domingo, 19 de dezembro de 2021

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.

Abuna Philoseleos




Hemerológio Cristão 1995 (ano 2021/2022) – Diretório Litúrgico Anual.

===> A Sagrada Liturgia na Comunidade Adorante atualiza esses mistérios ao longo do ano cristão, na vida dos crentes fiéis batizados, posto se constituírem em membresia da corporeidade mística eclesial de Cristo no mundo, até o fim dos tempos seculares. -



I Onda – Ciclo da Theoanthropéia - Arco descendente

1.1 – tempo da chegada – aphixis / advento – quatro semanas de preparação para a chegada com seus mistérios principais.


19/12/2021 - 4ª semana - 4º Domingo do Advento -

Mistério Litúrgico - Surgimento dos profetas que prepararam as consciências dos humanos para receber o Cristo Filho de Deus.



- Reflexões sobre Os Oráculos Divinos da Palavra de Deus:

Leia refletidamente as referências indicadas –



Irmãs e Irmãos, reflitamos:


Mistério Litúrgico ===> (I) Os profetas começaram a preparar a consciência das populações sobre a vinda do Cristo Salvador, cerca de sete séculos antes de ocorrer o mistério da sarkosis do Filho de Deus, conforme temos registrado nos Escritos Sagrados. Lembremos que o próprio Jesus de Nazaré afirmou em Lucas (24: 43), que falam dele os Livros de Moisés, os Profetas e os Salmos. Aqui trago as referências de alguns profetas, mas existem outras diversas citações sobre sua vinda nos Oráculos Divinos. Eis palavras de alguns profetas:

1 - Isaías 35: 1 a 6:

“ … Haverá admoestação e consolo para os fracos, porque um Salvador virá e os salvará. … ”

2 - Jeremias 23: 5 a 6: “ … Eis aqui, virá dias – declara Adonai Deus - em que levantarei a Davi um Renovo de Justiça, que reinará no reino e será entendido e praticará o direito e a justiça na Terra. … ”

3 - Miqueias 5: 2 “ … Mas tu, Belém Efrata, ainda que pequena para estar entre as milhares de Judá, de tí sairá um Príncipe que estará sobre Israel, e sua saída é desde o princípio, desde os dias da eternidade. … ”


Irmãos e irmãs, desde o princípio, quando houve a queda de Adão e Eva no Éden, e nossa humanidade tornou-se herdeira do pecado ancestral, o Ser Eterno, nosso Deus, preparou na terra um cenário favorável ao nosso desenvolvimento através da evolução criativa do seu poder e governo, com assistência do ministério dos santos anjos guardiões, sob a liderança de Melquisedeque, anjo de elevada hierarquia vivendo entre nós na terra; quando conseguimos atingir maturidade suficiente para raciocinar e fazer escolhas morais, entre o bem e o mal – o pleroma – então veio o Messias Prometido para nossa salvação. O anúncio dos profetas se insere em um contexto de preparação mais próxima e conscientizadora da humanidade carente de salvação, sendo um recurso importante da manifesta misericórdia do nosso Deus.


(II) - Jesus confirmou o ministério dos profetas, como vemos nas Boas Novas que registram seus feitos e os ecos dos seus feitos, como segue:

4 - Lucas 1: 67 a 74: Palavras de Zacarias: “ … Bendito seja o Ser Eterno, o Deus de Israel porque visitou e deu salvação a seu povo. Ele levantou para nós um Poder de Salvação na casa de Davi, seu servo, … ”

5 - Lucas 4: 18 a 19: “ … Palavras de Jesus na Sinagoga: O Espírito do Ser Eterno está sobre mim. Por isso Ele me ungiu para anunciar Boas Novas aos pobres, e me enviou para restaurar aos quebrantados de coração, para proclamar liberdade aos cativos e visão aos cegos, para fortalecer com o perdão aos quebrantados, para proclamar o ano agradável do Ser Eterno, nosso Deus. … ”


Que o nosso preparo ensejado para sagrada mistagogia, para receber o surgimento do Cristo em nosso mais íntimo ser, enquanto sejamos individuos, pessoas singulares, com imperfeições, erros e pecados, seja para fortalecer a nossa espiritualidade crística, de modo consciente, buscando a cada dia a nossa reforma interior, sempre em nova criatiatura empenhada em melhorar na vida pessoal íntima, na vida social, na comunidade cultural, religiosa, laboral, científica, em alteridade, empatia, solidariedade, testemunhando os nossos votos principais de iniciados na vida mística cristã apostólica, com vida de fé, alimentando a esperança nas promessas de Cristo e praticando a caridade com intenso amor ao bem e as boas obras.


Que Adonai Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos



Súmula Litúrgica do Ciclo: Início do Ano Eclesial – Mística Cristã Apostólica no Diretório Litúrgico Temporal: I Onda – Ciclo da Theoanthropéia - Arco descendente - ===> (Deus se volta para a humanidade para realizar o Grande Mistério da Sarkosis Soteronômika / Encarnação Salvadora do Senhor).


Na Theoanthropeia Deus realiza seu Ágape Sagrado amando incondicionalmente as suas criaturas, em geral; cria a terra como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade, mediante o seu desenvolvimento (evolução criativa) e no devido tempo, pela santa encarnação soteronômica (mistério da hagia sarkosis) de seu próprio Filho Unigênito, em função vicarial da humanidade anodosiana (desviada dos propósitos iniciais da criação da humanidade) no tempo pós lapsoriano.


Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos (pleroma) se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, manifestando o mistério da HAGIA SARKOSIS, se torna um humano como nós exceto no pecado, vivenciando todos os mistérios da salvação – O Filho de Deus se torna também Filho do Homem.






-----------------------------------------------------------------------------------------



1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais de Verão - Festival das Luzes.


Nos dias 16, 17 e 18/12/21Protimia do Templo e Oficios de Têmporas: - Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. - Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida. - Início do Verão às 11,59 h de 21/12/2021 –


Cor Litúrgica para o período : Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.






Mês Lunar

04/12 – Lua Nova às 04.35h

10/12 – Lua Quarto Crescente às 22.35h

19/12 – Lua Cheia às 01.35h

26/12 – Lua Quarto Minguante às 23.23h (*)

(*) Não foi considerado horário de Verão.


Estação Zodiacal

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Sagitário de 22/11 até 21/12/2021


Efemérides

Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de Dezembro - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

(*) 2º domingo de dezembro é consagrado como Dia da Bíblia pela Reforma Evangélica


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário