sábado, 29 de março de 2014

Jesus Ensina o Povo: Didascália, Martiria e Querigmática

II Movimento Cósmico - Antropoteia

O Divino se torna também humano em Jesus de Nazaré, que se manifesta como o Filho de Deus Pai/Mãe, anunciando o seu Evangelho Libertador, consumando a obra de Redenção Humana e edificando a sua Igreja como seu Corpo Místico, através da qual mantemos já aqui na terra, a comunhão uns com os outros (todos os santos) e com a Comunidade das Três Pessoas Divinas.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus, intermediada pelo Cristo e se cristifica como membro do seu Corpo Místico, para manifestá-lo no mundo, e por fim, retornar ao Seio da Divindade de onde veio como centelha divina espiritual.

I - Tempo da Metanoia e Catarse Penitencial

Conversão pessoal e preparação para entronizar o Cristo de Deus em sua vida, durante a caminhada aqui no mundo, para retornar então à Pátria Celestial.

30/03/2014 - 18ª Semana do Ano Eclesial 1987

V Domingo das Cinzas
Jesus ensina o povo
===> Jesus usa a didascália, a martiria e a querigmática



******

Espiritualidade Litúrgica

Têmporas estacionais de outono - Festa dos Frutos
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras, tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.


Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos na 18ª semana do ano eclesial e no 5º domingo penitencial, também denominado das cinzas (30/03/2014). O Hemerológio Cristão como Diretório Litúrgico do Catolicismo Salomonita propõe para nossas reflexões e celebrações litúrgicas no templo, bem como para as vivências em nossos lares e comunidades a questão do ensino de Jesus ao povo.

Jesus foi um Mestre Incomparável; soube usar com perfeição os três métodos clássicos de ensinagem: a didascália, a martiria e a querigmática. São palavras da língua grega, que chegaram até nós com muita expressividade e que nós cristãos salomonitas acolhemos com gratidão, pela instrumentalidade que nos propiciam no testemunho de nosso discipulado cristão.

Sei que às vezes "prego no deserto" para os meus pares, que compõem o sistema católico apostólico salomonita, mas que trabalham utilizando as práxis do meio católico romano, por comodidade e por não quererem de fato fazer uma evangelização autêntica, inculturada sim, mas com fidelidade às nossas raízes. Somos na essência um catolicismo de base evangélica com apoio nas tradições apostólicas legítimas, aquelas que se provam no Novo Testamento, sem conflitar com os ensinamentos de Jesus consoante os quatro Evangelhos Canônicos.

No evangelho de Jesus segundo Lucas, no capítulo 10, versos 38 a 42, encontramos Jesus aplicando o ensino pela didascália, na casa de Marta e Maria, quando conversava sobre as coisas do reino, no nível de compreensão que elas podiam alcançar;
em Mateus capítulo 21, versos 12 e 13; em Marcos 11, versos 15 a 17 e em Lucas 19, versos 45 e 46, encontramos Jesus em uma exaltada e eloquente martiria ensinando sobre o zêlo que se deve ter com o templo, enquanto casa de Deus;
em Mateus nos capítulos 5, 6 e 7 e em Lucas 6, versos 20 a 23, encontramos Jesus Cristo como o Arauto do Grande e Todo-Poderoso Deus, em eloquente querigmática, anunciando doutrinas do Reino de Deus.

Como é reconfortante saber que estamos seguindo doutrinas ensinadas pelo Mestre dos mestres, pelo Cristo Filho de Deus, pelo Único e Suficiente Salvador, pelo Legítimo Intermediário entre Deus e a humanidade. Jesus Cristo veio do Céus da Bem-aventurança para trazer a Graça Salvadora para todos nós; Ele é o Único Mediador de todas as graças. Ele é o Único Pontífice legítimo; todos os demais são apenas seus comissários, não podendo desviar dos seus ensinamentos, tendo que comparecer ao Tribunal Divino para prestar contas das doutrinas estranhas ao seu evangelho.

Meus irmãos e minhas irmãs! Reflitam, meditem e vivenciem as doutrinas que Jesus Cristo nos ensinou e propôs que as praticássemos.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário