Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.
Abuna Philoseleos
Início do Ano Eclesial – Mística Cristã Apostólica no Diretório Litúrgico Temporal:
I Onda - da Theoanthropéia - Arco descendente -
(Deus se volta para a humanidade para realizar o Grande Mistério da Sarkosis Soteronômika / Encarnação Salvadora do Senhor).
Na Theoanthropeia Deus realiza seu Ágape Sagrado amando incondicionalmente as suas criaturas, em geral; cria a terra como cenário que possibilita o resgate de toda humanidade, mediante o seu desenvolvimento (evolução criativa) e no devido tempo, pela santa encarnação soteronômica (mistério da hagia sarkosis) de seu próprio Filho Unigênito, em função vicarial da humanidade anodosiana (desviada dos propósitos iniciais da criação da humanidade) no tempo pós lapsoriano.
Idéia Central: O Cristo, Filho Unigênito de Deus, na plenitude dos tempos (pleroma) se manifesta no planeta terra, tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré, manifestando o mistério da HAGIA SARKOSIS, se torna um humano como nós exceto no pecado, vivenciando todos os mistérios da salvação – O Filho de Deus se torna também Filho do Homem.
===> A Sagrada Liturgia na Comunidade Adorante atualiza esses mistérios ao longo do ano cristão, na vida dos crentes fiéis batizados, posto se constituírem em membresia da corporeidade mística eclesial de Cristo no mundo, até o fim dos tempos seculares. -
Hemerológio Cristão 1995 (ano 2021/2022) – Diretório Litúrgico Anual.
1.1 – tempo da chegada – aphixis / advento – quatro semanas de preparação para a chegada com seus mistérios principais.
12/12/2021 - 3ª semana - 3º Domingo do Advento -
Mistério Litúrgico - Encarnação dos humanos que atuaram como protagonistas no plano da redenção crística dos terráqueos.
- Reflexões sobre Os Oráculos Divinos da Palavra de Deus:
Leia refletidamente as referências indicadas –
Mistério Litúrgico ===> (1) Abraão é o “Pai da Grande Nação” formada por todo o “Povo de Deus” na terra (I); - (2) Melquisedeque (o agênere das Hierarquias Sagradas), nas funções de Rei da (Maleque) “Cidade da Paz”, - a Hiero Shalon – e Sacerdote do Deus Altíssimo (Sadeque) – abençoa Abraão e sua descendência, cuidando dela pela equipe dos seus Anjos Custódios (II).
Irmãs e Irmãos, reflitamos:
(1) - Abraão é o “Pai da Grande Nação” formada por todo o “Povo de Deus” na terra (I).
Adonai Deus disse a Abrão: “ Saia de seus país, afaste-se de seus parentes e da casa de seu pai, e vá à terra que eu mostrarei a você. Farei de você uma grande nação, eu o abençoarei, engrandecerei seu nome; e você será uma benção. Abençoarei quem o abençoar; amaldiçoarei quem o amaldiçoar; e por seu intermédio todas as famílias da terra serão abençoadas. - ( Gênesis 12: 1 a 3 )
Abrão que tornou-se Abraão é o “Pai” dos que se fazem Filhos de Deus na terra. Naturalmente há uma genealogia sua na ordem biológica, tanto na origem de Israel, quanto na de Ismael; aqui figurando os Israelitas quanto os Ismaelitas – judeus e muçulmanos – mas entra também os descendentes espirituais de Abraão, o povo que vive a espiritualidade de Jesus Cristo, o Filho de Deus do Mistério da Sarkosis, o Messias, o Santo Emanuel.
Há uma distinção entre ser cristão - fazer parte do cristianismo cultural do mundo – e ser cristificado, pelo testemunho atitudinal e comportamental na práxis afirmativa de uma espiritualidade, que faz a diferença na sustentação de uma sociedade, compostas por comunidades de pessoas que se manifestam como luz do mundo, pelas boas ações discernidas e conscientes, e sal da terra, pela amostragem de uma vida intrinsecamente virtuosa, tanto na cidadania, quanto na religiosidade, para à semelhança de um fermento na massa, produzir um mundo solidário e fraternal, com ações misericordiosas para com todos os seres da ordem criada por Deus.
(2) Melquisedeque (o agênere das Hierarquias Sagradas), nas funções de Rei (Maleque) da “Cidade Sagrada da Paz”, - a Hiero Shalon – e Sacerdote do Deus Altíssimo (Sadeque) – abençoa Abraão e sua descendência, cuidando dela pela equipe dos seus Anjos Custódios (II).
Melquisedeque encontrou com Abraão no Vale de Savé após sua vitória na guerra, e trouxe-lhe pão e vinho (para oferendas a Deus). Ele era sacerdote do Deus Altíssimo, e ele o abençoou com estas palavras: “Bendito seja Abraão pelo Deus criador do céu e da terra, e bendito seja Deus que lhe entregou seus inimigos”. Abraão de-lhe o dízimo de tudo que possuía. - (Gênesis 14: 18 a 20) -
O contexto dos povos e da época era de muitas lutas e beligerâncias, e “Deus” se manifestava imiscuindo nesses ambientes, como que “falando a linguagem que aquele povo conhecia”, pois ainda não se vivia o império da misericordiosa graça do Cristo de Deus, e tudo caminhava nesse prévio preparo da humanidade, antes do pleroma para a sarkosis, na vinda encarnada do Cristo de Deus.
Devemos lembrar sempre que a sabedoria de Deus, sua Hagia Sophia, soube dispensar à humanidade progressante, a assistência de seus santos anjos, sob o comando de Melquisedeque, para ajudar-nos em nosso amadurecimento racional e moral, para em plena pleromia enviar o Segundo Logos a fazer-se Homem, para com a sua Divindade tocar a nossa humanidade e trazer-nos a zoesia (vida em abundância) e possibilitar-nos a theosis divina. Melquisedeque é o Grande Agênere das Hierarquias Sagradas, quem comandou legiões de Anjos de Guarda para nos prover dos auxílios oportunos, fazendo tudo isto parte dos planos superiores da Misericórdia de Deus.
Que Adonai Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém
Abuna Philoseleos
-----------------------------------------------------------------------------------------
1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
Têmporas Estacionais de Verão - Festival das Luzes.
Nos dias 16, 17 e 18/12/21 – Protimia do Templo e Oficios de Têmporas: - Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. - Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
Cor Litúrgica para o período : Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.
Mês Lunar
04/12 – Lua Nova às 04.35h
10/12 – Lua Quarto Crescente às 22.35h
19/12 – Lua Cheia às 01.35h
26/12 – Lua Quarto Minguante às 23.23h (*)
(*) Não foi considerado horário de Verão.
Estação Zodiacal
Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Sagitário de 22/11 até 21/12/2021
Efemérides
Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo
Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de Dezembro - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
(*) 2º domingo de dezembro é consagrado como Dia da Bíblia pela Reforma Evangélica
12 - Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal da América Latina - festa
13 - Santa Luzia, virgem e mártir - memória
14 - São João da Cruz, monge, presbítero e doutor - memória
17 - São Lázaro; Santa Olimpia, diaconisa, nas Igrejas Orientais.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário