sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Bar Mitzvá - Jesus é admitido como adulto




11ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo da Formação da Pessoa de Jesus
Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré

09/02/2014 - V Domingo Pós Epifania do Cristo
Jesus é admitido no mundo dos adultos


******


Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.




Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Esta é a 11ª semana do ano eclesial 1987 e o 5º domingo pós epifania do Cristo de Deus (09/02/2014). O Hemerológio Cristão prescreve para a liturgia desta semana, a celebração, as reflexões e as vivências, nas comunidades familiares e templárias, da "introdução de Jesus de Nazaré na comunidade dos adultos", mediante a anamnese da sua Bar Mitzvá ao completar seus doze anos.

Na iniciação do judaísmo, os jovens após seus doze anos, passam pelo Rito de Passagem sendo admitidos no mundo dos adultos; trata-se da cerimônia chamada Bar Mitzvá para os rapazes (filho do mandamento), ou Bat Mitzvá para as moças (filha do mandamento). Nesta cerimônia recebem a tefilim e são considerados participantes do mundo dos adultos, sendo considerados que a partir deste evento solene, eles passam a obedecer os mandamentos por eles mesmos, com consciência do que estão fazendo.

O evangelho de Lucas 2: 41 ... , narra como se deu este evento com Jesus, sendo ele encontrado entre os Doutores da Lei, discutindo com eles em eloquente proficiência; não se dera conta de que já havia passado três dias sem ter contato com seus pais (Maria e José), pois estava na verdade se ocupando das coisas do SEU PAI do céus.

Os evangelhos não narram muito sobre esta fase da vida de Jesus de Nazaré, mas atesta que ele crescia, em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Percebe-se que Jesus passou por um processo de inculturação no judaísmo, em cumprimento da Lei: Fez sua Brit milá ao oitavo dia de nascido; foi dedicado no templo após o resguardo de sua mãe; fez seu Bar Mitzvá após os doze anos, tudo como prescreve a Torá. Jesus com certeza, "praticou toda a justiça".

Como diferem os "cristãos" nos dias de hoje! A maioria dos lares ditos cristãos, a maioria dos lares dos frequentadores de igrejas, não tem siquer noção do sejam as ordenanças e mistérios das Sagradas Escrituras e do Ministério Cristão; os clérigos, em sua maioria, tem na ponta da língua as respostas da religião popular, fetichista e folclórica; sabem quase tudo sobre ladaínhas, novenas, terços, jaculatórias, procissões e romarias; mas ignoram os princípios básicos do processo salvacional proposto por Jesus Cristo nos seus evangelhos. Em vez das igrejas (comunidades templárias) exercerem a sua dinâmica de levar as pessoas a terem a experiência com o sagrado, o que fazem é levar o mundo para dentro das igrejas, sendo às vezes difícil até mesmo definir se um cântico é sagrado ou profano, pois os ritmos não mais se comprometem com a natureza da resposta anímico-espiritual que se quer obter; pensar em prosódia musical, apropriação melódica ou sinfônica virou bobagem, pois o espaço para se experienciar o sagrado não mais existe e os templos estão se transformando em vitrines. Que Deus nos perdoe!

Meus irmãos e minhas irmãs! Aproveitem a oportunidade, enquanto Jesus caminha conosco; se convertam verdadeiramente, produzindo em suas vidas frutos dignos dos remidos por Cristo.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário