quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Observações sobre a Nota da CNBB


No dia 30 de novembro de 2011, dia de Santo André Apóstolo, enquanto nossos templos reuniam o clero e os crentes fiéis para a Profissão de Fé e Renovação dos  Compromissos de nosso Credo Social no Brasil, como ocorre todo ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Colégio Episcopal que incorpora as dignidades episcopais da Igreja Romana no Brasil, emitia uma Nota Pastoral discorrendo sobre assuntos de nosso interesse. De nosso interesse porque pontua vocábulos da língua portuguesa, de uso comum da cristandade, como se fora de uso exclusivo da Igreja de Roma.
Os vocábulos católico, bispo, diocesano, vigário episcopal, diocese, clero,  catedral, paróquia, padre, diácono, e outros mais, como  arcediago, arcipreste, abade, abuna, clérigo, comissário, cônego, concílio, diaconisa, dom, deão, episcopo, episcopal, episcopisa, epistata, frade, frei, filadelfo, guardião, hierofante, hierarca,  hierarquia, madre, mater, ministro, monge, ostiário, pater, presbítero, presbiterisa, presbitério, reverendo, reitor, sacerdote, sacerdotisa, sinagoga, sinédrio, teólogo, teologia, vigário, zoesia e possivelmente podendo ainda ser aumentada esta lista, são todos vocábulos reconhecidos na lingua portuguesa (em sua maioria), podendo ser utilizados em contextos eclesiásticos definidos, não constituindo patrimônio exclusivo da Igreja de Roma.
Não se pode negar a oportunidade da nota da CNBB, pois estes termos devem ser contextualizados dentro das identidades, idiodoxias e ideologias de cada instituição eclesial, não dando oportunidade de confusão e engano. É muito triste saber que um ministro de uma igreja, se camufla para ocultar sua verdadeira identidade, tirando proveito social de alguma semelhança existente  e ocultando as principais diferenças existentes entre a sua instituição religiosa e aquela presente no imaginário popular.
O Catolicismo Evangélico Salomonita, através da Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana - ICAI-TS, seguindo orientação desta Sede Primaz do Brasil, não deseja ser confundido com  a Igreja Católica Romana, até porque existe, exatamente para sustentar e divulgar as verdadeiras bases evangélicas do catolicismo apostólico, condenando as heresias que foram introduzidas no Catolicismo Romano através da história por motivos diversos e que ainda são  conservadas nele e em alguns movimentos  assemelhados nos dias de hoje, tais como "considerar o papa como o substituto de Cristo na terra (vigário de Cristo); considerar o papa como tendo o dom da inerrância (infalível); alimentar a política ultramontana da hegemonia imperial (tiara com a triplice coroa) sobre pessoas, igrejas e nações; alimentar o espiritismo mariano (rosários, terços, mariodulia, mariolatria, mariologia); alimentar a falsa crença de que todas as graças espirituais divinas são mediadas por  Maria mãe de Jesus (maculando o seu estado de bem aventurada sobre todas as mulheres); alimentar o fetichismo santoral (culto devocional às imagens e ícones de santos); sacrificar vidas pela imposição do celibato clerical obrigatório (votos de castidade entendida como celibato); alimentar o sistema de indulgências sobre as almas  após a morte (com proveitos à política de peregrinações a lugares famosos, alimentando o fomento de turismos em proveito próprio); a subversão da finalidade do sacramento da eucaristia e sua reificação (reservando-o em ostensórios para adoração popular e exibição nas procissões pelas ruas e praças); a alienação dos crentes fiéis negando-lhes o livre exame das Sagradas Escrituras como prática do povo de Deus; a sonegação das informações às massas populares sobre o Sistema de Catolicismo Apostólico composto por cinco Patriarcados Históricos (com várias Igrejas, dioceses, paróquias, mosteiros, universidades e outras instituições e entidades  espalhados pelo mundo);  outras coisas que não cabe aqui enumerar.
O Catolicismo Evangélico Salomonita tem uma experiência dolorosa por  sua aproximação com a Igreja de Roma, pois  a mesma induziu Dom Salomão Ferraz a dar baixa em suas entidades jurídicas no Brasil, recolhendo seu clero e fiéis no seio da Ordem de Santo André, que ficariam sob a jurisdição da referida Igreja Papal, (devendo ser  respeitados os seus principais carismas); não cumpriu, entretanto este compromisso, a Igreja de Roma, após desetruturar todo o nosso trabalho e silenciar nosso ministério profético no país por algum tempo.
Felizmente o Reverendíssimo Bispo Salomão Ferraz percebeu o malogro ainda em vida e investiu Dom Manoel Ceia Laranjeira para restaurar o movimento inicial, o que foi feito em 1965/1966, aqui no Rio de Janeiro.
Devemos orar a Deus para que as Igrejas que se desviaram do Evangelho de Cristo se arrependam e se convertam, amando mais a Jesus Cristo que as estruturas de poder, confessem os pecados cometidos, façam propósitos de emendas e reparem os males praticados, para que haja a unidade desejada por Jesus Cristo, o Filho de Deus, único Chefe Verdadeiro da Igreja Cristã.
O Catolicismo Evangélico Salomonita adota um comportamento ecumênico cristão-unionista baseado em seis princípios:
1º – Buscar a orientação do Espírito Santo para a unidade dos cristãos, através das orações individual ou congregacional, a nível institucional, ou de participação interdenominacional;
2º – conhecer os valores e carismas próprios de nossas comunidades e denominação e sermos zelosos em defendê-los;
3º – procurar conhecer os valores e carismas das outras comunidades e denominações e respeitá-los;
4º – não concordar  que falem inverdades sobre nossas comunidades ou denominação e nem falarmos  sobre as outras comunidades ou denominações o que não sabemos ser verdadeiros sobre elas;
5º– promover sempre que possível o conhecimento de nossas semelhanças, evitando sempre as discussões sem propósito sobre as nossas diferenças;
6º – participar de trabalhos interdenominacionais que promovam o ser humano, que promovam a paz, que promovam o bem social, que proteja o planeta e a vida, que discutam com respeito e real desejo de conhecer verdadeiramente nossos pontos de idiodoxia  e crenças básicas e que contribua para a maior glória de Deus.
Está aí, meus irmãos nossas observações motivadas por zelo pastoral aos nossos eclesianos, e para que, devidamente esclarecidos, não compactuemos com os erros, não os pratiquemos, nem concordemos com eles.
     Que Deus nos abençôe  a todos!
 Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
     Visite o site: www.icai-ts.org.br





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