sábado, 8 de agosto de 2015

Ser Missionário na Dimensão do Mundo Habitado

09/08/2015 – 37ª semana do ano eclesial 1988
=> 9º Domingo Missionário -

Reflexões – Ser missionário na dimensão do mundo das criaturas de Deus.


É interessante entender aqui o conceito de “mundo” nos textos antigos, semelhantes aos evangelhos de Jesus Cristo no Novo testamento e por extensão às Sagradas Escrituras. Nesses textos a ideia conceitual de mundo envolve a terra habitada pelas criaturas de Deus.

Jesus Cristo coloca para seus discípulos, principalmente nas Boas Novas de Marcos, a dimensão missionária da sua Igreja em todo o mundo, anunciando o seu Evangelho a todas as criaturas. É claro que o alvo principal de sua pregação é os seres racionais, os humanos; mas enquanto criaturas, temos também toda a ordem criada por Deus, nos impondo de certa maneira, o trato misericordioso para com todos os nossos demais irmãos de origem, os demais reinos da natureza, pois que somos todos criados pelo mesmo Único Deus.

Diz o texto de Marcos:

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”
Marcos: 16: 15-18.

Caros irmãos e irmãs! Com relação aos seres racionais humanos, o evangelho de Jesus deve ser pregado em todo o mundo habitado, e esta pregação inclui os três tipos clássicos de pregação:
* o anúncio solene das verdades dos evangelhos, em nossos discursos, em nossos sermões, em nossos textos litúrgicos;
* as conversas pessoais, no nível de compreensão de nossos interlocutores, na compreensão dos conteúdos ensinados pelo Filho de Deus em seu evangelho;
* o nosso testemunho de vida comportamental, em público e na vida privada, que deve sempre ser de harmonia com os ensinamentos dos evangelhos.

Alguns segmentos cristãos estendem as suas pregações do evangelho, também aos espíritos desencarnados, acreditando que a vida espiritual continua com possibilidades de se crescer no conhecimento e no amor de Deus.

O discípulo de Jesus Cristo, enquanto dimensão missionária da Igreja, tem também o dever de uma atitude evangélica diante dos demais seres da criação, que compõem a ordem criada por Deus, em espírito de misericórdia para com eles; deve ter sempre uma atitude que seja compatível e facilitadora do cumprimento das finalidades existenciais de cada ser criado.

Deus quando cria o mundo, ele estabelece uma finalidade para cada ser criado, podendo essa finalidade ser conhecida e respeitada, e facilitada, por nós, seres humanos racionais. Essa finalidade constitui a teleonomia da criação, que deve ser conhecida dos cristãos, deve ser respeitada pelos cristãos, deve ser facilitada pelos cristãos. Todo cristão verdadeiro procura orientar a sua vida, na teoria e na prática, pelos ensinamentos do evangelho de Jesus Cristo; o que importa na vida dos cristãos é a vida orientada pelos evangelhos, e não as rezas, as ladainhas, as devoções aos santos e santas, ou coisas semelhantes. Isto pode gerar pessoas piedosas, mas nem sempre com uma atitude obediente ao que Jesus Cristo mandou. Quando um irmão ou irmã, encontra um clérigo, não importa o seu grau de ordem, seja ministro leigo, diácono, presbítero, bispo, pastor, ou qualquer outro, que ensina devoções e comportamentos fora do evangelho, ore a Deus pedindo luz e unção, e pregue ao irmão religioso que está desviado do evangelho; aponte para ele o evangelho de Jesus Cristo como a verdade libertadora. O pecado sempre nós vamos encontrar nos seres humanos, clérigos ou leigos, pois a Igreja de Cristo existe exatamente por causa dos pecadores. A Igreja de Cristo é o hospital dos pecadores e Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o remédio salutar para curar o pecado.

A dimensão missionária da Igreja de Cristo que está mais carente de nosso empenho, é a dimensão de nossa fidelidade aos ensinamentos de Jesus Cristo; tem sido ensinado rezas, jaculatórias, novenas, terços, ladainhas, ideologias de clérigos, ideologias de denominações, magistérios de bispos e pastores, mas nem sempre harmonizadas com os ensinamentos de Jesus Cristo; chega-se ao cúmulo de alguns afirmar que, só se chega a Jesus por Maria sua mãe. A Bem Aventurada Mãe de Jesus, a virgem Maria, já fez a parte dela, aceitando colaborar com o plano de Deus em sua encarnação humana, tornando-se sua mãe apesar de virgem, e nas bodas de Caná, nos orientou nas pessoas dos serventes, que nós devemos fazer tudo o que Jesus mandar.

Qualquer pregação missionária com Maria, terá de ser ensinando a fazer tudo que Jesus mandar. Convertamos a uma legítima obediência! Nos tornemos missionários com Maria, ensinando a fazer tudo que Jesus Cristo mandou, conforme se encontra nos seus evangelhos! Esforcemo-nos! Em espírito de oração o Espírito Santo de Deus nos dará força se a Ele procurarmos com fé, em nome de Jesus Cristo, e em legítima devoção.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período Missionário Essencial)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo

Pastoral Ecológica
Estação Inverno - Festa das Sementes - Cor Litúrgica: Verde.

O verde simboliza a pujança da natureza e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação do arroubo da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário