quarta-feira, 9 de abril de 2014

II - Meditando com o Cordão Salomonita

Bispo Felismar Manoel



Meditando e orando no Primeiro Conjunto do Cordão Salomonita. O cordão tem três conjuntos de onze nós, totalizando  trinta e três nós, em homenagem à idade de Jesus quando foi crucificado; entre cada conjunto existe  um nó intercalado para a oração do Pai Nosso, em homenagem às Três Pessoas que manifestam a Divindade de Deus; assim, o primeiro conjunto é  composto por onze nós  em sequência, seguido de mais um nó que separa os conjuntos. 

Segurando no primeiro nó do conjunto, desenvolve uma reflexão sobre a formação da pessoa de Jesus Cristo:  a sua concepção no seio da virgem Maria, por obra e graça do Divino Espírito Santo; a gravidez de Maria e o seu parto em um estábulo entre os animais, em Belém de Judá; a alegria do ministério dos anjos com o nascimento do menino Jesus, entoando louvores a Deus; a família sagrada recebe a visita dos três Magos do Oriente, simbolizando o reconhecimento da divindade do menino pela  humanidade.

Ao oitavo dia o menino é circuncidado e recebe o sagrado Nome Jesus; aos quarenta dias o menino é apresentado no templo, propiciando grande contentamento nos velhos Simeão e Ana, e Maria passa pelo Ritual de Purificação pós parto, conforme manda a Lei.

O ministério dos anjos avisa a José das intenções de Herodes de matar o menino Jesus e a sagrada família foge para o Egito e lá permanece, até que novamente o ministério dos anjos avisa sobre a morte de Herodes.

A família sagrada retorna para Nazaré, onde o menino Jesus recebe a sua educação doméstica, junto aos seus pais, irmãos, parentes e vizinhança; recebe também a educação templária, participando das festas do templo, como manda a Lei, cultivando o seu amor pela Palavra de Deus e finalmente após os doze anos, o menino Jesus é recebido no mundo dos adultos, passando pelo Ritual do Bar Mitzvá.

A seguir, segurando em cada nó recita-se a oração   "Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha misericórdia de mim, pecador".  Após completar o nó de número onze, recita-se o Pai Nosso segurando no nó intercalar.

Voltaremos a refletir sobre o segundo conjunto do Cordão Salomonita.

Que Deus abençoe a todos.
Dom Felismar Manoel
Catolicismo Apostólico Salomonita


Nenhum comentário:

Postar um comentário