domingo, 30 de dezembro de 2018

30/12/2018 - ALEGRIAS DA SAGRADA FAMÍLIA


Mistério Litúrgico – Ainda o mistério da sarkosis: As alegrias da sagrada família – nasceu o Primogênito de Maria e Unigênito de Deus.


1 – …… Os pastores do campo foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.
Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores do campo. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração.
Voltaram, então, os pastores do campo glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado….. (Lucas 2: 16, 17, 18, 19 e 20)




Queridos irmãos e irmãs! Nesta quinta semana do ano eclesial litúrgico, em pleno clima da sarkosis de um Deus conosco, o Emanuel prometido, estamos refletindo e vivenciando o mistério das alegrias experimentadas pela sagrada família, pelo nascimento do Primogênito de Maria e o Unigênito de Deus.
Nós que militamos nos trabalhos pastorais de modo especial, e de modo geral qualquer pessoa observadora, percebe que há sempre uma manifestação de alegria nos lares quando nasce uma criança, mesmo nas famílias pobres, pelas dificuldades na manutenção de mais uma criança, existe a preocupação com este aspecto da subsistência, mas também há a alegria de alguma maneira pela criança que chegou ao mundo. Naturalmente com Maria e José houve essa costumeira alegria, mas principalmente, uma redobrada alegria, pois ali estava já nascido Jesus de Nazaré, desejado e prometido, mas ele era o Filho Primogênito de Maria, mas também era o Filho Unigênito de Deus feito carne, tornado um ser humano a desabrochar.

Maria e José sabia de todo este cotexto divino-humano envolvendo o nascimento do menino, e registrava com humildade e simplicidade todos estes acontecimentos e as circunstâncias com eles relacionadas, mas guardava em silêncio, todas assas coisas em seu coração.

E nós irmãos e irmãs? Que importância tem para nós todos esses atos e fatos relacionados com a sarkosis e a própria sarkosis em si? Que importância nós damos de fato a esta realidade de um Emanuel, um Deus encarnado convivendo conosco?

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.


Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas

Teoantropeia - 2º Tempo - Celebração da sarkosis do Cristo de Deus, no nascimento de Jesus de Nazaré para trazer a zeosis, a vida plena dos seres humanos da terra, tornando possível a theosis para a verdadeira comunhão dos humanos com Deus.

Cor Litúrgica para o período : Vermelho (Verão) - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.


30/12/2018 – Alegrias da Familia de Jesus

6ª aula – Ler, refletir, vivenciar o capítulo 2 do Evangelho segundo Lucas, versículos 16 a 20…….

1 – Jesus é o Primogênito de Maria…… o que significava na cultura de Maria e José, naquela época,….. o que significava a PRIMOGENITURA em uma família?…...

2 – De modo semelhante à pergunta anterior….. o que significava afirmar que o menino Jesus nascido em Belém`…… é o UNIGÊNITO de Deus?…..

3 – O texto do evangelho afirma, que Maria guardava todas essas palavras, narrativas e acontecimentos relacionados com o nascimento… que ela guardava em seu coração….. O que você pensa que isto significa ou quer dizer?…..


- Efemérides da Semana -

30/12/2018 – 5ª Semana Litúrgica - Domingo da Sagrada Família -
Mistério Litúrgico - As alegrias da Familia de Jesus pelo nascimento do menino, Primogênito de Maria e Unigênito de Deus.


Domingo 30/12/2018 – São Rugero.
Segunda feira 31/12/2018John Wycliff, precursor da Reforma Protestante, em 1384; Silvestre I,

Terça feira 01/01/2019 - Santo Nome Jesus – Circuncisão do Menino Jesus – Dia Mundial da paz, na Confraternização de Todas as Religiões. Santa Maria, Mãe de Deus Encarnado;
São Fulgêncio

Quarta feira 02/01/2019 – Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzo, bispos e doutores da Igreja.
Quinta feira 03/01/2019 - Santa Genoveva, padroeira de Paris; Beata Estefânia Quinzani; São José Maria Tomasi.
Sexta feira 04/01/2019 - Santa Zedislava Lemberk, mãe de família e leiga dominicana; São Tito. Discípulo de São Pedro.

Sábado 05/01/2019 - 53 anos da Restauração do Catolicismo Alforriador no Brasil (ordenamento de Dom Salomão), Rio de Janeiro, 1966 (Concilio Geral Moquetá-Bangu em 1965/66, RJ);
Primeira Confissão de Fé Reformada das Américas, Rio de Janeiro, 1558; Santa Apolinária.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário