segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Resposta à Pastora Assembleiana

Em conversa com um jovem Padre  de nossa Igreja em uma Cidade no Estado do Ceará, uma Pastora de uma Igreja (dita)  Assembleiana, ao sabê-lo do Catolicismo Evangélico Salomonita, disse-lhe que sua igreja não tinha identidade, posto que não era, nem católica romana, nem evangélica tradicional, nem pentescostal, nem neo-pentescostal. A nobre irmã não fez nenhuma referência aos Cristãos Unionistas, que surgiram no mundo, graças aos esforços do Movimento Ecumênico Protestante surgido no Século XIX. Não sei se a nobre irmã tem referências da História da Igreja Cristã e principalmente o foco unionista que resultou no Conselho Mundial de Igrejas Cristãs, as Conferências de Fé e Ordem, o testemunho cristão em terras missionárias, o Quadrilátero de Lamberth; aqui no Brasil nas primeiras décadas de 1800 (envolvendo Padres, Políticos, Juristas), o movimento pela abolição do celibato obrigatório para padres, o movimento para que o  sacramento da ordem deixasse de ser impedimento dirimente para o casamento, o movimento (projeto de lei) para que a Igreja Católica do Brasil se desligasse da obediência ao Vaticano,  a instituição de uma Congregação para os Padres Casados e Suas Famílias (por razões pastorais, já que as mesmas ficavam sem assistência religiosa por parte da Igreja Oficial).  Após a promulgação da Constituição da República Brasileira em 1891, mais precisamente de 1897 a 1902, as idéias que fervilhavam  no testemunho de vida do jovem  Teólogo e Pastor Rev. Salomão Ferraz, sua  Declaração de Princípios para testemunho de vida, seu esforço pela união dos cristãos (consoante às diretrizes de Jesus, conforme  o Evangelho segundo João, capítulo 17, versículos 18 a 24), seu ministério de pastoral cristã-unionista, o movimento unionista de 1917, o movimento ecumênico cristão de 1928 e finalmente a Autonomia Eclesial do movimento em 1936, com um franco perfil unionista cristão, reunindo em seu seio cristãos presbiterianos, metodistas, episcopais, vetero-católicos e convertidos de origens diversas.
Cara irmã Pastora, o Catolicismo Evangélico Salomonita tem estado presente no Brasil em três denominações principais, na Igreja Católica Livre até 1965, na Igreja Católica Independente até 2010, na Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana (ICAI-TS) a partir de 2010 e em diversas Ordens e Congregações. Nossa característica comum é o unionismo cristão nas questões da salvação cristã pela graça mediante a fé, a apostolicidade eclesial baseada nos credos ecumênicos históricos e a tradição apostólica que se pode provar no Novo Testamento e que não se oponha às claras diretrizes dos Evangelhos Canônicos, mantendo esforço comum com outras instituições em termos de promoção humana, cidadania e bem estar social.
Quanto à ICAI-TS, igreja a que o Padre do Ceará está jurisdicionado, temos o compromisso canônico de professar a fé católica com espírito fraternal para com todos os crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo(art. 1º Const. Can.); sermos um catolicismo autônomo, composto por verdadeiros cristãos alforriados por Cristo, tanto com relação ao pecado, quanto na vida social e eclesial (§I do art.1º da Const. Can.). Temos uma história de testemunho construída no Brasil, em 1902 com a Declaração de Princípios, em 1915 defendendo a validade do batismo de católicos e protestantes firmados na autoridade das palavras pronunciadas transmitidas pelo próprio Cristo (em Congresso Internacional Protestante), em 1917 através de movimento unionista cristão (em atividades evangelísticas, cultuais e de promoção humana), em 1928 como Ordem ecumênica multicapitular com a participação de diversas denominações cristãs, em 1936 obtendo a autonomia eclesial por decisão de um Congresso Nacional Católico Evangélico Livre. A partir dessa autonomia, preferimos os estilos de Igrejas do Novo Testamento, inspirados na Igreja de Jerusalém, mantendo unidade nas questões da fé bíblica revelada, considerando os evangelhos canônicos como regra balizadora das questões doutrinárias, conservando autonomia administrativa no país onde estiver instalados(daí os ajtetivos livres, independentes, autocéfalos, autônomos). Temos transmitidos a Sucessão Apostólica Histórica para outras Igreja Cristãs que assim o desejam, como para uma Igreja Ortodoxa no Brasil, Uma Igreja Cristã Carismática na Alemanha, uma Igreja Protestante Episcopal no Brasil, como mantemos em abertura para diálogo e transmissão de Sucessão Apostólica para denominações sérias que assim o desejarem.
Quanto à identidade, somos unionistas cristãos, buscando realizar o desejo  de Jesus Cristo, manifestado na sua oração ao Pai, conforme o Evangelho de João, acima referido, tendo portanto uma forte vocação ecumênica, conservando, portanto, caráter católico pela natureza da salvação que Cristo oferece e caráter evangélico, pela fundamentação de nossas idiodoxias.
Usamos um mote definitório: Um catolicismo autêntico (posto que oferece a salvação cristã para todos, de modo geral); voltado par Deus, para os seres humanos e para a pátria onde estivermos instalados; livres de qualquer tutela política, tanto nacional, quanto estrangeira; independente para agirmos, tão somente impulsionados pelo Espírito Santo, em nome de Jesus Cristo e da legítima tradição apostólica de base bíblica e que se harmonize com o contexto do evangelho de Cristo.
A todos os que lerem esta resposta, e a própria Pastora se a ler, a minha Saudação na Paz do Senhor Jesus Cristo e os meus votos de que tenhamos portunidade de nos conhecermos melhor, pois que somos todos salvos pelo mesmo Jesus Cristo, que possibilitou nossa adoção como filhos de Deus, portanto somos irmãos uns dos outros e herdeiros participantes da Vida Eterna, todos compromissados com o Cristo em construirmos o Reino de Deus aqui no planeta terra, o lar que ele nos deu por moradia e para as futuras gerações.
     Que Deus nos abençôe  a todos!
 Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
     Visite o site: www.icai-ts.org.br

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