quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Humanos Participantes do Plano da Redenção Cristã



Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3: 16).
O mundo foi criado, entre outras coisas,  para se constituir em um cenário onde os humanos pudessem se desenvolver e evoluir em sua escalada moral, para quando tal ocorresse, o Filho de Deus se encarnasse como humano na pessoa de Jesus, para então conquistar-nos a salvação, mediante o seu plano de redenção.
Vários seres angélicos colaboraram com os terráqueos, como verdadeiros preceptores pedagógicos, nos auxiliando nesse crescimento  até a dimensão racional e moral. Adquirido esse patamar evolutivo, varios seres humanos se encarnaram e participaram do projeto de Deus para salvar os humanos. Embora existam vários protagonistas, pontuaremos aqui apenas alguns deles, pela importância que lhes damos nos nossos sistemas culturais. Lembramos aqui a figura de Abraão, através do qual se iniciou a comunicação entre Deus e os humanos, conforme relatado no Genesis 12: 1-3. Foi através dele que surgiu a benção de Deus para todas as famílias da terra. Depois, em Siquém, ocorreu uma segunda comunicação entre Deus e Abraão, conforme relata Genesis 12: 7,  quando Deus prometeu dar a  terra de Canaã à  sua descendência. E ainda em Genesis 15, 1, 7, 18, Deus continuou a prometer a dar a terra de Canaã em herança para a descendência de Abraão.  Em Abraão cessaram os sacrificios de seres  humanos e iniciou-se a oferta a Deus do pão e do vinho, através do seu encontro com Melquisedeque, Sacerdote do Deus Altíssimo, Rei da Justiça e da Paz ( Genesis 14: 18-20), o Grande Preceptor dos humanos e lider da equipe de anjos custódios dos humanos.
Outro protagonista neste plano redentivo foi Moisés, conforme relata o livro Êxodo. Foi Moisés o responsável pela libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, instruído pelo Deus de Abraão, de Isac e de Jacó. Foi  Moisés quem recebeu as Tábuas da Lei de Deus, que forneceu parâmetros morais para a organização do povo de Deus. Foi Moisés o responsável pelo ordenamento  jurídico da Nação de Israel, com  a organização de todos os serviços, coforme nos é relatado pelos livros do pentateuco.
O plano de redenção dos humanos da terra, teve outros humanos participando, além de Abraão e de Moisés, como podemos perceber na leitura das Sagradas Escrituras. Esses personagens desempenharam papéis importantes na preparação da humanidade para receber o Cristo de Deus entre nós, e devemos  ser gratos a Deus por isso, pois Ele providenciou os meios para que nossa salvação fosse possível. Profetas, Reis, Sacerdotes, Salmistas, Cronistas, Pessoas Comuns praticantes de uma vida correta e virtuosa, todos protagonizaram as condições da humanidade para receber o Cristo de Deus.
Nessa terceira semana do advento devemos ativar em nossas consciências as atitudes internas e sociais de reconhecimento e gratidão, pelo Cuidadoso Zêlo do Cristo de Deus enquanto Bom Pastor ainda nos céus, antes portanto da sua encarnação, utilizando também seres humanos como protagonistas desta fase de preparação de cenários onde pudesse acontecer o desenvolvimento do povo da terra até atingirmos às condições de seres morais, com capacidades de fazermos escolhas entre o bem e o mal. A atualização desses mistérios em nossas vidas, proposta pela liturgia no Hemerológio Cristão, tem como objetivo expandir nossas consciências (auxese crística) participativas da cansciência do Corpo Místico de Cristo, para a vivência da santidade pessoal e a experimentação da Comunhão com  Deus  e o seu povo em Cristo na terra.
     Que Deus nos abençôe  a todos!
 Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
   Visite o site: www.icai-ts.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário