sábado, 15 de fevereiro de 2014

Jesus Jovem: Silêncio Histórico sobre sua Vida


12ª Semana do Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo da Formação da Pessoa de Jesus
Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré

16/02/2014 - VI Domingo Pós Epifania do Cristo
O jovem Jesus:
Silêncio histórico sobre sua vida


******
Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos na prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.


Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais

O Hemerológio Cristão propõe para as nossas reflexões e vivências, neste VI Domingo Pós Epifania do Cristo (16/02/2014), a questão do silêncio histórico sobre a vida do Jesus jovem. Os evangelistas Mateus e Lucas não fornecem informações sobe ele, no espaço de tempo entre a sua cerimônia de Bar Mitzvá e quando ele aparece procurando o Batismo de João, iniciando com o seu batismo a sua vida pública; os evangelhos se limitam a afirmar que ele crescia em estatura e sabedoria diante de Deus.

O jovem, após a sua adolescência, tem que consolidar a formação do seu ego de harmonia com sua identidade singular, firmando suas subjetividades face à convivência familiar, sociocultural e ambiental, revelando-se enquanto personalidade com seus traços de caráter; trata-se de um período complexo, que traz às vezes, algumas dificuldades para os pais, para o núcleo familiar e para o próprio jovem; não é fácil vivenciar esta fase, e nem sempre o jovem possa com justiça ser rotulado pelos momentos de incertezas e aventuras nos quais ele se envolve de passagem, para mais tarde, já amadurecido revelar-se em pessoa plena, cidadã inserida nos seus dias, lutando por um mundo melhor para todos.

Talvez o jovem Jesus tenha tido necessidade de vivenciar momentos dolorosos e cruciais diante da aceitação total de sua missão, já que ele se tornara plenamente também filho do homem, portanto carregando as cargas potenciais de nossa humanidade.

Sabemos que a dinâmica salvacional do processo cristão propõe à nós, solucionar as questões do nosso ego para concentrar na construção de um Verdadeiro Self (si mesmo verdadeiro), sepultando o velho ser humano que quer se impor e fazendo ressurgir em nosso caráter a marca do novo ser humano, construído conforme o modelo exemplificado Cristo. O apóstolo Paulo levou esse modelo tão à sério que, já no fim da sua jornada terrena afirmou: "já não sou eu quem vive, mas é o Cristo que vive em mim".

Que bom seria se já pudéssemos repetir como Paulo! Mas ainda há tempo. O processo de salvação mediante Cristo está aí, disponível para qualquer pessoa humana de boa vontade; basta que estejamos vivendo os dias da terra. Aproveitemos!

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário