quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.

Abuna Philoseleos




Início do Ano Eclesial – Mística Cristã Apostólica no Diretório Litúrgico Temporal:

I Onda - da Theoanthropéia - Arco descendente -

(Deus se volta para a humanidade para realizar o Grande Mistério da Sarkosis Soteronômika / Encarnação Salvadora do Senhor).


Na Theoanthropeia Deus realiza seu Ágape Sagrado amando incondicionalmente as suas criaturas, em geral; cria a terra como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade, mediante o seu desenvolvimento (evolução criativa) e no devido tempo, pela santa encarnação soteronômica (mistério da hagia sarkosis) de seu próprio Filho Unigênito, em função vicarial da humanidade anodosiana (desviada dos propósitos iniciais da criação da humanidade) no tempo pós lapsoriano.


Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos (pleroma) se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, manifestando o mistério da HAGIA SARKOSIS, se torna um humano como nós exceto no pecado, vivenciando todos os mistérios da salvação – O Filho de Deus se torna também Filho do Homem.



===> A Sagrada Liturgia na Comunidade Adorante atualiza esses mistérios ao longo do ano cristão, na vida dos crentes fiéis batizados, posto se constituirem em membresia da corporeidade mística eclesial de Cristo no mundo, até o fim dos tempos seculares. -





Hemerológio Cristão 1995 (ano 2021/2022) – Diretório Litúrgico Anual.



1.1 – tempo da chegada – aphixis / advento – quatro semanas de preparação com seus mistérios principais.


28/11/2021 - 1ª semana do Ano Eclesial - (SAE) - 1º Domingo do Advento - Reflexões sobre Os Oráculos Divinos da Palavra de Deus: (I e II)



Mistério Litúrgico - (1) - Criação do céu e da Terra (doação agápica) como cenário do desenvolvimento e evolução criativa dos seres humanos(*)


- (I) - ===> “ Bendito sejas, Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que dás a Torah da verdade e as Boas Novas da salvação a seu povo Ysra’el e a todos os povos mediante seu Filho Yeshua, o Messias, nosso Senhor.” <=== -


Para entender bem as mensagens da Torá, é necessário conhecer aspectos do Talmud e da Cabala. … O universo material para existir depende da ação espiritual, depende de Deus, da sua vontade, movido por sua misericórdia em favor da ordem criada, sendo um ato de amor abnegado, o seu ágape sagrado por nós. Deus é o criador, e quem estabelece as normas funcionais, e o condutor ao cumprimento dos seus propósitos existenciais, sendo assistido pelas Ordens das Sagradas Hierarquias.


- (II) - ===> No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra era informe e vazia, havia trevas sobre a face da profundeza, e o Espírito de Deus pairou sobre a superfície da água. Então Deus disse: Haja luz; e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz das trevas. Deus chamou a luz dia, e às trevas chamou noite. Assim, houve tarde e manhã, um dia. <===


As ações criativas de Deus constituem manifestações de seu amor incondicional à ordem de suas coisas criadas. Este é o sublime ágape do Ser Eterno em favor da sua ordem criada, em especial para a sua humanidade. Quando cria as sequências de dias e de noites, separando a fase iluminada da fase escura, traz para a nós a percepção do tempo que decorre, e com isto a noção da existencialidade. Notemos que a Bíblia não fala em ... primeiro dia … e sim em … um dia, ... pois antes Deus já tinha dado origem às Ordens das Sagradas Hierarquias, verdadeiros agonistas sinergiantes da teleonomia funcional do universo pluriverso.



- (II) - ===> Deus disse: Haja um domo no meio da água; que ele separe água de água. Deus fez o domo e separou a água acima do domo da água debaixo do domo; isso foi o que aconteceu, e Deus chamou ao domo céu. Assim, houve tarde e manhã, o segundo dia. … <===

- Gênesis / B’ereshit 1: 1 a 8 -

Torá – A Lei de Moisés – Editora e Livraria Sêfer Ltda.

Bíblia Judaica Completa – (BJC) – Vida



(2) - e formação da Ordem de Melquisedeque, com suas equipes de anjos da guarda (3) para a preceptoria dos humanos em seu desenvolvimento até o devido tempo - pleroma - (4) - para a chegada do Cristo Senhor.


Ao mesmo tempo que focamos a criação da terra como nosso cenário de vivências e desenvolvimento evolutivo criacional focamos também a abóbada que nos cobre, o domo, o nosso céu, onde cremos ser cenário da vida dos Santíssimos e Perfeitíssimos Seres Espirituais que formam a Coorte Espiritual Celeste das Sagradas Hierarquias. É nesse cenário que, segundo Antigas Crenças, se formou a Ordem de Melquisedeque, com miríades de seres angélicos para fazer a preceptoria maturadora da humanidade terrena, para que nos tornássemos seres racionais e morais, capazes de exercitar nossa razão na identificação do certo e do errado, e nossa vontade nas escolhas do bem e do mal, com discernimento, para que então, nesse tempo adequado pudesse acontecer de modo proveitoso à humanidade, o Sagrado Mistério da Sarkosis, que mais uma vez, neste ano nós atualizamos de modo psicoanímico e espiritual.


Estamos começando a vivenciar a atualização dos santos mistérios, em preparação à chegada do Cristo Salvador, o próprio Filho de Deus, o Emanuel, o Deus conosco. Este é o tempo da aphixis / advento, a manifesta realização da sarkosis na chegada do Filho de Deus entre nós.


Neste primeiro domingo estamos atualizando afetualmente o mistério do ágape de Adonai Deus, criando para nós o cenário adequado ao desenvolvimento da humanidade, para que em tempo oportuno e maturidade adequada pudéssemos receber o Cristo Filho de Deus de modo eficaz e eficiente.


No primeiro texto referenciado acima (I), trazemos a nossa memória a ideia da ecumenicidade que deve unir a todo os povos abençoados pelo Cristo Messias Salvador, e na segunda referência (II), reforço a ideia da criação do “princípio”, focando um fato narrado, de modo particular, da criação do “domo”, a abóbada que nos cobre, lembrando que os antigos místicos dão importância singular a um “domo” construído em Jerusalém (Abóbada Dourada), sobre o Monte Moriá, considerado de modo altamente respeitoso por judeus, muçulmanos e místicos cristãos, onde muitos afirmam ser um “portal” que possibilita as conexões com os planos astral (sutil), material e espiritual.


Durante estas quatro semanas, exorto os irmãos e irmãs, a lerem e refletirem, de modo cuidadoso, reverente, atencioso, os três primeiros capítulos do Gênesis, pois neles constataremos uma atitude agápica de Adonai Deus a favor de toda a humanidade.


Que Adonai Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


-----------------------------------------------------------------------------------------



1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais da Primavera - Festa das Flores.

23, 24 e 25/09/2021 - Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica do período: Azul Celeste - Simbolizando a alegria dos nossos bons propósitos diante de Deus.


Mês Lunar

04/12 – Lua Nova às 04.35h

10/12 – Lua Quarto Crescente às 22.35h

19/12 – Lua Cheia às 01.35h

26/12 – Lua Quarto Minguante às 23.23h (*)

(*) Não foi considerado horário de Verão.


Estação Zodiacal

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Sagitário de 22/11 até 21/12/2021


Efemérides

Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de Novembro - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

28 - Santa Catarina Labourè

29 - São Saturnino de Lotouse

30 - Santo André, apóstolo - co-patrono junto com Felipe, dos serviços apostólicos; Dia Nacional da Profissão de Fé e Renovação de Compromissos dos clérigos e religiosos do Catolicismo Salomonita – (Votos de Fé, Esperança e Caridade e compromissos com o Credo Social); Sagração Episcopal de Dom Felismar Manoel (por Dom Manoel Ceia Laranjeira), Lapa, Rio de Janeiro, em 1975.

- - - Mês de Dezembro - - -

(*) 2º domingo de dezembro é consagrado como Dia da Bíblia pela Reforma Evangélica


01 - Santo Elígio ou Elói / Bem Aventurado Charles de Foucauld

02 - São Silvério / Santa Bibiana

03 - São Francisco Xavier

04 - São João Damasceno / Santa Bárbara /

O Rev. Salomão Ferraz em 1902 jurou votos de seguir os seis princípios atitudinais – “Princípios Salomonitas” - na vida pessoal, social e ministerial;

Confissão de Westminster, em 1646.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário