quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

25/12/2018 - NASCIMENTO DE JESUS DE NAZARÉ


Mistério Litúrgico – Nascimento de Jesus de Nazaré, o Primogênito de Maria – Deus age na história humana – O mistério da sarkosis.


1 – …… Estando ali o casal, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria…. (Lucas 2: 6, 7)

2 – …… O anjo doSenhor disse aos pastores do campo: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor……. (Lucas 2: 10, 11)


3 – …. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial,, louvando a Deus e dizendo:

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens (de boa vontade ), a quem ele quer bem. ….. (Lucas 2: 13, 14)


Queridos irmãos e irmãs! Estamos hoje celebrando o nascimento de um menino, filho de Maria e José, concebido por intervenção divina, de uma virgem, cumprindo a pregação do santo profeta no passado. Trata-se de um mistério muito importante para a humanidade, pois a Centelha de Luz que se Encarna é o próprio Filho de Deus, o Cristo Senhor. Eis aí o Mistério Teológico da Sarkosis, ou Encarnação em nossa língua.

No mistério da sarkosis Deus desce das alturas e vem agir na história da humanidade, tornando-se um homem, sem deixar de ser Deus. É o coroamento do Ágape (amor) do Pai Eterno pela humanidade expulsa do Édem, pois como estamos vivenciando nesse ciclo da Teoantropeia, principalmente nas quatro semanas do tempo do advento, as várias providências tomadas por Deus para que pudéssemos atingir o nosso pleroma humano, para receber o Deus manifestado na carne, tornando-se um de nós, igual a nós em nossa humanidade. Deus age em nossa história com um elevado propósito.

Em Jesus de Nazaré, enquanto sarkosis do Filho de Deus, o Cristo e Senhor, realiza-se a possibilidade do mistério espiritual da Theosis, oportunizando a nossa divinização enquanto batizados, membros componentes do Corpo Místico de Cristo, no ciclo da antropotheia. Aproveitemos irmãos e irmãs, e nos exercitemos em santa diástese, para que possamos receber as energias incriadas de Deus, que nos facilitará em nosso mergulho na plena comunhão com a Deidade.

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias e comunidades.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.

Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas

Teoantropeia - 2º Tempo – Celebração da sarkosis do Cristo, no nascimento de Jesus de Nazaré.

Cor Litúrgica para o período : Vermelho (Verão) - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

5ª aula – Ler, refletir, vivenciar o capítulo 2 do Evangelho segundo Lucas, vers[iculos de 1 a 20…….

1 – Porque Deus se torna humano em Jesus Cristo? …... Qual relação vincular você encontra entre este fato da sarkosis e as sentenças de Deus, com relação a serpente e a mulher em Gênesis? …….. Qual foi a condição social da família que Deus escolheu para Jesus nascer?…...

2 – Quando o anjo do Senhor se comunicou com os pastores do campo, ele falou de uma grande alegria. Qual foi o motivo dessa grande alegria?…….

3 - Quando as milícias celestes cantaram o hino de louvor pelo nascimento do menino, eles anunciaram a paz para alguns humanos. Quem são os que se enquadram para receber essa paz que a sarkosis nos oportuniza? …….


- Efemérides da Semana -

23/12/2018 – 4ª Semana Litúrgica - 4º Domingo do Advento -
Mistério Litúrgico - Surgimento dos profetas na preparação imediata para receber o Cristo de Deus.


Domingo 23/12/2018 – São João Câncio, presbítero.
Segunda feira 24/12/2018 – São Charbel, presbítero.

Terça feira 25/12/2018 - Natalício de Jesus de Nazaré, Mestre e Redentor, Filho de Deus. Realização do mistério da sarkosis

Quarta feira 26/12/2018 – Santo Estevão, diácono, protomártir cristão.
Quinta feira 27/12/2018 - São João, apóstolo e evangelista.
Sexta feira 28/12/2018 - Santos Inocentes, sacrificados por ordem de Herodes.
Sábado 29/12/2018 - Tomás Bercket, arcebispo de Cantuária.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário