sábado, 22 de dezembro de 2018

23/12/2018 - 4ª SEMANA LITÚRGICA .


3º Domingo do Advento – Mistério Litúrgico – Surgimento dos Profetas para o preparo imediato dos humanos para receber o Cristo de Deus.

1 – Disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe unirão ambos os ouvidos…. I Samuel 3: 11

2 - Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulon e a terra de Naftali; mas, nos últimos tempos tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos Gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz…...Isaias 9: 1, 2….

3 – …. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz…… Isaias 9: 6….



Queridos irmãos e irmãs! Estamos na quarta semana do advento (afixis = preparação para a chegada), quando o mistério litúrgico para a nossa reflexão e vivência é o surgimento dos profetas, que tiveram um papel importante ao alimentar no povo a confiança e a esperança de que um salvador, um messias, virá da parte de Deus Pai, o Ser Eterno.

É importante que vivenciemos esse estado de confiança interna, alimentando a esperança de realização interna do nosso Cristo Interior, cuja semente é dinamizada em nossa alma pelo Santo Batismo. Na história da realização dos mistérios do Cristo de Deus, a fase dos profetas começou com Samuel e se prolongou até João, o precursor. Em cada um de nós, essa preparação ocorre vivenciada mistagogicamente a cada ciclo da teoantropeia, conforme nos delineia em nosso Hemerológio Cristão, se mantendo até quando tivermos assumido em plenitude, o significado e responsabilidade de nosso Santo Banho Batismal.

Esse é o tempo da festa das luzes, quando além das nove luzes rituais do templo, iremos buscar nossas aproximações com as nove ordens das hierarquias sagradas e permitir que suas qualidades toque em nós, em nossos esforços de sintonicidade, pois devemos ser seus companheiros nos esforços de melhorar a terra, o planeta no qual somos constituídos e responsável mordomado, a favor da solidariedade e compaixão por toda a ordem criada.

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias e comunidades. Abuna em Cristo. Irmão Felismar Manoel.

Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas

Teoantropeia - 1º Tempo – Advento/Afixis (preparação)

Cor Litúrgica para o período : Vermelho (Verão) - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

4ª aula – Ler, refletir, vivenciar o capítulo 3 de I Samuel…….

1 – Qual o principal papel das obras dos profetas junto ao povo de Deus?……. Procurar dimensionar a extensão do tempo profético?……. Correlacionar com a citação de Jesus no Cânon Jesuânico…...

2 – Em espírito de oração, devemos exercitar o nosso desejo de adornar nossa alma com essa luz interna do Cristo, que recebemos como a Imago Dei em nosso nascimento biológico e que foi dinamizada em cada um de nós pelo Santo Batismo……..

3 – Nesse tempo de festa das luzes, quando o nosso hemisfério planetário se engalana pela claridade e calor, no simbolismo de nossos templos com as noves luzes rituais, vamos nos esforçar em santa diástese anímica, para sintonizar as nove ordens das sagradas hierarquias, com as quais vamos colaborar no bom governo do mundo, enquanto Reino do Cristo…….

- Efemérides da Semana -

23/12/2018 – 4ª Semana Litúrgica - 4º Domingo do Advento -
Mistério Litúrgico - Surgimento dos profetas na preparação imediata para receber o Crsto de Deus.


Domingo 23/12/2018 – São João Câncio, presbítero.
Segunda feira 24/12/2018São Charbel, presbítero.
Terça feira 25/12/2018 - Natalício de Jesus de Nazaré, Mestre e Redentor, Filho de Deus.
Quarta feira 26/12/2018 – Santo Estevão, diácono, protomártir cristão.
Quinta feira 27/12/2018 - São João, apóstolo e evangelista.
Sexta feira 28/12/2018 - Santos Inocentes, sacrificados por ordem de Heroodes.
Sábado 29/12/2018 - Tomás Bercket, arcebispo de Cantuária.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário