domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ciclo da Antropotéia - Ascese e Espiritualização Humana



14 Semana - Inicio da Metanóia e Renascimento Cristão.

Estamos iniciando o segundo ciclo de movimento do Hemerológio Cristão, que nos traz como idéia central a manifestação do Cristo Filho de Deus em Jesus de Nazaré, anunciador e consumador da salvação e edificador da Igreja Cristã como sua Corporação Mística, constituindo a sua presença permanente no mundo até o fim dos séculos, junto ao Povo de Deus que caminha na Comunhão com Deus e os Irmãos.

Neste ciclo também haverá três tempos, cada um dedicado a tarefas e funções especiais, para a construção de nossa ascese espiritual rumo a Deidade Substancial presente na Comunidade da Trindade Divina.

Nesta 14ª semana do ano litúrgico, primeiro domingo das cinzas, estamos iniciando o primeiro tempo, dedicado a metanóia para o renascimento espiritual. Neste tempo, o nosso exercício espiritual se dedicará ao arrependimento das faltas e pecados, a conversão à nova criatura seguindo o modelo de Jesus Cristo, à busca da reforma interior.

Teremos cinco semanas, todas elas voltadas a essas práticas proponentes do renascimento espiritual a uma etapa nova, onde se busca dar vida à dimensão Cristo, este nosso potencial interior. Jesus de Nazaré, o Cristo Filho de Deus, é o modelo proposto, para isso Ele veio ao mundo.

Os evangelhos canônicos nos propõem o esforço do ministério de João Batista, como preparação para os Caminhos do Senhor. Em Mateus 3: 1-10, Marcos 1: 2-6 e Lucas 3: 1-9, somos aconselhados ao arrependimento pela pregação de João Batista.

Deus se preocupou conosco e nos propôs pelo Espírito Santo na profecia de Isaias 40: 3, o ministério de João Batista, para preparar os caminhos do Senhor, o endireitamento das suas veredas.

Temos estranhas veredas em nossos interiores, enquanto seres humanos, que se traduzem como comportamentos ostensivos, resultantes de inseguros valores morais que internalizamos para orientar nossas condutas, produzindo na sociedade de nossos dias, esse turbilhão de comportamentos humanos despidos de quaisquer coloridos de ética cristã. Enquanto cristãos que somos, estamos perdendo as nossas condições de sal da terra e de luz do mundo necessários para fazer Cristo presente no mundo de nossos dias.

Enquanto membros da Igreja e portanto Membros do Corpo Místico de Cristo, temos permitido a presença do mundo na Igreja, invertendo o processo temos mundanizado aspectos eclesiais importantes, em vez de sermos a presença da Igreja de Cristo, e portanto, o próprio Cristo no mundo. A Igreja está deixando de ser um local para a experiência com o Sagrado.

Precisamos de metanóia, precisamos de arrependimento, de confissão de culpa, de propósito de emenda, de reparação de danos, de desejos de ser uma nova criatura conforme Jesus Cristo nos propôs em seu evangelho.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, por sua encarnação e consumação do processo redentivo, tornou possivel a nossa salvação e crescimento espiritual na vida da graça mediante a nossa fé; entretanto, temos que conquistar o galardão pelas nossas práticas e testemunhos no cumprimento das diretrizes do seu santo evangelho, das propostas para a construção do seu Reino aqui na Terra.

Temos o privilégio de como membros da Corpo Místico de Cristo, fazermos parte da Comunidade da Trindade Santíssima. Jesus Cristo nos advertiu, que se o amarmos verdadeiramente seremos seus discípulos, cumpridores das suas palavras e que Ele, o Pai e o Espírito Santo virão a nós e em nós farão suas moradas.

É preciso que além da nossa fé e crença em Jesus Cristo como Filho de Deus e Salvador nosso, sejamos também cumpridores da Palavra de Deus, conforme Ele Jesus Cristo no-la revelou.

Aproveitemos meus irmãos, esse tempo do Hemerológio Cristão, para os nossos exercicios espirituais da metanóia cristã. A metanóia exige o real desejo de mudança, deixar a velha criatura para trás, renascendo a nova criatura desejosa de alcançar uma nova estatura, à semelhança de Jesus Cristo.

Exige a disponibilidade e a vontade da conversão pela reforma interior, da revisão de vida, da confissão de pecados, da reparação de danos quando possíveis, do propósito de uma nova vida. A Palavra de Deus diz, que, se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram, pois a nova criatura procura um novo modelo, semelhante a Jesus Cristo.

Aproveitemos a oportunidade, meus irmãos, e busquemos o renascimento espiritual usando os recursos que a Igreja Cristã nos oferece.

Que Deus tenha piedade de nós, nos perdôe e abençôe a todos.

Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz

Catolicismo Evangélico Salomonita

Visite o site: www.icai-ts.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário