quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Infância de Jesus de Nazaré


9 - Semana da Infância de Jesus
A infância do menino Jesus de Nazaré, primogênito de José e Maria, revelado e confessado por nós cristãos como Unigênito de Deus, ocupa no evangelho segundo Mateus, do capítulo 1 versículo 18 até o final do capítulo 2 versículo 23, portanto, quando narra que sua família vai morar com o menino na localidade de Nazaré.
Não foi uma infância tranquila a do menino Jesus, pois seus pais passaram por aflições na época do parto de Maria, já que estavam atendendo a um recenseamento, deslocados para uma região onde não havia hospedagem para eles, junto às instalações humanas, sendo entretanto, bem recebidos pela misericórdia de Deus, junto aos animais, em uma estrebaria, com uma aconchegante mangedoura como berço;  recebeu a entusiasta saudação dos anjos de Deus, a respeitosa acolhida dos pastores e mais tarde a honrosa visita dos sábios da época, os magos do oriente.
Muito cedo sua família teve que fugir para o Egito, em uma tentativa de proteger o menino da arrogância do rei  Herodes que queria matá-lo. Mais uma vez a misericórdia divina se manifesta, através do ministério dos anjos que avisa a José e o menino Jesus é poupado.
Um episódio triste nessa época se manifesta, pois muitas crianças pequenas são degoladas a mando de Herodes, na tentativa de entre elas estar o menino Jesus. São os santos inocentes que reverenciamos em nossas liturgias pós natal. Felizmente Herodes morre e José e Maria retornam do Egito, com o menino são e salvo. Finalmente a família se estabelece em Nazaré, onde o pequeno Jesus vai viver a sua infância junto a seus pais, em seu lar. O texto de Lucas acrescenta que ele se desenvolvia em estatura, em sabbedoria e em graça diante de Deus.
É curioso observar certas devoções populares a respeito do menino Jesus. O que mais se vê em nossas regiões é a tal de devoção ao "menino Jesus de Praga", "menino Jesus de Santo Antonio", "filhote de Santo Antonio", ou coisas parecidas. Muitos divulgadores dessas devoções são pessoas ditas "letradas", às vezes comunicadores, professores, padres, ou portadores de outros títulos.  Chega a ser assintoso, o desrespeito que se tem ao verdadeiro menino Jesus, sua infância abençoada, mas sofrida, que muito poderia servir de espelho inspirador para as famílias de hoje.
Não existem pesquisas nas áreas de Ciências da Religião, buscando conhecer o imaginário popular que envolve as devoções espúrias citadas, ou se elas são forjadas para atender interesses escusos de pessoas, entidades, ou instituições. Se tais pesquisas existem, seus resultados não são divulgados. A sociedade fica à mercê dos parasitas sociais que gostam de levar vantagens nessas situações, ou da ignorância das massas, que diante da penúria e opressão, engendra diferentes soluções pelos mecanismos do messianismo socio-anímico.
O cristianismo verdadeiro, procura conhecer e por em prática os conhecimento e diretivas deixadas por Jesus Cristo em seus evangelhos canônicos. Não se deixa levar por essas contingências retrocitadas, mas insta junto aos crentes e fiéis ouvintes, leitores, buscadores, para que se acerquem dos textos que contêm diretamente os ensinamentos de Jesus Cristo, através do exame dos mesmos e da tomada de decisão pessoal, a favor da implantação do reino espiritual que Ele propôs, a partir das suas possibilidades, sem ficar esperando pelos outros.
Seria bom que todos que oficialmente usam as palavras de Jesus Cristo, realmente se convertessem na busca do arrependimento e retorno real a Cristo, usando Jesus como modelo de vida, pois verdadeiramente, somente Ele tem palavras de Vida Eterna. Nenhum outro nome foi posto, através do qual possamos ser salvos.
Tenho profundas tristezas, quando percebo pelas divulgações televisivas o enorme contingente de massa popular, depositando suas esperanças de salvação de qualquer natureza, ou por que está pagando uma promessa, ou porque está pegando na corda que arrasta barco com a imagem, ou porque está tocando no andor, ou coisas parecidas, com o foco no fetichismo santoral das imagens construídas por mãos humanas.
Ai dos que tiveram contatos com a formação teológica e encorajam tais situações! Pois eles não poderão se desculpar alegando ignorância. Terão que prestar contas ao tribunal divino.
Oremos por todos os que se desviaram do Único e Verdadeiro Mediador entre Deus e os humanos! Intercedamos junto à Misericórdia Divina, para que eles se tornem sensíveis às orientações do Espírito Santo de Deus e se voltem para Jesus Cristo, pois somente Ele tem Palavras de Vida Eterna.
     Que Deus nos abençôe  a todos!
 Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
     Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário