terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A Purificação pós Parto de Maria, a Mãe de Jesus



Dia 02 de fevereiro faz quarenta dias após o parto de Maria a Mãe de Jesus. Para essa época a Torá prescreve o Rito de Purificação após o parto e a Dedicação e Consagração do Filho ao Ser Eterno, o Deus Todo Poderoso. O evangelho registra que os pais de Jesus cumpriu essa ordenança e ofereceram em sacrificio um casal de pombos, ou rolas, por serem pobres.

Conforme prescreve o Hemerológio Cristão, o Catolicismo Apostólico Salomonita, dedica este dia dois de fevereiro para a comemoração e vivência da "purificação pós parto de Maria e apresentação de Jesus no templo". Foi por essa ocasião que Simeão e Ana cantaram e profetizaram a respeito de Jesus.

Influenciados por este prescrito bíblico e registro histórico sobre Jesus, muitos Cristãos Protestantes apresentam e dedicam seus filhos crianças no templo e só os batizam quando se tornam adultos.

Há uma forte corrente de Cristãos Católicos, adeptos da devoção espírita mariana, de cunho popular, que consagram este dia a "Nossa Senhora das Candeias", não sendo essa devoção entretanto, de origem apostólica.
Também os espíritas umbandistas e outros cultos mediunistas de cunho popular, dedicam este dia a Iemanjá, a quem consideram a Rainha do Mar.

Observa-se que , muitos ensinamentos dos cristãos da Era Apostólica e pós Apostólica, organizados para celebrar a Anamnese Crística, pelos discipulos no seio das comunidades e famílias, acabaram por se transformarem em devoções fora dos ensinamentos evangélicos do Cristo, e, muitas das vezes, em verdadeiro folclore popular alienante. Parece que esta efeméride cristã, alimenta este tipo de desvio da pureza dos ensinamentos contidos nos evangelhos do Cristo.

 Seria bom que todos refletissem sobre essas coisas e retornassem a santidade dos ensinamentos cristãos verdadeiros. Maria mãe de Jesus, a Maria do evangelho naquela festa das bodas, disse aos servidores da festa: façam tudo que Jesus mandar; ela foi a mesma que participou da dedicação de Jesus no templo, e, para os cristãos de boa vontade sua voz ainda ecoa dizendo: fazei tudo que Jesus mandar; obedeçamos-la! Sigamos as diretrizes do evangelho de Jesus!

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita


Nenhum comentário:

Postar um comentário