quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Os Profetas, os Humanos e o Cristo de Deus


  Semana   do  Advento   Cristão
Estamos na quarta semana do advento, quando o Hemerológio Litúrgico Cristão nos propõe atualizar como mistério de Deus, o suscitamento dos  profetas para preparar as consciências humanas para receber o seu Cristo, nosso Salvador.
O mundo pagão também teve seus profetas, ora frenéticos, ora estáticos, ou até mesmo como profissionais da profecia, mas sem vínculos com a perenidade da vida espiritual e eterna que há no Deus Vivo, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, em quem encontramos eleição, adoção e salvação.
O ministério profético suscitado por Deus teve inicio com Samuel, conforme podemos ver em I Samuel 10:5. Embora existam vários personagens das Sagradas Escrituras com funções proféticas, enquanto ministério representativo da fala de Deus, temos os Profetas Maiores, Isaias, Jeremias, Exequiel e Daniel, considerados maiores pela extensão e complexidade das suas falas, e os Profetas Menores, em número de doze, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, lembrando ainda João Batista, o Precursor de Jesus, o Cristo de Deus.
Os profetas prepararam os humanos para receber o Cristo de Deus, tratando-se de uma preparação a nível da consciência e não mais uma preparação inconsciente e subliminar, fazendo brotar um desejo íntimo do surgimento do redentor na vida das pessoas. Por isso, o Messias (Jesus Cristo) foi o desejado pelo Israel de Deus.
Em Isaias, capítulo 7, versículo 14, encontramos a profecia que  diz  "o Senhor mesmo vos dará um sinal:  eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel". Talvez seja uma das profecias mais espetaculares, pela maneira singular de como ocorreria o seu nascimento, a partir de uma virgem, fugindo do que é costumeiro, o que aconteceu com o nascimento de Jesus da  virgem Maria, conforme nos relatam os evangelhos canônicos. Ainda em Isaias, capítulo 28, versículo 16,  "assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge". Esta é uma das bases da construção da Igreja, fundamentada em Cristo, a pedra viva angular, que orienta outras pedras vivas, (como diz Pedro em sua carta), nós cristãos crentes fiéis, como partes da Segura Construção chamada Igreja Cristã.
Em Jeremias, capítulo 23, versículo 5, diz "eis que vem dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juizo e a justiça na terra". Ainda em Daniel, capítulo 2, versículo 44,  "o Deus do céu  suscitará um reino que jamais será destruído; este reino não passará a outro povo;  esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre". Podemos encontrar diversas outras profecias falando  às nossas consciências, sobre a realidade do Cristo de Deus manifestado em Jesus de Nazaré, como Zacarias 3:8, Malaquias 3: 1, Miquéias 5: 3, e outros.
O próprio  Jesus Cristo, lá nos evangelhos, afirma que a Torá (o Pentateuco de Moisés), os Profetas e os Salmos falam sobre Ele, e que importa que tudo o que alí foi dito se cumprisse.
Hoje mais que no passado, temos a alentadora certeza da divindade e da humanidade de Jesus Cristo, e tudo aquilo que foi admoestado pelos profetas a respeito do Cristo de Deus, deve ser atitudes positivas internalizadas em cada um de nós e vivenciadas no nosso dia a dia. Isto ajudará na nossa vida de testemunho pessoal, já que para isto fomos convocados por Jesus Cristo nos momentos de sua elevação aos céus.
Estamos nesta semana concluindo o primeiro tempo dedicado à preparação das nossas consciências, desenvolvendo nelas  o desejo do desabrochamento do Cristo, do Filho de Deus em nós. Devemos internalizar esses mistérios, para torná-los anseios da alma, desejar o surgimento anímico desse potencial divino em nosso interior, para que esse perfil possa ser um qualificativo a influenciar o nosso caráter de cristãos, como crentes fiéis, que lançam às mãos no arado para preparar e construir o Reino de Deus no planeta terra, lar da família humana redimida.
    Que Deus nos abençôe  a todos!
 Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
     Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário