domingo, 27 de abril de 2014

Madalena vê o Senhor Ressuscitado


II Movimento Cósmico - Antropoteia

O Divino se torna também humano em Jesus de Nazaré, que se manifesta como o Filho de Deus Pai/Mãe, anunciando o seu Evangelho Libertador, consumando a obra de Redenção Humana e edificando a sua Igreja como seu Corpo Místico, através da qual mantemos já aqui na terra, a comunhão uns com os outros (todos os santos) e com a Comunidade das Três Pessoas Divinas.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus, intermediada pelo Cristo e se cristifica como membro do seu Corpo Místico, para manifestá-lo no mundo, e por fim, retornar ao Seio da Divindade de onde veio como centelha divina espiritual.

Espiritualidade Litúrgica


Têmporas estacionais de outono - Festa dos Frutos
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras, tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

II - Tempo - Parusia do Cristo Ressuscitado

Durante 40 dias o Senhor Ressuscitado se encontra com os apóstolos e lhes transmite ensinamentos.

27/04/2014 - 22ª Semana do Ano Eclesial 1987

I Domingo da Páscoa.
Maria Madalena vai ao túmulo e vê o Senhor Ressuscitado e é a Primeira a anunciar esta verdade aos apóstolos.



******

Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais

Estamos na 22ª semana eclesial e no I domingo da páscoa de 2014 (27/4/2014). O Hemerológio Cristão, Diretório Litúrgico dos Católicos Salomonitas propõe para as nossas reflexões e vivências litúrgicas nessa semana, a auspiciosa experiência das mulheres, Madalena e a outra Maria, que foram ao túmulo de Jesus de Nazaré nas primeiras horas do domingo, com a intenção de complementar o "rito" de sepultamento, ungindo o cadáver com os bálsamos e os óleos aromáticos, já que ele fora sepultado às pressas na sexta-feira, antes do anoitecer, sem tempo de ser corretamente preparado para o sepultamento (o anoitecer de sexta-feira jé é as primeiras horas do sábado para os judeus, quando eles não fazem nenhum trabalho, nem mesmo sepultar os mortos); que auspiciosa experiência tiveram as duas mulheres ao constatarem que Jesus de Nazaré não mais estava na sepultura: pensaram que alguém havia roubado o cadáver, mas o ministério dos anjos avisa-lhes que Jesus Cristo havia ressuscitado. Provavelmente elas ficaram confusas, pois não é comum um cadáver voltar a viver, mais eis que o Senhor lhes aparece e pede que ela vá avisar aos apóstolos e discípulos.

Ministério sublime dessas mulheres, anunciar aos discípulos que o Mestre e Senhor Jesus Cristo de fato havia ressuscitado como antes prometera!
Os primeiros Arautos da Ressurreição de Jesus Cristo foram as mulheres, Madalena e outra Maria!

As mulheres na Igreja nascente de Jesus Cristo realizaram importantes papéis, embora fosse um tempo de organização político-jurídica de povos e nações predominantemente machista. Foram mães, esposas, companheiras apoiadeiras; foram profetizas, evangelizadoras, diaconisas e algumas missionárias itinerantes.

Porque impedir as mulheres dos dias atuais de exercerem maior participação nos ministérios oficiais da Igreja de Jesus Cristo? Será que a Tradição da Sucessão Apostólica realmente apoia esta posição excludente e discriminatória?

Pessoalmente penso que tal postura não se justifica e que as mulheres devem se preparar e pleitear apostolados, ministérios e funções dentro da Igreja Cristã. Sou sensível a esta posição e atenderia de bom grado as mulheres que me procurassem para se prepararem e assumirem ministérios no Catolicismo Salomonita. Devemos começar pelas funções diaconais já aprovadas por nossa igreja, e a partir daí, preparar terreno para novos papeis e ministérios.

Jesus Cristo Ressuscitou para homens e mulheres. Aleluia!
Benvinda as mulheres Diaconisas!
Benvinda as mulheres Ministras dos Sacramentos!
Benvinda as mulheres Ministras da Palavra!
Benvinda as mulheres Ministras Exortadoras do Templo!
Benvinda as mulheres Vigilantes do Templo!
Benvinda as mulheres Cristãs!
Jesus Cristo Ressuscitou ! Aleluia !

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário