quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Guia que Apascenta o Povo de Deus



Semana da Epifania Cristã
Nesta semana vivenciamos a Epifania do Cristo de Deus. Epifania é uma palavra da língua grega, usada na Liturgia Cristã, com a idéia de "manifestação", tornar conhecido na superfície da terra, ou seja o lugar em que vivem as pessoas. No sentido específico do texto bíblico, significa que os sábios e cientistas daquela época, naquela região, tomaram conhecimento de que aquela criança que estava nascendo, indicada pelo fenômeno do alinhamento de corpos celestes (estrela de Belém), era  a encarnação de um Deus.
O conceito de "magos do oriente", registrados em algumas versões das bíblias, não deve ser confundido com a idéia que hoje se tem de magos e de magia. Lá naquele passado distante, magos eram os cientistas da época, que muito se dedicavam à astronomia, alimentando certa idéia de que o trânsito dos corpos celestes influenciavam os acontecimentos da população da terra. Por isso conjugavam vaticínios dos oráculos sagrados com os eventos siderais, talvez advenha daí esta sedução atual que a moderna astrologia traz sobre as massas hoje, tratando-se da conjugação da atavismos culturais com influências de arquétipos, elementos do inconsciente coletivo.
É possível que tais magos do oriente não tivessem a correta idéia da encarnação do Deus Único, já que naquela época, muitas culturas alimentavam a idéia na existência de muitos deuses, pois vivia-se o politeismo, sendo uma das grandes contribuições do judaismo cultural, a afirmação da existência de um único Deus Verdadeiro e Vivo, já que a maioria dos deuses do politeismo eram ídolos fabricados por mãos humanas, portanto, deuses mortos.
É interessante notar, que a pesquisa dos magos aos oráculos vaticinados,  recaiu sobre os profetas de Israel, portanto, sobre as revelações efetuadas pelo Espírito Santo de Deus.
Por motivos diferentes, também o rei Herodes, quando quis saber onde deveria nascer o Rei de Israel, consultou os principais sacerdotes e os escribas do povo judeu, em que local isto se daria.
O evangelho de Mateus, em seu capítulo 2, versículos 1 a 12, ao narrar o episódio, cita a resposta dos sacerdotes e dos escribas ao rei Herodes, apresentando a  profecia de Miquéias 5:2,  "e tú, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de tí sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel".
É provável que, quando os magos chegaram ao menino Jesus, ele já não fosse mais um recém nascido, pois o rei Herodes em sua fúria contra o nascimento do provável  Rei dos Judeus, resolve matar todas as crianças de dois anos para baixo, julgando que entre elas estaria o menino Jesus. Este  acontecimento fora previsto pelo profeta Jeremias 31: 15. Herodes não contava que o Espírito de Deus protegia o menino Jesus, e valendo-se de um dom anímico de José, onirismo consciente, o avisou para que fugisse com sua mãe e o menino para o Egito.
Meus irmãos! Que ensinamento devemos buscar desses relatos? Percebemos claramente a intervenção de Deus na história dos humanos. Deus nos amou de tal maneira, que enviou seu Filho, o único sem pecado, para assumir a nossa natureza humana pecadora, para resgatá-la para Deus. Acredito que um dos grandes sacrificios do Filho de Deus a nosso favor, foi mergulhar na nossa humanidade tão pervertida, para resgatá-la, para nos oferecer esta alforria do pecado, tanto na vida individual, quanto na vida social. Sabemos que este processo de nossa salvação se iniciou com a formação do mundo para cenário de nosso desenvolvimento, e o Cristo de Deus veio em Jesus, quando nós já tínhamos alcançados as condições de  seres morais,  com habilidades racionais para as escolhas entre o bem e o mal.
Sabemos que Jesus condenou erros e nos apontou caminhos, como nos atestam os evangelhos canônicos do Novo Testamento;  sabemos que seu ministério foi diversificado pregando as Boas Novas do Reino de Deus, de modo didático, de modo solene, enfático, querigmático, mas também, de modo martirial, por seu testemunho pessoal, o que o levou a consumar o seu projeto de nossa redenção, estando nos braços da cruz, sendo fiel até a morte, e com isto conquistando-nos a redenção.
Sabemos que Jesus Cristo é o Legítimo Bom Pastor, o nosso Guia, o Apascentador do Verdadeiro Israel, o Povo de Deus.
Será que temos nos comportados como ovelhas obedientes ao comando deste Bom Pastor? Enquanto membros da Igreja, o Israel verdadeiro, o Povo de Deus que caminha, será que temos procurado ouvir à sua voz? ou estamos preocupados em ouvir os reclamos coloridos das liturgias pagãs que penetraram em algumas denominações eclesiais? ou estamos preocupados em seguir os reclamos usurpatórios das bulas, encíclicas, constituições, ou outros títulos sedutores do "magistério" de organizações eclesiásticas que se desviaram do puro e simples evangelho de Jesus?
Muitas interrogações poderíamos levantar aqui meus irmãos! Mas o que aí está é suficiente para que você possa responder a você mesmo, a quem você está obecendo? se ao doce Pastor e Rabi da Galiléia, ou se aos usurpadores coloridos que criam súditos e falsos senhorios, pelas regiões do planeta. A quem seguimos verdadeiramente?
Que o Espírito Santo de Deus assista aos irmãos, e principalmente aos que exercem autoridade nas igrejas, para que eles façam o seu exame de consciência, se arrependam dos erros, façam propósitos de emendas, confessem os seus pecados e procurem reparar os males que tem praticados, induzindo outros irmãos ao erro.
Que os verdadeiros cristãos se submetam ao convite suave e confiante do Guia e Apascentador legítimo do Israel Verdadeiro, o legítimo Povo de Deus. Reflitam nos seus ensinamentos! Estudem os evangelhos canônicos!
    Que Deus nos abençôe  a todos!
 Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
     Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário