domingo, 16 de dezembro de 2018

16/12/2018 - 3ª SEMANA LITÚRGICA .


3º Domingo do Advento – Mistério Litúrgico – Encarnação dos humanos que atuaram como protagonistas no processo redentor do Cristo.

1 - Nos mandamentos de Deus está escrito que os nossos pecados podem trazer cobranças para os nossos descendentes, até a terceira e a quarta geração…..
2 – Havia e ainda há crenças que os nossos erros e pecados podem gerar carmas e cobranças em uma outra encarnação futura….. O que “diz” o evangelho?


Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isto, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava no tanque de Siloé (que quer dizer enviado). Ele foi, lavou-se, e voltou vendo.” ( João 9: 1 - 12)


Queridos irmãos e irmãs! Estamos na terceira semana do advento, e constatamos pelo texto do evangelho acima, que o Ser Eterno fez a sua parte em nosso beneficio, criando aqui na terra as condições que favorecessem o nosso entendimento de que Jesus de Nazaré é o Cristo, o Filho de Deus, um Deus portanto entre nós, com os poderes e a autoridade para operar o processo de nossa redenção, a nossa salvação.

Na nossa adesão de consciência e entendimento, de que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus encarnado, não poderia ficar dúvidas; por isso Deus providenciou a encarnação de humanos com estados de deficiências, para que Jesus os pudesse curar, e nessa cura, o fato maravilhoso da cura, fosse eloquente recurso aos olhos das pessoas, para convencer de que ele é da parte de Deus.

Jesus afirma no texto, de que é necessário QUE FAÇAMOS AS OBRAS DE DEUS ENQUANTO É DIA, posto que vindo a noite não se pode trabalhar. O que é dia nas nossas vidas? Temos pensado nisto? Ele afirma também, que enquanto está no mundo, é a luz do mundo. Para que nos serve essa luz? E nós, somos espelhos/alma, capazes de refletir com nitidez essa luz ou a imagem do Cristo? É tempo de preparação da terra para nela surgir o Cristo, como aconteceu com Maria e registra os livros sagrados. …. “ abra-se a terra e germine o salvador “...a parte do Ser Eterno está feita; e nós, o que faremos?

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias e comunidades. Abuna em Cristo. Irmão Felismar Manoel.

Ano Eclesial 1992 (2018/2019) (Hemerológio Cristão 1992) Catequeses Mistagógicas

Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã

16/12/2018 - 3ª Semana Litúrgica - 3º Domingo do Advento -
Mistério Litúrgico - Encarnação dos humanos que atuaram como protagonistas no processo redentor do Cristo.

3ª aula – Ler, refletir, vivenciar o capítulo 9 do evangelho de João…….

1 – O que é dia nas nossas vidas? Qual nossa preocupação com as obras de Deus? O que são obras de Deus para nós? Nós podemos praticar as obras de Deus como Jesus Cristo praticou: O que é a noite que impede de trabalhar?

2 – Jesus Cristo afirmou que enquanto está no mundo, é a luz do mundo; E nós que somos partes dele no mistério do Corpo Místico ; o que somos?

3 – Como dinamizar essa luz do Cristo em nós? O que fazer com essa luz, para que ela brilhe no mundo e dissipe as trevas? Quais são as obras que tem afinidades com a luz de Cristo no mundo? Quais são as trevas que reconhecemos?

===> Pesquisar a relação entre a luz divina e as boas obras do Ser Eterno…..

Têmporas Estacionais de Verão - Festa das Luzes.

Nos dias 20, 21 e 22/12/18 - Oficios de Têmporas: Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica para o período : Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.
- Efemérides da Semana -

Domingo 16/12/2018 – Santa Adelaide.
Segunda feira 17/12/2018 – São Lázaro; Santa Olímpia, diaconisa na igreja oriental.
Terça feira 18/12/2018 - São Graciano.
Quarta feira 19/12/2018 – Santo Urbano V.
Quinta feira 20/12/2018 - São Domingos de Silos.
Sexta feira 21/12/2018 - Pedro Canisio, presbítero e doutor da igreja.
Sábado 22/12/2018 - Francisca Xavier Cabrini.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário