domingo, 16 de dezembro de 2018

02/12/2018 - 1ª SEMANA LITÚRGICA .


Salve o Ano Eclesial 1992
Feliz Ano Novo Cristão
Revista 

Santificação do Tempo = Agiazocronia
                               Abuna Felismar Manoel


Quando procuramos a nossa experiência com o sagrado, o tempo, o espaço, nós mesmos e a nossa vida podem ser santificados. A Santa Igreja Cristã Apostólica, iniciada pelos apóstolos de Jesus de Nazaré na festa do Pentecostes Judaico, do ano 34 da vida de Jesus, na Cidade de Jerusalém, na Palestina.

Como o movimento jesuânico é um movimento salvacional, redentivo, que oferece a oportunidade de salvação a quaisquer categorias de pessoas pecadoras, mediante o reconhecimento e confissão de Jesus como Filho de Deus e a prática de seus ensinamentos conforme seus evangelhos, ele é filosoficamente reconhecido como um sistema católico.

Assim, afirmamos que a Santa Igreja de Cristo é Católica e Apostólica, tendo origem no ano 34 da vida de Jesus por seus apóstolos na Cidade de Jerusalém, e daí se espalhando pelas pregações dos apóstolos e discípulos, para Antióquia da Síria, Alexandria, demais áreas mais próximas, chegando a Constantinopla e em Roma , Capital do Império Romano.

Para seu serviço público ofertado aos discípulos e crentes fiéis, a Santa Igreja Cristã ao longo do tempo, formulou suas orações e modos de atender a uma ordenança principal do Mestre Jesus de Nazaré, que foi fazer a anamnese dos mistérios de sua vida e de seu ministério redentivo. Esse serviço público do templo foi denominado de Sagrada Liturgia ou Hagia Liturgia, e a distribuição dos eventos e dos mistérios da vida de Jesus ao longo do ano, com as devidas comemorações, ou Efemérides, foi contido como prescrição com o nome de Hemerológio Cristão, em forma de Diretório Litúrgico.

Considerando o predomínio no mundo da civilização não cristã, surgiram os calendários, influenciados pelas calendas, que eram festas mundanas muito influentes, tentando sistematizar o tempo ao longo dos dias do ano. No ocidente se abandonou as raízes mais puras da fé cristã surgidas na época do helenismo com uso da língua grega e pelo início da Idade Média se impôs o uso do calendário, influenciado já por ideologias de hegemonias políticas e papais da Roma Imperial e dos Estados Pontifícios. Felizmente muitas Igrejas Apostólicas permaneceram fiéis a práxis inicial das comunidades cristãs mais ortodoxas.

Nessa caminhada ao organizar os calendários deixou-se para trás cerca de cinco ou seis anos da vida histórica de Jesus; por isso devemos adicionar mais seis anos (consenso ) na data de nosso ano civil e fazer a diminuição dos 33 anos já vividos por Jesus, para então encontrarmos a idade verdadeira da Igreja Cristã Apostólica, surgida em verdade na Cidade de Jerusalém e não em Roma ou Constantinopla como apregoam por aí nos arraias de fofocas religiosas.

Assim, temos para a nossa agiazocronia espiritual seguirmos as prescrições apresentadas em nosso Hemerológio Cristão 1992, tendo-o como o nosso principal Diretório Litúrgico, enquanto denominação eclesial Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana – ICAI-TS, reafirmando o que Jesus exortara, a importância de um culto racional, em espírito e verdade, prestado com sinceridade em qualquer lugar por qualquer pessoa.

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias e comunidades. Abuna em Cristo. Irmão Felismar Manoel.

Ano Eclesial 1992 (2018/2019) (Hemerológio Cristão 1992) Catequeses Mistagógicas

O catecumenato como caminho de espiritualização - Mística Oriental Cristã – As Energias Incriadas de Deus - São Gregórius Palamas – Monte Athos
Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã

A Santificação do Tempo conforme os mistérios cristãos – Agiazocronia - Atualização dos Mistérios da Intervenção de Deus na História dos Seres Humanos, considerando dois grandes movimentos cósmicos e espirituais.

O Catecumenato como Caminho de Espiritualização Cristã ao longo dos dias do ano. - Atualização dos Mistérios da Vida através da Anamnese Crística - atos, fatos, comemorações, reflexões, vivências, celebrações litúrgicas.

I - MOVIMENTO ESPIRITUAL E CÓSMICO DO ARCO DESCENDENTE
Este movimento compõe o Arco Descendente denominado de Teoantropeia, ou seja, Deus realiza seu Ágape Sagrado por amor ao mundo e cria-o como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade.

Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos (pleroma) se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, na realização da SARKOSIS e vivencía todos os mistérios da salvação da humanidade.
Neste Arco descendente da Teoantropeia existem os três tempos de vivências nos mistérios da salvação:

1º - Tempo - Advento: - Preparação dos seres humanos para receber o Cristo de Deus em suas vidas.
Semanas do Ano Eeclesial 1992
Catequese Mistagógica

02/12/2018 - 1ª semana - 1º Domingo do Advento -
Mistério Litúrgico - Criação da Terra para cenário do desenvolvimento e evolução criativa dos seres humanos e formação celeste da Ordem de Melquisedeque para a preceptoria dos humanos.
1ª Aula - Ler Gênesis Cap um e dois….. e refletir.…
1 - Foi criada a Terra para cenário da evolução e desenvolvimento do ser humano, até que ele se tornasse um ser racional e moral, atingindo o pleroma.
2 - É criada a ordem de Melquisedeque para preceptoria dos seres humanos da Terra, com o fim de ajudar-nos em nossa maturação, até na plenitude dos tempos (o pleroma).
3 - O ser humano foi constituído mordomo do planeta Terra
4 - O que mais foi criado? São criadas as sagradas Hierarquias para bem gerir todas as coisas criadas.
Resposta Catecumenal...
a) - Refletir sobre o contexto do relato do cap l e 2 do Gênesis
b) – Em suas reflexões buscar (Vivenciar) o que falta a cada um de nós para melhorar a nossa habilidade no cumprimento do nosso papel, enquanto mordomos da Terra, enquanto cuidadores, para fazer dela o nosso lar evolutivo, o Reino de Deus anunciado por Jesus de Nazaré, onde exista o amor, a fraternidade, o respeito e a misericórdia para com todas as criaturas de Deus.


Efemérides da Semana

Domingo 02/12/2018 - São Silvério
Segunda feira 03/12/2018 - São Francisco Xavier, presbítero - memória

Terca feira 04/12/2018 – O Rev. Salomão Ferraz em 1902 faz juramento de seguir os seis princípios atitudinais – Princípios Salomonitas na vida pessoal e ministerial;
Confissão de Westminster, em 1646; João Damasceno, presbítero e doutor - memória facultativa; Santa Bárbara
Quarta feira 0512/2018 – Clemente de Alexandria, presbítero, em 210; São Sabas
Quinta feira 0612/2018 - São Nicolau de Mira, bispo - memória facultativa;

Sexta feira 07/12/2018 – Semana do Catolicismo Apostólico Salomonita no Brasil – de 7 a 14 - Emancipação do Catolicismo Evangélico no Brasil, com criação da Igreja Católica Livre (Catolicismo Alforriador) pelo I Congresso Católico Livre, em São Paulo, SP, em 1936;
  • Sufragação Episcopal de Dom John Perkowisk da Missão Vétero Católica Polonesa até 1945;
  • Ambrosio, bispo de Milão, em 397;
Sábado 08/12/2018 - Concepção da Virgem Maria – gravidez de Ana, esposa de Juaquim - (Nossa Senhora da Conceição) - padroeira principal de Portugal - solenidade

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário