terça-feira, 18 de março de 2014

Têmporas Estacionais. O que é isto?

Bispo Felismar Manoel


Você católico, sabe o que são as têmporas estacionais? Nos Diretórios Litúrgicos das diversas igrejas, existem prescrições de reflexões, vivências e orações especialmente voltadas para as quatro têmporas estacionais  durante o Ano Litúrgico, ou Ano Eclesial. Trata-se de um costume antigo, vindo desde a Liturgia Judaica; mas o que significa  este movimento espiritual do povo de Deus?

A liturgia judaica nasceu ecológica, observando as variações climáticas durante o ano e as relações que os povos e demais habitantes do planeta terra tem com os cenários culturais que elas desencadeiam, daí advindo as reflexões, as vivências, as preces que os povos devem observar ao celebrá-las. São por ocasião dos três dias que antecedem a entrada das estações de outono, inverno, primavera e verão.

Em cada estação a superficie da terra muda o seu cenário, como se o tivesse preparado para algo, e isto de modo alternado no globo terrestre quando observado no hemisfério norte, ou no hemisfério sul. É o planeta terra, enquanto astro cósmico, criatura de Deus, fazendo o seu giro em torno da estrela sol e produzindo para nós as quatro estações com a exuberância de fenômenos que podemos observar. Foi da observação do  predomínio das cores existente em cada estação, que surgiu o uso de enfeitar os templos e as vestes dos sacerdotes com as cores amarelo, verde, azul e vermelho. Com essas cores os cultos se engalanavam, ou sinalizavam o espirito que se devia observar e vivenciar em tais comemorações e celebrações.

Trata-se de um diretório de pastoral ecológica, pois propõe para todo o povo de Deus refletir de modo responsável e agradecido a Deus, pelos dons que recebemos por sua sábia providência. Infelizmente, nos dias atuais a comemoração das têmporas virou apenas mais um ítem para os papagaios que falam mas não sabem o que estão falando, nem do que estão falando.

Vamos refletir sobre cada uma das quatro estações, pela ordem que elas surgem no ano eclesial, lembrando que este começa no advento, antes do natal do Senhor.

1 - Têmporas estacionais de outono - Festa dos Frutos
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras,  tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica:  Amarelo - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.

2 - Têmporas estacionais de inverno - Festa das Sementes.
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras,  tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
 
Cor Litúrgica:  Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

3 - Têmporas Estacionais da Primavera - Festa das Flores.
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras, tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida. 

Cor Litúrgica:   Azul Celeste -
Simbolizando a alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

 4 - Têmporas Estacionais de Verão -  Festa das Luzes
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras, tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica:  Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

5 - A Igreja incorporou também a cor branca, como síntese de todas as cores, representando a pureza, retidão e prática das virtudes cristãs e a cor cinza (ou preta em algumas igrejas) simbolizando o luto, a tristeza, o recolhimento penitencial.
 
Como vêm meus irmãos, existe uma relação entre as cores litúrgicas e o exercício de participação do povo de Deus com os eventos cósmicos que se relacionam com a vida na terra; as têmporas estacionais é a oportunidade que a Sagrada Liturgia criou para o exercio da pastoral ecológica.

Você já refletiu que toda a ordem criada teve origem em Deus semelhante a nós? Você já refletiu que todas as criaturas de Deus têm uma certa irmandade posto terem a mesma origem? Você já refletiu que todas as criaturas de Deus tentam cumprir os propósitos para os quais foram criadas?  E você? Porque anda despreocupado com a sua finalidade na terra?  Qual a finalidade da sua vida pessoal? Colaborar com os planos do Criador ou trabalhar contra ele? Pense! Reflita! É época de mudar. Procure seguir ao máximo a ordem natural das coisas. Ame todas as criaturas de Deus, pois elas são nossas irmãs de origem.

Que Deus abençoe a todos.
Dom Felismar Manoel
Catolicismo Apostólico Salomonita

Nenhum comentário:

Postar um comentário