quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os Pregadores e o Evangelho de Jesus Cristo


Nos dias atuais fala-se muito em  "evangelização", e esta palavra sendo procedente de um religioso dito cristão, pensa-se na evangelização cristã, função missionária dos componentes da Igreja Cristã, em razão de sermos todos participantes do Sacerdócio Universal dos Crentes Fiéis em Cristo.
Os pregadores são diversos, bispos, pastores, padres, diáconos, ministros diversos, freis, freiras, irmãos, irmãs, e outras variações modernas. Utilizam púlpitos, portais, sites, blogs, redes sociais diversas, web-radios, tevês e toda uma parafernália tornada possível pelos modernos meios de comunicação.
 Sabe-se que a evangelização, classicamente, vale-se da dinâmica comunicacional da querigmática, ao anunciar as verdades do Reino de Deus reveladas pelo Arauto Divino; utiliza-se da didática, para adequar a mensagem do evangelho ao nível de entendimento dos ouvintes; e sustenta-se na martiria, para vivenciar as práticas do ensino cristão na própria vida pessoal, através de exemplos de condutas edificadoras, como sal da terra e como luz do mundo.
Modernamente participa-se de  liturgias comoventes, verdadeiras obras primas das artes cênicas,  onde na maioria das vezes não há lugar para o anúncio do evangelho canônico de forma direta, valendo-se de textos afirmadores de ideologias de grupos, ávidos  para manter as suas hegemonias sobre outros;    ouve-se sermões eloquentes, justificadores de diferentes "teologias" criadas para subsidiar estrategias eclesiásticas, vinculadas à alimentação da dependência  popular a uma matriz milagreira, onde o singelo evangelho libertador do Cristo é substituído pelas idéias condicionadoras de uma massa parasita, que busca na Igreja a moeda de troca para o enriquecimento pessoal;   usa-se das mídias e dos modernos meios de comunicação  dizendo-se evangelizadores, mas divulgando na verdade o culto da personalidade  de seus autores, através de meias-verdades bíblicas, descontextualizadas da centragem realizadas em Cristo e propostas por Ele como  Boa Nova Libertadora;  apresenta-se como ministros do louvor por esse Brasil continente, mas na verdade o que se faz é idolatrar o artista, dilapidar os verdadeiros repertórios da música evangélica-cristã, nascidas de um testemunho de conduta pessoal na prática cristã evangélica, ou na interpretação legítima dos textos bíblicos em uma visão soterológica;  distribui-se panfletos junto às massas em nome da evangelização, como se fora evangelização, mas na maioria das vezes,  o que se faz é intimidar as pessoas com textos foras do seu contexto, tornando mais pesadas as suas vidas, e não empoderando-as para a verdadeira busca da possivel salvação que há em  Jesus Cristo, o Filho de Deus;   vive-se hoje com uma pleiade de  pregadores que se afirmam fazendo evangelização, mas o que anunciam são textos secundários ou terciários que falam do evangelho, viciados pelo contexto aos quais se vinculavam no passado, para povos e culturas com costumes e ideologias  defensoras de outros predicados, contraditórios em si mesmos e contrários aos valores presentes nos textos dos evangelhos canônicos, aceitos pelas diversas Famílias Espirituais que compôem a Igreja de Cristo.
Mas nem tudo está perdido meu irmão. Pois os textos dos Evangelhos Canônicos estão disponíveis para nós. Existem muitos irmãos que se esforçam verdadeiramente para colocar as Sagradas Escrituras nas mãos do maior número de pessoas, e ei-la portanto ao alcance de todos nós. Nelas, as Sagradas Escrituras, o  Núcleo Central é o Evangelho de Jesus Cristo. Lá, ele se apresenta em quatro versões, a de Mateus, a de Marcos, a de Lucas e a de João. Evangelizar no cristianismo é centrar nossa pragmática da pregação nestes textos primários. Sabemos que Jesus Cristo não escreveu nenhum livro, mas Ele  durante o seu  Ministério Público, por três anos, escolheu apóstolos e discípulos com os quais conviveu, ensinou e partilhou o ensinamento da prática ministerial. Após sua morte, ressurreição e ascensão, seus discípulos tornaram seus  Epígonos (o discipulo que divulga a doutrina do Mestre) e escreveram os textos  contendo os seus ensinamentos principais.
Se você meu irmão é membro da Igreja Cristã, você participa do Sacerdócio Universal dos Crentes, pois somos membros do Corpo Místico de Cristo, logo participamos do seu Sacerdócio, sendo o nosso dever cumprir a Função Missionária da Igreja de Cristo, pela pregação do seu Evangelho, quer querigmaticamente, quer didaticamente em nossas conversas pessoais, quer martirialmente pela nossa conduta como outros Cristos no mundo, sendo o sal da terra, ou sendo  a luz do mundo.
Se você é um eclesiano cristão e pregador, não deve anunciar outra verdade diversa da Boa Nova do Cristo de Deus. Jesus Cristo quando nos comissionou para a função missionária, Ele foi enfático ao dizer, "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem tiver fidelidade e for batizado, será salvo, mas quem não tiver fidelidade será condenado". O ordenamento de Jesus Cristo para nós é pregar o seu evangelho. Embora  Ele tenha afirmado que a Lei de Moisés, os Profetas e os Salmos falam sobre Ele e os seus dias, podendo ser estudado e ensinado, a dinâmica da pregação deve ser baseada no seu Santo Evangelho.
O Evangelho de Jesus Cristo é a bitola que nos orienta nas questões de fé, de disciplina, de conduta. É o Santo Evangelho que tem a força libertadora, pois é ele que contém as Palavras da Vida Eterna.  Sabemos que Cristo, antes de sua encarnação em Jesus, presidiu a criação da terra para ser o cenário de nossa história de desenvolvimento, até chegarmos à condição de seres morais, com condições de fazermos escolhas entre o bem e o  mal, para desde então e até a época atual, podermos fazer a escolha, a aceitação de Cristo, seu Evangelho e sua Salvação. Para isto é necessário que haja pregadores que anunciem o seu evangelho de salvação.
Irmãos  Pregadores! Anunciem o autêntico e genuíno Evangelho de Cristo! Não desviem suas pregações na busca do reconhecimento da eloquência acadêmica, da admiração pessoal, das suas ideologias pessoais ou grupais, mas seja fiel ao Chefe da Igreja, Jesus Cristo o Filho de Deus e faça a Verdadeira Evangelização, anunciando o único Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, o único através do qual obtemos Vida Plena e Salvação Eterna desde aqui e agora.
    
  Que Deus nos abençôe  a todos!
       Dom Felismar  Manoel
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
   Visite o site: www.icai-ts.org.br
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário