domingo, 5 de dezembro de 2021

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.

Abuna Philoseleos




Início do Ano Eclesial – Mística Cristã Apostólica no Diretório Litúrgico Temporal:

I Onda - da Theoanthropéia - Arco descendente -

(Deus se volta para a humanidade para realizar o Grande Mistério da Sarkosis Soteronômika / Encarnação Salvadora do Senhor).


Na Theoanthropeia Deus realiza seu Ágape Sagrado amando incondicionalmente as suas criaturas, em geral; cria a terra como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade, mediante o seu desenvolvimento (evolução criativa) e no devido tempo, pela santa encarnação soteronômica (mistério da hagia sarkosis) de seu próprio Filho Unigênito, em função vicarial da humanidade anodosiana (desviada dos propósitos iniciais da criação da humanidade) no tempo pós lapsoriano.


Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos (pleroma) se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, manifestando o mistério da HAGIA SARKOSIS, se torna um humano como nós exceto no pecado, vivenciando todos os mistérios da salvação – O Filho de Deus se torna também Filho do Homem.



===> A Sagrada Liturgia na Comunidade Adorante atualiza esses mistérios ao longo do ano cristão, na vida dos crentes fiéis batizados, posto se constituírem em membresia da corporeidade mística eclesial de Cristo no mundo, até o fim dos tempos seculares. -





Hemerológio Cristão 1995 (ano 2021/2022) – Diretório Litúrgico Anual.

1.1 – tempo da chegada – aphixis / advento – quatro semanas de preparação com seus mistérios principais.


05/12/2021 - 2ª semana do Ano Eclesial - (SAE) - 2º Domingo do Advento - Reflexões sobre Os Oráculos Divinos da Palavra de Deus:

- Leia refletidamente os textos (I, II, III e IV) referenciados das Sagradas Escrituras -



Mistério Litúrgico – (1) Dinamização da vida na ordem das criaturas de Deus na terra; (2) criação encarnada da humanidade e locação no Éden; (3) falha atitudinal do primevo casal e sua consequente expulsão do Éden para a terra árida; (4) preceptoria da humanidade terrena pelos santos anjos, sob o comando de Melquisedeque, para seu desenvolvimento e evolução maturadora no pleroma.



(1) Dinamização da vida na ordem das criaturas de Deus na terra;

===> (I) No capítulo 1 versículos 9 a 25 do Gênesis relata a manifesta vontade de Adonai Deus, na criação e dinamização de toda a ordem criada na terra; além das estruturas minerais do solo e das estruturas siderais dos céus já criadas, agora surge a vida e existência manifesta dos vegetais e animais diversos. <=== - (Gênesis 1: 9 a 25) -


(2) criação encarnada da humanidade e locação no Éden;


===> (II) No capítulo 1 versículos 26 a 31 do Gênesis, Adonai Deus aponta a criação da humanidade terrena, usando a linguagem plural (*), no sentido de fazer-nos à sua imagem e semelhança, macho e fêmea, ordenando-nos à fertilidade e a multiplicação para encher a terra; no Capítulo 2, nos versículos 1 a 25, há um relato do Elohim de Deus sobre a criação ocorrida, revelando haver Adonai Deus ter criado também o Éden (jardim apravel), onde colocou a pessoa criada (do pó da terra) para ali viver e cuidar (mordomo cuidador); apresentou a ele todos os animais vivos para que ele desse-lhes um nome; e para que não vivesse só, criou para ele uma companheira, a partir do seu próprio corpo (costela), dizendo-lhes que poderiam ambos comerem os frutos do solo, com exceção dos frutos da árvore do conhecimento (o bem e o mal) e da árvore da vida (eternidade).(*) Alguns interpretes desses ensinamentos, acham que Adonai Deus usou o plural majestático de uso comum na linguagem dos reis da época; outros acham que foi um interlóquio entre as Pessoas da Santíssima Trindade; e outros ainda interpretam que Adonai expressava junto às Sagradas Hieraquias do céu. <=== Gênesis 2: 1 a 24.


(3) falha atitudinal do primevo casal e sua consequente expulsão do Éden para a terra árida;

===> (III) No capítulo 3, versículos 1 a 25 do Gênesis vamos encontrar o relato da falha do primevo casal edênico, não cumprindo o propósito de Deus para a humanidade (uma vida de reverente conduta conforme a ordenança de Deus), comendo do fruto que lhes era proibido; a mulher alegou a sedução da serpente e o homem alegou o convencimento pela mulher (nossa tendência de justificar os erros cometidos); se percebem nus e buscam se cobrir e se escondem da presença de Deus, mas Deus os interroga mesmo assim; Deus lança um interdito sobre a serpente (comer do pó da terra) e sobre o casal (o homem viverá do suor do seu rosto para obter seu alimento, e a mulher terá um parto doloroso); põe inimizade entre a descendência da serpente (esta tentará ferir o calcanhar do descendente da mulher – vulnerabilidade das baixas pulsões instintuais da humanidade - e o descendente da mulher esmagará a cabeça da serpente (o Cristo, filho da mulher Maria obteve vitória sobre o pecado, o mundo e as pulsões carnais) – aqui se admite em Deus a concepção de um plano salvador da humanidade através do ventre da mulher Maria; - o adão formado do solo dá nome à mulher, eva, a mãe dos viventes. São expulsos do éden e enviados para a terra árida, para cuidá-la e cultivá-la. Deus bloqueia a entrada do éden para evitar maiores danos. <=== Gênisis 3: 1 a 25.



(4) preceptoria da humanidade terrena pelos santos anjos, sob o comando de Melquisedeque, para seu desenvolvimento e evolução maturadora no pleroma.


===> (IV) A preceptoria da humanidade no início de sua caminhada aqui na terra, sob o ministério de Melquisedeque e suas equipes de anjos custódios, é uma crença de antigos costumes religiosos, não havendo um texto bíblico explícito sobre tal questão, mas sabemos com segurança contextualizada nos Escritos Sagrados, que o ministério dos anjos é constituído a favor dos seres humanos; cremos também ser funções das Sagradas Hierarquias assistir na manutenção teleonômica da ordem da criação, na qual estamos inseridos. Acreditamos que na infância da evolução criativa, nossa humanidade foi assistida e custodiada pelos santos anjos, sob a liderança de Melquisedeque. <=== Bíblia Judaica Completa – (BJC) – Vida.



Que Adonai Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


-----------------------------------------------------------------------------------------



1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais da Primavera - Festa das Flores.

23, 24 e 25/09/2021 - Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica do período: Azul Celeste - Simbolizando a alegria dos nossos bons propósitos diante de Deus.


Mês Lunar

04/12 – Lua Nova às 04.35h

10/12 – Lua Quarto Crescente às 22.35h

19/12 – Lua Cheia às 01.35h

26/12 – Lua Quarto Minguante às 23.23h (*)

(*) Não foi considerado horário de Verão.


Estação Zodiacal

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Sagitário de 22/11 até 21/12/2021


Efemérides

Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de Dezembro - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

(*) 2º domingo de dezembro é consagrado como Dia da Bíblia pela Reforma Evangélica


5 – Clemente de Alexandria, presbítero, em 210 / São Sabas.

6 – São Nicolau de Mira, bispo.

7Semana do Catolicismo Apostólico Salomonita no Brasil – de 7 a 14 - Emancipação do Catolicismo Evangélico no Brasil, com criação da Igreja Católica Livre (Catolicismo Alforriador) pelo I Congresso Católico Livre, em São Paulo, SP, em 1936 (*) - Sufrágio Episcopal de Dom John Perkowisk da Missão Vétero Católica Polonesa até 1945 / Ambrósio, bispo de Milão, em 397.

8 – Concepção da Virgem Maria – gravidez de Ana, esposa de Joaquim - (Nossa Senhora da Conceição) - padroeira principal de Portugal -

9 – São Juan Diego.

10 – São João Roberts.

11 – São Dâmaso I, papa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário