sábado, 1 de dezembro de 2018

02/12/2018 - 1ª SEMANA LITÚRGICA .


Salve o Ano Eclesial 1992
Feliz Ano Novo Cristão


A Santificação do Tempo = Agiazocronia

Abuna Felismar Manoel


Quando procuramos a nossa experiência com o sagrado, o tempo, o espaço, nós mesmos e a nossa vida podem ser santificados. A Santa Igreja Cristã Apostólica, foi iniciada pelos apóstolos de Jesus de Nazaré na festa do Pentecostes Judaico, do ano 34 da vida de Jesus, na Cidade de Jerusalém, na Palestina.

Como o movimento jesuânico é um movimento salvacional, redentivo, que oferece a oportunidade de salvação a quaisquer categorias de pessoas pecadoras, mediante o reconhecimento e confissão de Jesus como Filho de Deus e a prática de seus ensinamentos conforme seus evangelhos, ele é filosoficamente reconhecido como um sistema católico.

Assim, afirmamos que a Santa Igreja de Cristo é Católica e Apostólica, tendo origem no ano 34 da vida de Jesus por seus apóstolos na Cidade de Jerusalém, e daí se espalhando pelas pregações dos apóstolos e discípulos, para Antióquia da Síria, Alexandria, demais áreas mais próximas, chegando a Constantinopla e em Roma , Capital do Império Romano.

Para seu serviço público ofertado aos discípulos e crentes fiéis, a Santa Igreja Cristã ao longo do tempo, formulou suas orações e modos de atender a uma ordenança principal do Mestre Jesus de Nazaré, que foi fazer a anamnese dos mistérios de sua vida e de seu ministério redentivo. Esse serviço público do templo foi denominado de Sagrada Liturgia ou Hagia Liturgia, e a distribuição dos eventos e dos mistérios da vida de Jesus ao longo do ano, com as devidas comemorações, ou Efemérides, foi contido como prescrição com o nome de Hemerológio Cristão, em forma de Diretório Litúrgico.

Considerando o predomínio no mundo da civilização não cristã, surgiram os calendários, influenciados pelas calendas, que eram festas mundanas muito influentes, tentando sistematizar o tempo ao longo dos dias do ano. No ocidente se abandonou as raízes mais puras da fé cristã surgidas na época do helenismo com uso da língua grega e pelo início da Idade Média se impôs o uso do calendário, influenciado já por ideologias de hegemonias políticas e papais da Roma Imperial e dos Estados Pontifícios. Felizmente muitas Igrejas Apostólicas permaneceram fiéis a práxis inicial das comunidades cristãs mais ortodoxas.

Nessa caminhada ao organizar os calendários deixou-se para trás cerca de cinco ou seis anos da vida histórica de Jesus; por isso devemos adicionar mais seis anos (consenso ) na data de nosso ano civil e fazer a diminuição dos 33 anos já vividos por Jesus, para então encontrarmos a idade verdadeira da Igreja Cristã Apostólica, surgida em verdade na Cidade de Jerusalém e não em Roma ou Constantinopla como apregoam por aí nos arraias de fofocas religiosas.

Assim, temos para a nossa agiazocronia espiritual seguirmos as prescrições apresentadas em nosso Hemerológio Cristão 1992, tendo-o como o nosso principal Diretório Litúrgico, enquanto denominação eclesial Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana – ICAI-TS, reafirmando o que Jesus exortara, a importância de um culto racional, em espírito e verdade, prestado com sinceridade em qualquer lugar por qualquer pessoa.

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias e comunidades. Abuna em Cristo. Irmão Felismar Manoel.


Espaço Litúrgico -

A Santificação do Tempo conforme os mistérios cristãos – Agiazocronia - Atualização dos Mistérios da Intervenção de Deus na História dos Seres Humanos, considerando dois grandes movimentos cósmicos e espirituais.

O Catecumenato como Caminho de Espiritualização Cristã ao longo dos dias do ano. - Atualização dos Mistérios da Vida através da Anamnese Crística - atos, fatos, comemorações, reflexões, vivências, celebrações litúrgicas.

I - MOVIMENTO ESPIRITUAL E CÓSMICO DO ARCO DESCENDENTE
Este movimento compõe o Arco Descendente denominado de Teoantropeia, ou seja, Deus realiza seu Ágape Sagrado por amor ao mundo e cria-o como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade.

Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, na realização da SARKOSIS e vivencia todos os mistérios da salvação da humanidade.
Neste Arco descendente da Teoantropeia existem os três tempos de vivências nos mistérios da salvação.
1º - Tempo - Advento: - Preparação dos seres humanos para receber o Cristo de Deus em suas vidas.
Semanas do Ano Eclesial 1992

02/12/2018 - 1ª semana - 1º Domingo do Advento -
Mistério Litúrgico - Criação da Terra para cenário do desenvolvimento e evolução criativa dos seres humanos e formação celeste da Ordem de Melquisedeque para a preceptoria dos humanos.

  • 4 – O Rev. Salomão Ferraz em 1902 faz juramento de seguir os seis princípios atitudinais – Princípios Salomonitas na vida pessoal e ministerial;
Confissão de Westminster, em 1646; João Damasceno, presbítero e doutor - memória facultativa; Santa Bárbara
  • 5 – Clemente de Alexandria, presbítero, em 210; São Sabas
  • 6 - São Nicolau de Mira, bispo - memória facultativa;
  • 7 – Semana do Catolicismo Apostólico Salomonita no Brasil – de 7 a 14 - Emancipação do Catolicismo Evangélico no Brasil, com criação da Igreja Católica Livre (Catolicismo Alforriador) pelo I Congresso Católico Livre, em São Paulo, SP, em 1936;
  • Sufragação Episcopal de Dom John Perkowisk da Missão Vétero Católica Polonesa até 1945;
  • Ambrosio, bispo de Milão, em 397;
  • 8 - Concepção da Virgem Maria – gravidez de Ana, esposa de Juaquim - (Nossa Senhora da Conceição) - padroeira principal de Portugal - solenidade

  • Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário