Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
O Catolicismo Evangélico Salomonita inicia-se no Brasil fundamentado em uma espiritualidade de base bíblica, elaborada pelo Reverendo Salomão Ferraz em 1902. Em torno dela ao longo do tempo se ajustaram algumas devoções particulares, de diferentes células que se organizavam na Igreja Local.
A Igreja Local é o centro dinamizador do Catolicismo Evangélico Salomonita, que reune os crentes fiéis em Comunidades, tendo à frente um Presbítero substituíndo o Bispo da Região, auxiliado pelo Corpo de Diáconos, os Ministros do Templo e os Membros da Congregação, que podem estar organizada em diferentes células, com manifestação de diferentes carismas, devoções e espiritualidades especiais, assumindo todas a função missionária da igreja, no Sacerdócio Universal dos Crentes em Cristo.
No Catolicismo Evangélico Salomonita não se cogita de um poder episcopal de caráter pessoal, colado a uma pessoa, superior aos demais componentes da Igreja; a Chefia Suprema da mesma é Jesus Cristo, manifestada pela ação do Espírito Santo que a dirige. Os Bispos buscam o consenso entre seus pares para as questões controversas e se constituem, juntamente com todos os demais Clérigos e os crentes fièis, em Comissários de Cristo, para a construção do Reino de Deus na terra, conscientes que todos são membros do seu Corpo Místico, e em consequência, participantes do Único e Legítimo Sacerdócio Universal entre Deus e o povo, o de Jesus Cristo Filho do Deus Vivo. A função do Clero e dos Ministros ou Ministras do Templo, é serem servidores da Comunidade do Povo de Deus.
O Sacerdócio Cristão se insere no Sacerdócio de Melquisedeque, e neste só há um Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, que o exerce no céu, como Advogado de Todos Nós junto a Deus. Aleluia!
Estas Células se organizam em nossas Igrejas Locais , desenvolvendo suas atividades espirituais durante a semana, e aos domingos se encontram todos na Mesa da Santa Ceia no Templo, para celebrar o Amor entre os irmãos e a Santa Comunhão entre Deus e o seu Povo, reunidos no Amor de Cristo.
Assim, os Presbíteros que exercem funções Pastorais, devem estimular nos crentes fiéis das comunidades, o engajamento nas devoções centralizadas em Cristo e que sejam através de experiências progressivas, através de escalonamento, passando pelos estágios de Postulantes, Aspirantes e Professos. Como todos os batizados participam do Sacerdócio Universal de Cristo, que aponta o Livre Acesso a Deus por meio de Jesus Cristo, todos podem usar a Comenda Sacerdotal sobre as vestes nos encontros solenes e nas celebrações litúrgicas.
Denomina-se por Comenda Sacerdotal, uma estola um pouco mais estreita, com três cruzes de braços iguais, duas nas pontas e uma no centro, simbolizando o equilibrio que deve ser buscado e cultivado por todos aqueles que estão no mundo sem ser do mundo, tanto no plano físico, como no plano mental e no plano emocional. Trata-se de uma estola fechada, pois têm suas duas pontas aderidas uma na outra, para alertar que esse Ministério se faz em união com a Igreja Congregacional. Significa que todo batizado participa do Sacerdócio Universal de Cristo como Membro do seu Corpo Místico, cuja função é apontar o livre acesso a Deus por meio de Jesus Cristo, a Única Ponte legítima entre Deus e os Humanos. Foi dessa Comenda Sacerdotal que derivaram os usos das “fitas” nas irmandades religiosas.
O Catolicismo Salomonita possui ricas linhas de espiritualidades que podem ser desenvolvidas nas comunidades, como células, para envolver o senso devocional das pessoas, principalmente as pessoas mais simples; o livro de Liturgia Devocional, publicado em 1934, é bastante rico e fornece subsídios para a atuação dessas linhas de espiritualidades, podendo as mesmas serem iniciadas pela facilidade e singeleza de seu espírito apostólico. Como segue:
1 - Confraria Salomonita – trata-se de uma linha de espiritualidade posta em prática pelo Venerável Bispo Salomão Ferraz desde 1902. Pode fazer parte desta confraria homens e mulheres que adotam a Declaração de Princípios de Salomão Ferraz para orientar as suas vidas no dia-a-dia. Trata-se de uma devoção cristã centrada na Bíblia, com ênfase no Evangelho de Jesus. Poderá ser organizada em cada paróquia, ou nos núcleos comunitários, com reuniões dos Confrades duas vezes por semana, durante a semana para estudo bíblico e temas de interesse da Confraria e aos domingos no culto oficial da paróquia. Aos Primeiros Domingos do Mês durante a Missa há a Solene Cerimônia da Comunhão dos Santos, onde todos devem trazer sua Comenda Sacerdotal na côr roxa sobre as vestes (símbolo da plenitude das virtudes cristãs que os humanos devem buscar).
2 - Confraria de Santo André e Felipe – Trata-se de uma devoção a Jesus Cristo, centrada no seu Evangelho Libertador, exercida por homens e mulheres, inspirada nos trabalhos dos apóstolos André e Felipe, cujos confrades mantém um encontro durante a semana na casa de algum membro da comunidade que deseja recebê-los, para estudar o evangelho e por em prática algumas das obras benemerentes recomendadas por Jesus Cristo, socorrendo as pessoas em suas necessidades, e participam aos domingos do culto oficial da paróquia. A Confraria de André e Felipe tem a preocupação de levar as pessoas a conhecerem a Cristo como salvador e de promover a pessoa humana. Aos Primeiros Domingos do Mês participam da Solene Comunhão dos Santos portando a sua Comenda Sacerdotal na côr amarela sobre as vestes (símbolo dos melhores atributos existentes nos seres humanos, que devem ser buscados).
3 - Legião de Cristo Rei – Trata-se de uma devoção a Jesus Cristo centrada no propósito de promover na terra as obras do Abençoado Reino de Deus cuja efetivação foi consumada pelo próprio Cristo nas aras da cruz, antes da sua morte. Trabalha-se no sentido de implantar as obras referidas nas bem-aventuranças reveladas por Jesus Cristo. Os Legionários de Cristo Rei dedicam um dia durante a semana nas atividades de estudos, reflexão e benemerência e participam aos domingos no culto oficial da paróquia. Aos primeiros domingos participam da Solene Comunhão dos Santos ostentando a sua Comenda Sacerdotal na côr branca sobre as vestes (símbolo da síntese de todas as qualidades boas existentes no homem Jesus, que podem ser imitadas por todos).
4 - Congregação do Espírito Santo – Trata-se de um movimento dos jovens centrados na busca da orientação do Espírito Santo para orientar as suas vidas e a vida da Igreja, no sentido de encontrar novas formas de testemunho da fé cristã no mundo, ou de sustentar antigas e ainda válidas formas de testemunho cristão. Os Congregados do Espírito Santo se reunem uma vez durante a semana para refletir sobre o Evangelho de Jesus Cristo, orar e louvar a Deus e buscar orientação do Espírito Santo para dirigir as suas vidas, a vida da Igreja, a vida das famílias e a vida social. Aos domingos participam do culto oficial da paróquia e aos Primeiros Domingos do Mês participam da Solene Comunhão dos Santos ostentando a sua Comenda Sacerdotal na côr verde sobre as vestes (símbolo da esperança de um mundo melhor orientado pelo Espírito Santo, que deve ser alimentada e sustentada).
5 - Congregação das Famílias com Maria – Trata-se de um movimento das famílias com Maria junto a Jesus. Geralmente as famílias se reunem aos sábados para fazer estudos e reflexão sobre o evangelho de Jesus, recitam o Oficio da Virgem Maria e buscam soluções para problemas familiares. Essas reuniões podem ser nas residências de alguma família, nos clubes das comunidades, nos salões ou no templo da paróquia. Aos domingos participam do culto oficial da paróquia e aos Primeiros Domingos do mês participam da Solene Comunhão dos Santos ostentando a sua Comenda Sacerdotal na côr azul celeste sobre as vestes (símbolo da serenidade, diálogo e compreensão que se requer na vida em família).
6 - Congregação do Sagrado Coração de Jesus – Trata-se de um movimento de pessoas que desejam orar, fazer preces, correntes de orações e intercessões a favor das diferentes causas que afligem a humanidade, ou pessoas necessitadas, dirigidas à Deus por mediação de Jesus Cristo. Os Congregados do Coração de Jesus se reunem durante a semana, geralmente às sextas-feiras para refletir sobre o evangelho de Jesus e orar pelas diferentes intenções que constam da sua pasta de intençoes. Aos domingos todos participam do culto oficial da paróquia e aos Primeiros Domingos do Mês participam da Solene Comunhão dos Santos, ostentando a sua Comenda Sacerdotal na côr vermelha sobre as vestes (símbolo do intenso amor do sagrado coração de Jesus por todas as criaturas, que deve ser imitado).
A Solene Comunhão dos Santos é a declaração e juramento coletivo do Credo Social do Catolicismo Evangélico Salomonita, proposta no Ritual Brasiliense, para que ocorra em dias especiais e nos primeiros domingos do mês, durante a celebração da Santa Missa.
Assim os Presbíteros Pastores, devem formar e conduzir a dinâmica devocional dos Eclesianos no sentido de uma autêntica consciência cristã, de modo progressivo, crescente, responsável, sem heresias, sem o cultivo de idéias pagãs. Deve direcionar a devoção popular de acordo com as ideologias do Catolicismo Evangélico Salomonita, divulgá-las, honrá-las com a sua presença sempre que possível.
As Células formadas por essas diversas irmandades são lideradas pelos seus Zeladores, ou Zeladoras, escolhidos, ou escolhidas entre os membros componentes, com o apoio pastoral dos Presbíteros, podendo também terem os seus Vogais.
Que Deus nos abençôe a todos!
Dom Felismar Manoel
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário