sábado, 1 de fevereiro de 2014

A Educação Templária do Menino Jesus



10ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo da Formação da Pessoa de Jesus
Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré

02/02/2014 - IV Domingo Pós Epifania do Cristo A Educação Templária do Menino Jesus


******

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.



Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos na 10ª semana do ano eclesial 1987 (02/02/2014) e no 4º domingo pós epifania. O Hemerológio Cristão propõe para as nossas reflexões e vivências espirituais A Educação Templária do Menino Jesus.

A educação templária geralmente ocorre através dos processos de endoculturação e socialização primária, sendo os principais agentes educadores as pessoas significativas na vida da criança, que refletem, vivenciam e celebram os monumentos propostos pela Sagrada Liturgia.

Os cultos católicos tradicionais utilizam o Calendário herdado dos pagãos, focando os principais monumentos litúrgico das ideologias devocionais, semelhante ao que se observava nas Calendas Romanas; os cultos judaicos utilizam o Sidur para a ordem das orações da manhã, tarde e noite e o Machzor focando os monumentos de atualização dos mistérios de cada celebração, tais como Yamim Noraim, Rosh Rasanah, Yom Kipur, Pessach, Shavuot, Sucot e outros, tendo o menino Jesus participado das vivências destas festas; os católicos salomonitas, semelhantes aos cristãos primitivos e aos ortodoxos, utilizam o Hemerológio Cristão, focando os principais monumentos da sagrada liturgia que deverá ser atualizado espiritualmente pelas congregações e as famílias, para atualizar os mistérios da intervenção de Deus na História da espiritualidade humana.

A educação templária de Jesus se deu por sua participação das festas do templo, juntamente com seus familiares e vizinhança. É nesses ambientes que se cultiva o respeito e amor pela Palavra de Deus, pois a liturgia é o serviço público do templo, que sacraliza o que toca, constituindo portanto uma ameaça para o "mundo", este sob o domínio de Satanás como Príncipe das Trevas. Foi aí no Templo e Sinagogas que o Menino Jesus, espírito divino vindo do céu, se inculturou no Judaísmo.

No Catolicismo Apostólico Salomonita as propostas e diretrizes litúrgicas se encontram no Hemerológio Cristão; ele propõe as reflexões e vivências para serem celebradas nos templos e vivenciadas pelas famílias, em seus lares e na sociedade, através dos exemplos e testemunhos de vida, construindo uma verdadeira espiritualidade de experiência com o sagrado, conforme proposta das Sagradas Escrituras.

Vivemos dias difíceis nas igrejas de hoje, com um clero geralmente preguiçoso, que não tem interesse em aprofundar-se nas reflexões da Palavra de Deus, nem nas Tradições dos Antigos que são próprias das suas respectivas denominações; o que se busca com frequência é o "pavonismo" dos artistas, a propaganda do "marketing" e as "máscaras" dos atores de outrora, vivendo de faz de conta em paupérrima pantomima, sem a "encarnação" verdadeira das funções ministeriais. Este estado de coisas, torna difícil a "educação templária" nos dias de hoje, por falta do "espelho" das pessoas significativas, pois com relativa frequência, as famílias só comemoram as efemérides espirituais cristãs através das celebrações do templo, nada sendo vivenciado no seio das famílias; nem mesmo os clérigos e religiosos se sentem compromissados a este espírito de testemunho nas vinte e quatro horas do seus dias.

Vivemos dias de superficialidade e consumismo de afirmação de "egos; a construção do self cristão ideal, tanto enaltecida por Paulo e outros discípulos de Cristo, parece não despertar interesse verdadeiro no âmago da vida dos cristãos.

Meus irmãos e minhas irmãs! Reflitam e façam tomada de posição, celebrando as festas verdadeiras dos mistérios cristãos, pela participação no templo sim, mas principalmente pela vivência nos lares e na sociedade. Sejam fiéis testemunhas de Cristo no Mundo.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário