sábado, 24 de março de 2012

Jesus Cristo Ensina e Prepara Seus Discípulos

Ciclo da Antropotéia - Tempo de Metanóia -

18 Semana - Jesus ensina o povo, prepara apóstolos e discípulos e adota ministérios para continuar a sua obra.


Estamos no último domingo das cinzas (25/03/2012), quando o Hemerológio Cristão propõe para a nossa vivência e reflexão, alguns fatos que se relacionam com o cumprimento do projeto de Jesus Cristo aqui no planeta terra.

No evangelho segundo João, capítulo 7, versículos 14 a 24, está registrado a controvérsia sobre o ensino de Jesus e os judeus. Nesse texto, Jesus afirma que o ensino que Ele transmite não é dEle, mas sim do Pai que o enviou.

Jesus está sendo recriminado pelos judeus por ter curado um doente em dia de sábado. Ele desenvolve um raciocínio comparativo com a circuncisão praticada pelos judeus, também em um sábado, e a cura de um homem, por ele em dia de sábado. Se os judeus podiam praticar a circuncisão em um sábado, por que Ele não poderia curar um homem, também em um sábado?!

O interesse aqui, não é a controvérsia entre Jesus e os judeus, mas sim a execução do projeto de Jesus aqui na terra.

Sabemos que Jesus ensinou as pessoas, adotou ministérios para continuar a sua obra e preparou apóstolos e discípulos para darem continuidade na execução das tarefas pertinentes.

Às vezes, ouvimos as pessoas dizerem que os primeiros discípulos e os apóstolos não cursaram nenhum seminário, faculdade de teologia, ou cursos equivalentes, tentando justificar a falta de preparo adequado de muitos clérigos e religiosos. Na realidade isto é uma falácia, pois Jesus Cristo preparou os seus apóstolos e seus discípulos durante cerca de três anos.

Jesus usou o que hoje classificamos de pedagogias ativas, do aprender fazendo. Seus métodos podem ser classificados como peripatheia e kynicus, comum entre os filósofos gregos.

Os peripathéticos ensinavam andando, passeando, em trânsito, os kynicus eram errantes, sem fixação em um só lugar, entre outras coisas.

Tanto os apóstolos, como os discípulos, receberam treinamento e foram preparados para as funções que iriam desempenhar. O espírito Santo dinamizou esses talentos a partir do Pentecostes, como dinamiza ainda hoje pelos carismas que recebemos no Santo Batismo pelo Espírito.

Jesus ensinava também por outros métodos, mais tradicionais na época. Usou o ensinamento didático quando conversou com seus amigos, como com Marta, com Maria, com Lázaro, com Nicodemos e tantos outros; ensinou com o querígma quando se apresentou como o Arauto do Pai e proferiu discursos solenes com os conteúdos transcendentes; ensinou com a martiria quando sua vida terrena estava comprometida e envolvida no testemunho fiel daquilo que ensinava.

Jesus Cristo adotou Ministérios para dar continuidade à sua obra, ao seu projeto, ...vir ao mundo para servir, e não para ser servido...(Mateus 20: 28).

Lucas (1: 2) diz que muitos foram Ministros da Palavra e transmitiram os ensinamentos de Jesus Cristo. Também Paulo, conforme relata Atos (26: 16), foi constituído Ministro e testemunha de Cristo.

Nós Bispos, Presbíteros, Diáconos, Diaconisas, Ministros/as dos Sacramentos, Ministros/as da Palavra, Ministros/as da Exortação, Ministros/as da Vigilância e todos os Crentes Fiéis, pelo nosso Batismo, fomos constituídos para o desempenho desse Ministério de Jesus Cristo, enquanto Igreja, Corpo Místico de Cristo, ...estamos no mundo para servir e não para ser servidos..., pois somos outros Cristos no mundo, enquanto membros do seu corpo místico.

Nada de requerer privilégios da Nação, do Estado, dos Governantes, das Instituições Sociais, por causa dos cargos que ocupamos na Igreja, ou na vida profissional e social, pois somos os santos que estão no mundo, sem ser do mundo, para desempenhar os Ministérios de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo, do Deus com quem podemos ter experiência de vida, pois o Deus nosso Pai e Pai de Jesus Cristo é diferente dos deuses ídolos, feitos de diferentes materiais.

Sirvamos ao Deus Vivo e Verdadeiro, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nEle nos adotou como seus filhos também!

Fora o culto devocional e religioso às imagens de santos, pois nem mesmo os santos verdadeiros aprovariam tal culto, pois que conhecem, respeitam e obedecem ao segundo mandamento da lei de Deus, conforme está nas Sagradas Escrituras, em Êxodo, capítulo 20. Tenhamos cuidado, pois o apóstolo Paulo na I Epístola a Timóteo, no capítulo 4, versículo 1, já o advertia no Espírito Santo, ...o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios...

Que Deus tenha piedade de nós, nos perdoe e abençoe a todos.

Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz

Catolicismo Evangélico Salomonita

Visite o site: www.icai-ts.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário