quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Árvore da Vida Eterna



  “”Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas
      raizes um renovo frutificará. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor,
      o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de
      fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.””
                           Isaias 11:1 e 2 (Almeida Atualizada)


A Igreja Cristã é a Árvore da Vida Eterna, pois Jesus Cristo é o seu Tronco, os Apóstolos são seus galhos e Nós somos seus ramos, folhas e frutos.
É Jesus Cristo que nos doa a Seiva da Graça que nos mantém na Vida Eterna, desde aqui e agora. É através dos Apóstolos que recebemos  o Conhecimento do Evangelho Salvador de Jesus Cristo, os Dons   Eclesiais e os Sacramentos Sagrados, mediante a Sucessão Apostólica Histórica presente no Planeta Terra pelo Ministério dos Bispos, Pastores, Presbíteros, Diáconos, Ministros do Templo, Crentes Fiéis e todo o Povo de Deus enfim.
Por Jesus Cristo Deus Pai nos recebe como Filhos, e por Amor ao seu Cristo e a Nós,  nos Vivifica mediante o seu Santo Espírito, enquanto estivermos ligados ao Tronco da Árvore da Vida que é Jesus Cristo.
Temos o Livre Arbítrio para manter fidelidade à Palavra de Deus revelada por Jesus Cristo, através de nossas condutas e exemplos de vida, ou para nos afastar dela e seguir o mundo com suas fantasias,  ceder às paixões da carne com suas cobiças, ou atender aos apelos dos falsos profetas, falsos cristos, espíritos embusteiros, levianos, ou seguidores de satanás. Os que se mantiverem ligados ao Divino Tronco que é Jesus Cristo, terão a participação na Vida Eterna desde aqui e agora, já os que se distanciarem de Jesus Cristo, por falta de fidelidade aos seus ensinamentos, não terão a Vida da Graça, mas estarão apartados de Jesus Cristo, mesmo que frequentem a Igreja, e portanto, não farão parte do Povo de Deus que caminha para a Pátria Celestial, a Divina Jerusalém.
A Árvore da Vida Eterna, a Igreja de Jesus Cristo, purifica o ar ao seu redor tornando-o saudável, fornece sombra e conforto a todas as creaturas de Deus, ela alegra o seu ambiente com as suas flores e alimenta com seus frutos os seres de boa vontade. Nela  existe santidade,  paz, acolhimento, fraternidade, proteção e abrigo para todo o Povo de Deus.
Vamos traçar aqui um esquema dessa Árvore, seu Tronco, seus galhos, seus ramos, folhas, flores e frutos:

1 - O Tronco Divino é Jesus Cristo;
2 - Do Tronco Divino, Jesus Cristo, brotam Doze Galhos que são os              Apóstolos que organizaram as Primeiras Igrejas (Igrejas Mães), dos    quais derivam a Sucessão Apóstólica Ministerial;
3 - Dos Doze Galhos, os Apóstolos de Jesus Cristo, surgem os múltiplos ramos, que são as Igrejas Locais, sustentando as folhas, as flores e os frutos, que somos  nós os Eclesianos, Crentes Fiéis, enquanto Sal da Terra e Luz do Mundo, formando o Povo de Deus que caminha.
Assim temos:
*** Jesus Cristo, o Tronco Divino e Chefe da Igreja;
*** Patriarcados de Origem Apostólica (ainda existem cinco), dos quais derivam Igrejas Locais para várias partes do Planeta Terra;
*** Múltiplas Igrejas Locais (usando nomes diversos), testemunhando a Jesus Cristo e a sua Salvação mantenedora da Vida Eterna, espalhadas por várias regiões do Planeta Terra. São as seguintes:

I - Igreja Patriarcal de Constantinopla - Trabalho apostólico iniciado pelo Apóstolo André - Este Patriarcado tem liderança ecumênica com  comunhão eclesial junto aos cristãos católicos apostólicos ortodoxos de todo o mundo, mantendo sua linhagem de Sucessão Apostólica até os dias atuais, com várias Igreja Locais em diferentes partes do mundo;
II - Igreja Patriarcal de Alexandria - Trabalho apostólico iniciado por Marcos - Este Patriarcado utiliza também o  Título de Papa para seu titular, são católicos apostólicos ortodoxos , mantendo sua linhagem de Sucessão Apostólica até os nossos dias, com Igreja Locais espalhadas por várias regiões do planeta terra;
III - Igreja Patriarcal de Antióquia - Trabalho apostólico iniciado por Barnabé e Paulo, O Apóstolo Pedro foi seu Bispo, do ano 45 ao ano 53, indo depois para Roma.  Este Patriarcado  passou por várias situações de instabilidade  política e também algumas heresias, o que motivou o surgimento de alguns Patriarcados próprios, como o do Nestorianismo, Monofisismo, Monotelismo, Maronita, Caneasiana.  Os Cruzados (católicos romanos) em 29/06/1098,  invadiram Antióquia, depuzeram o Patriarca Ortodoxo e impuzeram um Patriarca Latino durante cem anos,  até  1268, quando  os árabes conquistaram a Antióquia e houve o retorno do Patriarca Ortodoxo, fugindo então os Patriarcas Latinos para Roma, mas mantendo seus títulos. Este Patriarcado pertence também ao catolicismo apostólico ortodoxo e mantém sua linhagem de Sucessão Apostólica até os dias de hoje, estando presente com Igrejas Locais em múltiplas regiões do mundo moderno;
IV - Igreja Patriarcal de Jerusalém - Trabalho apostólico sob a direção de Tiago (Jacob) - A Igreja de Jerusalém  constituia uma pequena diocese sujeita ao bispo de Cesaréia, do Patriarcado de Antióquia, até o ano 45. Sua autonomia  aconteceu no ano 451, quando o IV Concílio Ecumênico lhe outorgou a independência total com o título de Patriarca ao seu Arcebispo Juvinélio. Este Patriarcado também pertence ao sistema católico apostólico ortodoxo, mantendo sua linhagem de Sucessão Apostólica até nossos dias, estando presente com Igrejas Locais em várias regiões da terra;
V - Igreja Patriarcal de Roma - Trabalho discipular iniciado pelos cristãos dispersos que foi pastoreado por Paulo e também por Pedro, segundo a tradição, a partir do ano 53.  Esta Igreja sofreu muita perseguição por parte dos Imperadores de Roma, tendo muitos cristãos sendo martirizados aí em favor da fé. Durante as perseguições esta Igreja viveu nas catacumbas de Roma, um período de forte poder espiritual, deixando se influenciar depois, pela política dos Imperadores, após a decretação da paz. Esta Igreja separou-se da comunhão com os católicos apostólicos ortodoxos em 1054, com claras idéias de hegemonia sobre o mundo cristão. Ao longo da história esta Igreja transformou-se em um Estado Político (Vaticano), sendo o seu Patriarca (Papa) o Governante deste Estado, mantendo Embaixadores (Núncios) em diferentes paises, e na sua política de hegemonia sobre o mundo cristão, adotou o perfil de uma Empresa Multinacional, mantendo seus representantes (Cardeais) nas várias regiões onde atua. Houve uma época em que patrocinou muitas atividades diabólicas em nome de Deus, como as Cruzadas, o Silabus,  a Inquisição, o Ultramontanismo, desviando-se claramente do espírito do Evangelho do Cristo. Continua com pretenções de ser a única Igreja verdadeira, embora alimentando claras posições anti-evangélicas ainda nos dias de hoje, como a proibição de casamento para os padres e madres, a afirmação de  que o papa é o substituto <vigário> de Cristo na terra,  a afirmação de que o papa nunca erra em questões religiosas, o incentivo e cultivo do culto das imagens <poibida nos mandamentos da Lei de Deus, conforme a bíblia>, a alimentação  e cultivo das doutrinas de espíritos que se manifestam para os videntes como se fossem a mãe de Jesus, com idéis  contrárias à s orientações do Evangelho de Jesus.  Houve época em que usava como símbolo uma Tiara com Tríplice Coroas, como Imperador  Mundial, sobre a Igreja, sobre os Povos e sobre os Governantes (ultramontanismo).
Esta Igreja mantém uma Sucessão Apostólica Histórica genuína, mas com manchas em sua legítimidade, pois houve época em que houve três Papas ao mesmo tempo, um em Avinhão, na França, e dois na Itália, todos se afirmavam verdadeiros e se excomungavam mutuamente. Apesar disto, como Deus escreve certo em linhas tortas, esta Igreja Patriarcal é responsável pela expansão da pregação do Evangelho de Cristo no Ocidente, dela derivando diversos ramos de Igrejas Locais com fiel testemunho cristão, como as Igrejas de Confissão Luterana e as diferentes Igrejas Evangélicas atuais, as Igrejas Católicas Apostólicas Livres em diferentes paises, como nas Filipinas, na França, na Inglaterra, na Holanda, em Portugal e no Brasil com a Igreja Católica Apostólica Livre no Brasil, a Igreja Católica Apostólica Brasileira, a Ordem de Santo André, a Igreja Católica Apostólica Independente no Brasil e a nossa tão querida Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana. Nós somos os ramos que devemos estar unidos ao Tronco Jesus Cristo,  pois somente Ele é capaz de nos fornecer a Seiva da Graça, para o desempenho de nossas tarefas como folhas, flores e frutos. É preciso que lembremos sempre ser do Tronco  que nos vém a Graça, o Poder, a Salvação, a doutrina. Apenas derivar  da linhagem dos galhos históricos não é suficiente, nem confirma a autenticidade da Igreja de Cristo. Procuremos ser a Igreja de Cristo! Convertamo-nos a Ele a cada dia de nossas vidas! Saiamos dos erros históricos e cultivemos a Boa Nova de Salvação, conforme contextualizada no Evangelho de Jesus Cristo.
   Que Deus nos abençôe  a todos!
       Dom Felismar  Manoel
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
   Visite o site: www.icai-ts.org.br
          



Nenhum comentário:

Postar um comentário