quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Um Menino nos Nasceu e um Filho nos Foi Dado



 Semana do Natal de Jesus
Estamos neste 25 de dezembro iniciando o II Tempo -  A Celebração do Natal de Jesus. 
Quando os seres humanos na  evolução criativa de Deus, já tinham alcançado um nivel de racionalidade para discernimento entre o bem e o mal, atingindo a condição de seres morais, capazes de fazerem escolhas, surgiram os profetas do Altíssimo, cujos ministérios prepararam as consciências humanas para receber o Enviado de Deus. De modo antecipado, afirmou o Profeta Isaias no capítulo 9, versículo 6, "porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". O apóstolo Paulo, em sua carta aos gálatas, 4: 4,5, diz que, "vindo a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos".
Na narrativa de Lucas, sobre o nascimento de Jesus, ele coloca a fala do anjo aos pastores dizendo  "hoje  vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor". A milicia celestial também se manifestou alegremente cantando o hino de louvores a Deus, "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem".  Este é, portanto, um tempo celebrativo; a natureza se pôs em festa pelo nascimento do Deus Encarnado: o alinhamento dos corpos celestes conhecido como o  fenômeno da Estrela de Belém; o Estábulo dos Animais como abrigo ao casal Maria e José; a Mangedoura (comedouro dos animais) servindo de leito para o Jesus recém nascido; os Pastores Guardas dos Rebanhos recebedores das primeiras noticias; o Anjo de Deus fazendo o anúncio da boa nova  de grande alegria; a Milicia Celestial entoando os louvores do "gloria in excelsis Deo"; enfim, um conjunto de fatores que compõem as manifestações do mundo de Deus, todos colaborando para os festejos do nascimento do Messias Prometido para o Israel de Deus.
A atualização deste mistério na Liturgia, conforme nos propõe o Hemerológio Cristão no Catolicismo Evangélico Salomonita, oportuniza a internalização dessa alegria cósmica, para torná-la uma alegria mística como realidade experienciável na vida espiritual de cada um de nós. Dinamizemos o surgimento deste Cristo Infante dentro de nós, invistamos no seu crescimento, na sua maturação e  na sua plenitude, como  modelo para as nossas vidas individuais, familiares e sociais. Tornêmo-lo o Verdadeiro Senhor das nossas individualidades. Com Ele, Nele e por Ele devem ser todos os nossos atos e fatos existenciais. Acompanhemos a ventura de refletir, de meditar sobre as várias fases da vida de Jesus e buscar lições proveitosas de cada uma delas, para aplicá-las na nossa reforma interior. Somos filhos adotivos de Deus, exatamente por que somos membros do Corpo Místico de Cristo. Partilhamos do seu Sacerdócio Universal enquanto crentes fiéis que somos, devendo por isso refletir a sua presença no mundo mediante o nosso comportamento pessoal, nas diversas circunstâncias da nossa existência, pois somos convocados para sermos suas testemunhas em toda parte, até o fim dos tempos.
Aproveitemos esta semana do natal de Jesus para  ativar em nossas consciências as atitudes internas e sociais de reconhecimento e gratidão, pelo Cuidadoso Zêlo do Cristo de Deus para nós humanos, enquanto Bom Pastor, agora encarnado como Menino Deus, utilizando os cenários terrestres para partilhar conosco a sua convivência exemplificadora, cumprindo toda a justiça, não se isentando como privilegiado, de nenhuma das experiências normais  na vida dos seres humanos.
     Que Deus nos abençôe  a todos!
 Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
     Visite o site: www.icai-ts.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário