quarta-feira, 5 de março de 2014

Ecumenismo Cristão. Será que Existe?


Bispo Felismar Manoel -
Primaz do Catolicismo Salomonita no Brasil




Existe um forte marketing ecumênico por ocasião da quaresma, envolvendo a Campanha da Fraternidade promovida pelos Bispos Católicos Romanos do Brasil, sob as bençãos do Papa de Roma. Será que existe de verdade ecumenismo cristão no Brasil? Eu pessoalmente tenho dúvidas; primeiro pela nossa amarga experiência com o ecumenismo de Roma, após João XXIII e segundo, pela martiria dos que se envolvem com as agências ditas ecumênicas no Brasil.

Existem diversas instituições que apresentam um marketing ecumênico no Brasil, mas os seus fazeres se enquadram mais em políticas de bom entendimento com os que detém o poder da hegemonia; parece mais um modo de conviver bem com o vizinho que é poderoso. Não há uma martiria (testemunho de vida) eclesial cristã unionista, preocupada em reunir o rebanho em torno do único e legítimo pastor que é Jesus Cristo, a quem confessamos como Filho de Deus e suficiente salvador; a koinonia (sociedade de convivência) de fato, quando existe, é sobre os pilares ideológicos dos socialmente poderosos.

O venerável bispo Salomão Ferraz, pioneiro do verdadeiro ecumenismo no Brasil desde seu seminário teológico de 1897 a 1901, afirmava que o verdadeiro ecumenismo cristão começa nos braços da cruz e se consolida em torno da eucaristia; por isso, tão logo assumiu o seu pastorado presbiteriano, ele adotou como práxis pastoral a "Hospitalidade Eucarística", isto já nos idos de 1902 a 1915. Talvez por isso tenha sido levado a transferir-se para o sistema episcopal, para testemunhar mais à vontade com a tradição apostólica.

Os sacramentos do batismo e a sagrada eucaristia ou santa ceia foram as duas ordenanças básicas do Cristo que ele buscava para acolher os que buscavam a sagrada comunhão com fé e piedade; ele procurava conhecer as pessoas e seus núcleos religiosos, bem como o seu testemunho de vida e transbordava de alegria espiritual quando compartilhava a Mesa da Comunhão pela Santa Ceia com irmãos de outras denominações cristãs.

O venerável bispo Salomão Ferraz se orientava pelo Quadrilátero de Lamberth, o que ele considerava um gesto de boa vontade das igrejas para com outros grupos que desejavam a união em torno do mesmo salvador Jesus Cristo, ou mestre espiritual, confessado como verdadeiro Chefe da Igreja; para as bases operacionais práticas adotava os "credos" cristãos tradicionais confessados pela maioria dos cristãos do mundo; daí o Catolicismo Apostólico Salomonita praticar o ecumenismo intra-eclesial, adotando em seu seio os quatro Diretórios de Espiritualidades bastante comuns em território brasileiro, acolhendo em koinonia a espiritualidade evangélica salomonita, a espiritualidade romano-salomonita, a espiritualidade cristã oriental salomonita e a espiritualidade cristã ascética e mística.

Em 02/01/2014 li um texto do CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil; trata-se de um texto intitulado "Hospitalidade Eucarística", traduzindo muita simpatia e transparecendo boa vontade. Tive desejo de reproduzí-lo em meu Blog Evangelizando (www.alforriacrista.blogspot.com), e então me dirigí ao CONIC, utilizando o seu endereço conic.brasil@terra.com.br, pedindo autorização para publicá-lo, mas até o momento (03/03/2014) não recebi nenhuma autorização ou negação do CONIC; parece-me que tal grupo não é simpático a trocas de ideias, pois me identifiquei e disse a que vinha.

Mesmo o CONIC não respondendo a minha solicitação, nem feito nenhuma comunicação que recebeu meu pedido, aconselho os irmãos a consultarem tal texto, pois dá uma boa ideia do que é praticado no Catolicismo Apostólico Salomonita. Este é o endereço: www.conic.org.br . Alerto aos irmãos que o texto ora recomendado, embora retrate o que é nossa prática desde 1936 como Igreja Autônoma no Brasil, não é nossa produção, nem sei se seus autores sabem da nossa existência, ou se querem saber que existimos no Brasil neste caminho unionista cristão desde 1902, seguindo os seis princípios salomonitas.

Além do ecumenismo intra eclesial (diferentes Diretórios de Espiritualidades), o Catolicismo Apostólico Salomonita adota mais um comportameno ecumênico inter eclesial, baseado também em seis princípios:

1º – Buscar a orientação do Espírito Santo através das orações individual ou congregacional, a nível institucional, ou de participação interdenominacional;

2º – conhecer os valores e carismas próprios de nossas comunidades e denominação e sermos zelosos em defendêlos;

3º – procurar conhecer os valores e carismas das outras comunidades e denominações e respeitá-los;

4º – não concordar que falem inverdades sobre nossas comunidades ou denominação e nem falarmos sobre as outras comunidades ou denominações o que não sabemos ser verdadeiros sobre elas;

5º– promover sempre que possível o conhecimento de nossas semelhanças, evitando sempre as discussões sem propósito sobre as nossas diferenças;

6º – participar de trabalhos interdenominacionais que promovam o ser humano, que promovam a paz, que promovam o bem social, que protejam o planeta e a vida, que discutam com respeito e real desejo de conhecer verdadeiramente nossos pontos de idiodoxia e crenças básicas e que contribuam para a maior glória de Deus.
Em 03/03/2014

Que Deus abençoe a todos.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita

Nenhum comentário:

Postar um comentário