sábado, 15 de agosto de 2015

Ser Missionário na Dimensão Planetária

16/08/2015 – 38ª semana do ano eclesial 1988
=> 10º Domingo Missionário -

Reflexões – Ser missionário na dimensão do planeta terra.


O planeta terra foi nos dado por Deus, como o cenário para o nosso desenvolvimento, para a nossa evolução, para que aqui pudéssemos ser salvos por Cristo, de acordo com o seu plano consumado na cruz do calvário; uma vez nós humanos estejamos incorporados a Cristo, podemos construir aqui o Reino de Deus. Somos operários da Seara de Cristo, exatamente quando transformamos esse cenário terreal em um lugar de solidariedade, de fraternidade, de compaixão para com todas as criaturas de Deus, que aqui conosco compartilham as suas vidas, incluindo os componentes dos reinos mineral, vegetal, animal, hominal e outros, respeitando e promovendo as condições de sustentabilidade da vida aqui em nosso planeta terra.

Nos exorta o Evangelho segundo João 3: 16,17: “ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

Todos nós eclesianos cristãos sabemos que somos o Corpo de Cristo no mundo, cabendo individualmente a cada um de nós, a missão de ser esse membro do Corpo de Cristo a agir aqui no nosso mundo enquanto planeta terra, para que ele continue a ser um cenário de sustentabilidade da vida, até o fim dos tempos, até o retorno do Cristo como julgador de nossas ações; nesse sentido, nós cristãos somos os mordomos do planeta, somos os servos do Deus Altíssimo, os administradores de nossos espaços terreais, onde convivemos com outras criaturas de Deus, nossos irmãos de origem, posto que todos surgimos a partir de Deus. A sustentabilidade das condições para a manutenção da vida no planeta terra, exige de nós cristãos, uma atitude ecologicamente correta como verdadeiros missionários para essa dimensão planetária do nosso mundo terreal.

Cabe para nós, enquanto missionários na dimensão da terra enquanto planeta, o ensino de Jesus Cristo como nos apresenta Lucas 12: 37:
Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá.”

Meus irmãos e minhas irmãs! Aqui no planeta terra a humanidade se desenvolveu, composta de diversas raças, diversas etnias, diversas culturas, diversas sociedades e diferentes valores; aqui fomos alforriados por Cristo, graças ao amor desinteressado de Deus, que por misericórdia e compaixão, não poupou o seu próprio Filho, a nós revelado em Jesus de Nazaré, que por nós se ofereceu em sacrifício de sua própria vida. Nós cristãos temos responsabilidades missionárias para com nosso planeta, enquanto planeta, enquanto um astro no espaço sideral; nossas ações aqui, enquanto culturas, enquanto sociedades, enquanto grupos e enquanto indivíduos, têm de ser ecologicamente compatíveis com os rumos que garantam a sustentabilidade da vida na terra, para nós, nossos filhos, netos e futuras gerações. O Senhor Jesus Cristo nos cobrará isto em seu retorno final.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período Missionário Essencial)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo

Pastoral Ecológica
Estação Inverno - Festa das Sementes - Cor Litúrgica: Verde.

O verde simboliza a pujança da natureza e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação do arroubo da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário