quarta-feira, 6 de julho de 2011

Credo Social do Catolicismo Evangélico Salomonita


O Catolicismo Evangélico Salomonita, desde seus primeiros movimentos organizados no Brasil, teve uma preocupação muito clara sobre a convivência cristã ecumênica  e sobre a formação da consciência social de nossa  "maioridade" nacional, política e religiosa, que deveriam ser características básicas dos verdadeiros cristãos de qualquer denominação religiosa, cônscios de sua cidadania brasileira, esta como qualquer outra cidadania, símbolo da verdadeira cidadania da Jerusalem Celeste, que é aspiração comum dos discípulos do Meigo Rabi da Galiléia.  
Na Declaração de Princípios de 1902, quando o Reverendo Salomão Ferraz elaborou  regras orientadoras para um comportamento adequado, tanto para si  quanto para seus irmãos eclesianos, colaboravam essas regras para uma participação  edificante  do Povo de Deus na sociedade na qual se inserisse;  =====> assim também  nas ações iniciais da Irmandade de Santo André em 1917,  que propunham convivência harmoniosa entre os crentes e  empenho,  para que além dessa convivência,  construissem uma comunidade  de serviço na construção de um mundo melhor, pela prática do evangelho e pelas luzes do saber que deveriam divulgar;  =====> evoluindo nos Estatutos da Ordem de Santo André em 1928,  incentivava a convivência ecumênica cristã e a instrução e educação das massas,  além das obras de benemerência; =====> em 1936, quando o movimento católico salomonita  ganhou a Autonomia  Eclesial no Brasil, as  igreja locais tinham  como dever estatutário, além dos aspectos eclesiais comuns às igrejas,  a tarefa de desenvolver ações baseadas em seu credo social, visando uma sociedade melhor sob o prisma do evangelho de Cristo; =====> as constituições eclesiais que surgiram em 1965 e suas reformas posteriores, perderam de vista uma definição do Credo Social, muito embora não o tenha refutado, mas ele permanecia como peça decorativa, ou um ítem incômodo do Ritual Brasiliense, permanecendo assim até 2010, por ocasião de nosso movimento restaurador do Catolicismo Evangélico Salomonita, quando voltamos a reproduzir como nossas finalidades constitucionais, aquelas  mesmas que foram definidas na primeira constituição da Igreja Católica Livre. =====> Hoje as  Normas Constitucionais da Igreja Católica Apostólica Independente de Tradição Salomoniana - ICAI-TS,  em seu artigo segundo, onde descreve suas finalidades, consagra três  ítens que repercutem as preocupações de seu credo social, pois  aponta como tarefa    "incentivar a instrução e educação das massas;  preparar o povo para o legítimo exercício da liberdade e cidadania,  em uma democracia que deve ser baseada no espírito do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo;      promover  a fraternidade cristã e a solidariedade entre os humanos, para a construção  da paz, do bem e da plena manifestação da vida no  planeta terra".
O nosso Credo Social, de modo formal, está exposto no Ritual Brasiliense, na Liturgia da Santa Missa, o qual deve ser jurado pelas comunidades eclesiais (em 30 de novembro) na Comemoração de Santo André Apóstolo - Dia Nacional da Profissão de Fé e Renovação de Compromissos -, nas Profissões de Fé extemporâneas e na Formulação de Votos Religiosos.
O compromisso com o Credo Social é formulado durante a  Santa Missa, antes da Sagrada Comunhão, perante a maior Autoridade Clerical que estiver presente no Oficio Religioso.  Como segue:
Renovemos, irmãos, o juramento de nossa lealdade ao Senhor, ao seu Império e a obra da universal restauração de tudo em Cristo.
Crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, e aqui perante a sua Santa Mesa, à vista de Deus, o Eterno Pai, e da Bem-Aventurada Santa Maria, dos Anjos e de Todos os Santos; em comunhão com a Igreja Universal, no passado, no presente, e no futuro, visível e invisível; Sentímo-nos honrados e felizes em tão gloriosa companhia: e mais uma vez nos declaramos solidários com Cristo, o Rei Supremo, na obra da redenção universal - no íntimo das almas e na vida social dos seres humanos.
E para este efeito reconhecemos:
* Que Deus é o Pai comum de toda a humanidade;
* Que todos os humanos são irmãos, sem nenhum impecílho de raça, de nacionalidade, de classe, de gênero, de identidade e de credo;
*  Que os mais pequeninos e humildes membros da família humana são os que merecem maior cuidado e solicitude de seus irmãos:  para que....   não lhes falte o trabalho honroso, o pão, o abrigo o agasalho, e tudo que impõe  ao respeito a pessoa humana, com as luzes do saber e a flama da fé que leva os seres humanos à Deus, a fonte suprema da luz, do amor e de todo o bem.
E faremos tudo o que estiver em nós para que o mal seja banido do mundo, e as bençãos da vida, temporais e espirituais, sejam partilhadas por todos os seres humanos na face da terra, que por ser a morada da humanidade encarnada e das outras criaturas de Deus que conosco compartilham o fenômeno da vida, deverá receber de nós o empenho para que haja nela a plenitude de saúde e vida.
Assim o cumpriremos, na força do Senhor, com todos quantos confessam o seu nome, e que também participam, como nós aqui, do Pão da Vida, no banquete de Deus. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
     Que Deus nos abençôe  a todos!
             Dom Felismar  Manoel
    Catolicismo  Evangélico  Salomonita
        Visite o site: www.icai-ts.org.br
         

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