quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Anímico e o Espiritual





O ser humano é um componente do reino animal e não se pode negar esta realidade. Sendo um elemento desse reino, ele traz a herança do filo dos vertebrados em seus esquemas neuro-encefálicos, tendo tais traços como potenciais, na memória corporal filogenética e na programação biológica a ele fornecida pelo Autor da Vida. Além disso, o ser humano tem na sua história de vida, imbricada com os elementos socioculturais e ambientais experienciados, registros  que ficam armazenados na memória corporal ontogenética. Todos esses dados irão formar a sua memória corporal arcaica, presente nos escaninhos do seu inconsciente durante toda a sua  vida.
 O sistema neuro-encefálico do ser humano é formado de um bloco mais antigo, denominado de córtex reptiliano, contendo este a programação biológica  que subsidia as dinâmicas das  pulsões de vida e existência; além desse bloco, existe um outro menos antigo, denominado de córtex paleomamífero, contendo este os elementos que subsidiam as dinâmicas da vida emocional e afetiva; e ainda, bem mais recente, existe um bloco denominado neocórtex, que subsidiam a dinâmica da vida gregária e racional. Este bloco neuro-cortical é bastante ampliado nos seres humanos e subsidiam as dinâmicas da inteligência, do psiquismo e da espiritualidade.
Este conjunto orgânico referido compõe o sistema de adaptação dos animais ao seu meio, constituindo para os humanos em um verdadeiro mecanismo de autopoiese, permitindo que os elementos experienciais da sua história de vida, imbricados aos elementos significativos da sua socioculturalidade e do seu ambiente, construam a sua mente e o seu aparelho psíquico que se manifestarão de modo dinâmico como alma.
Os seres humanos nestas condições atingem a dimensão espiritual, mediante a conquista da sua capacidade de autorreflexão, do cultivo de ideais altruistas e de sentimentos nobres, tornando-se imagens e semelhanças do Criador. Entretanto, este complexo aparato psicorgânico do ser humano, poderá produzir fenômemos anímicos, reforçadores das ideologias grupais partilhadas culturalmente por ele, desviando-o da verdadeira espiritualidade proposta por Jesus Cristo em seu Santo Evangelho.
Existem diferentes fenômenos de natureza anímica, que nada tem a ver com a espiritualidade cristã, mas que podem  iludir o cristão, reforçando as ideologias  cultivadas por seus grupos, quando sua Igreja se horizontaliza doutrinariamente, nas crenças baseadas nas aspirações do mundo, nas aspirações do poder, nas aspirações dos prazeres da carne, da riqueza, da importância social, das facilidades da vida. As doutrinas das Igreja Cristãs necessitam se verticalizarem em direção a Cristo somente, baseando-se nas orientações do Evangelho como bússola para dissipar dúvidas, se um procedimento é compatível com as orientações do Espírito Santo.  Um crente cristão sensivel anímicamente, poderá produzir inúmeros fenômenos psíquicos influenciadores de sua vida e da vida dos demais crentes  e que nada tem a ver com a dinâmica do Espírito Santo direcionador da Igreja. É preciso ter em mente, que Deus respeita o livre arbítrio do ser humano, e é mediante as suas escolhas, como ser moral que é, que ele será recompensado. O caminho para se ter certeza se uma conduta, um comportamento, uma doutrina, uma crença, uma ideologia, procede da parte de Deus, é que ela esteja de acordo com o claro ensino do evangelho. Não é suficiente crer que Jesus Cristo é o Filho do Deus Vivo, pois isto até os demônios crêm, é necessário que tenha fidelidade aos ensinamentos de Jesus Cristo. Somente assim, estaremos uno com Ele, o Pai e o Espírito Santo, em santa comunhão, para merecer o derramamento do seu Santo Carisma através de um permanente pentecostes enriquecedor da Santa Igreja de Cristo.
Os fenômenos psíquicos verificados em nossas reuniões, sempre confirmadores das ideologias cultivadas por nossos grupos eclesiais, às vezes preocupados com fofocas das vidas alheias, são frutos do animismo psíquico, inerente a nossa condição humana, na maioria das vezes alienadores da verdadeira espiritualidade cristã e nada tem a ver com  o pentecoste  sagrado de Deus.
O irmão, ou a irmã, que é um sensitivo anímico, que experimenta sensações arrebatadoras nos encontros  religiosos, ore a Deus e estude o evangelho. Compare se os conteúdos de suas experiências se enquadram nos ensinamentos  do Cristo, ou se são posições confirmadoras de crenças alienadoras, ou até mesmo contrárias ao Evangelho Libertador do Cristo. O irmãos  poderão ser iludidos com experiências  espúrias de mediunidade, profetismo, iniciação, ou coisas semelhantes, iludindo a si mesmo e os irmãos por algúm tempo, primeiramente sentindo uma certa euforia confortadora, mas depois misturadas com momentos de encantamento e/ou frustações. Para colocar o seu animismo psíquico disponível para o Espírito Santo, é preciso qua a sua conversão seja verdadeira, integral, envolvendo a mente, as emoções, o psiquismo e o corpo, através da elaboração de um novo ser, uma nova creatura em Cristo. É preciso que as coisas  velhas já não mais existam, mas que o Cristo exista em você.
No caminho da verdadeira espiritualidade cristã, com fenômenos anímicos ou sem fenômenos anímicos, é necessário que a nossa conversão seja perene, se renove a cada dia, oremos a Deus, estudemos  o Evangelho  e busquemos a regeneração operada pelo Espírito Santo através das abundantes Graças disponibilizadas pela Salvação que há em Cristo, o Filho do Deus Vivo. A verdadeira espiritualidade cristã existe individualmente na vida  do crente fiel, é partilhada congregacionalmente na comunhão com Deus e os irmãos em Cristo e se exerce em apoio a denominação intitucional para o progresso das ações de Cristo no mundo.
     Que Deus nos abençôe  a todos!
           Dom Felismar  Manoel
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
      Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário