sábado, 27 de julho de 2013

Seja Missionário na Dimensão Patriótica

Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.


Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã - Período da Dinâmica Missionária da Igreja

35ª Semana do Ano Eclesial - 28/07/2013 - VIII Domingo Missionário.
===> Seja Missionário na Dimensão da Pátria que lhe lhe dá Cidadania.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.


* * * * *

Tira da prata a escória, e sairá vaso para o ourives;
tira o perverso da presença do rei (governante),
e o seu trono (instância de poder) se firmará na justiça.
Provérbios 25: 4-5


Estamos na 35ª semana do Ano Eclesial 1986 e no VIII domingo missionário (28/07/2013), quando o Hemerológio Cristão como Diretório Litúrgico do Catolicismo Apostólico Salomonita, propõe para nossa vivência nas práticas litúrgicas e nas ações pastorais, o exercício da missão na dimensão patriótica.

Existe bastante confusão junto ao povo em distinguir o que é pátria, nação. país, estado, e coisas do gênero. Aqui, no nosso conceito litúrgico e pastoral, Pátria é o País que nos fornece a cidadania (tem similaridade com Estado, Império, Reino), enquanto nação comporta a identidade cultural, com seus valores e princípios de unidade, envolvendo certo sentido de liderança de alguém dentro de sua malha organizacional. Assim, o membro de mais de uma nação poderá ser cidadão de uma mesma Pátria. No caso da Pátria Brasileira, temos aqui concidadãos que pertencem às várias Nações Indígenas. Nesse sentido as nações tem similaridade com nossas denominações religiosas, podendo nós termos carismas religiosos diversos e formarmos o mesmo Reino de Deus na terra.

Jesus justificou a organização do Império de César (a Pátria dos Romanos que estavam anexando a Nação Judaica), diante do interrogatório dos fariseus de sua época, conforme nos relatam os evangelistas Mateus 22: 15-22; Marcos 12: 13-17; Lucas 20: 20-26 , ele respondeu dizendo...
"Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Em termos religiosos, é bastante comum nós considerarmos a nossa Pátria terrena como "figura", uma "imagem" da pátria celeste que esperamos. Paulo escrevendo aos Filipenses(3: 20) lhes disse que a nossa Pátria está no céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

É preciso que nós assumamos em nossas Pátrias, um ministério de participação efetiva como cristãos que somos, aproveitando o privilégio de estarmos em um regime de democracia representativa; é preciso que assumamos a nossa função missionária, principalmente a missão martirial do exemplo como discípulos de Cristo, aplicando a sabedoria de Provérbios, "tirando da prata a escória, para purificar o vaso (cadinho) para o ourives". E nós podemos fazer isto com o exercício do voto nas eleições, com a participação nas manifestações públicas legítimas e ordeiras, contra a tudo aquilo que não representa o bem estar coletivo. Como "missionários" na dimensão patriótica, nós precisamos de "tirar o perverso da presença do rei, para que seu trono se firme na justiça"; é preciso que "limpemos" o entorno dos governantes, seja em que instância for, tirando os perversos da sua equipe, para que o seu exercício de poder, de governança, de gerenciamento, então se possa firmar na justiça e na equidade. Nós cristãos não podemos ficar indiferentes ao "caos" de lisura que ocorre nos cenários públicos e com as coisas públicas em nossa Pátria.

Meus irmãos e minhas irmãs! É preciso que oremos a Deus pedindo o socorro da orientação e assistência do Espírito Santo para que acertemos em nossas ações, mas é preciso também que assumamos o ministério ativo de praticarmos as ações saneadoras, em nossas vidas pessoais pelo comportamento correto; em nossa vida em família pelo cultivo e educação dos princípios cristãos; na nossa vida comunitária testemunhando as virtudes cristãs; e na vida social e pública assumindo o exemplo de vida como uma ação missionária da Igreja de Cristo. Tudo isto seguindo o balizamento dos ensinamentos contidos nos evangelhos de Jesus Cristo.

Que o Deus Triúno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
        Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
         Catolicismo Evangélico Salomonita
            Visite o site: www.icai-ts.org.br
              felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário