas sociedades do planeta terra multicultural de nossos dias?

O Catolicismo Apostólico Salomonita no Manual do Eclesiano, adota um comportamento ecumênico baseado em seis princípios e que pode ser adaptado e servir de roteiro para nossa inculturação missionária, nesses dias multiculturais. Vejamos:
1º – Buscar a orientação do Espírito Santo através das orações individual ou congregacional, a nível institucional, ou de participação com outras denominações que também buscam e servem ao Deus de Jesus Cristo.
2º – Buscar conhecer os valores e carismas próprios de nossas comunidades e denominação, praticando o verdadeiro discipulado cristão, sendo zelosos em testemunhá-los com autenticidade pessoal.
3º – Procurar conhecer os valores e carismas das outras comunidades e denominações, ou princípios de vida, ou ideologias pessoais, respeitando-os de acordo com o senso de alteridade e cidadania.
4º – Não concordar que falem inverdades sobre nossas comunidades, nossas denominações, nossas ideologias; nem falarmos sobre as outras comunidades, denominações, ideologias, o que não sabemos ser verdadeiro sobre elas. Em tudo fazendo defesas pacíficas, harmoniosas, a bem da verdade.
5º– Promover sempre que possível o conhecimento de nossas semelhanças, evitando sempre as discussões sem propósito sobre as nossas diferenças. Quando surgir possibilidades, em espaços adequados, com propósitos definidos, dialogar sobre os pontos de divergências, sempre respeitando os direitos alteritários das diferenças.
6º – Participar de trabalhos inter-religiosos, interculturais, inter-ideológicos que promovam o ser humano, que promovam a paz, que promovam o bem social, que proteja o planeta e a vida, que discutam com respeito e real desejo de conhecer verdadeiramente nossos pontos de idiodoxias e crenças básicas, que contribuam para a maior glória de Deus.

Que o Deus Triuno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
        Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
         Catolicismo Evangélico Salomonita
           Visite o site: www.icai-ts.org.br
             felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário