sábado, 7 de setembro de 2013

Ter Compaixão pelos Animais


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Verde (Estação Inverno - Festa das Sementes) - A cor litúrgica verde simboliza a esperança em um mundo melhor, conjugado pelas obras da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, que faz germinar as sementes e desenvolver o viço dos seres vivos.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.



Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã -
Período da Compaixão por todas as Criaturas de Deus.

- 41ª Semana do Ano Eclesial 1986 -
- 08/09/2013 - II Domingo da Compaixão.
===> Ter Compaixão por todos os animais.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo Místico de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *

Aleluia!
Louvai a Deus no seu santuário;
louvai-o no firmamento,
obra do seu poder.
Louvai-o pelos seus poderosos feitos;
louvai-o consoante a sua muita grandeza.
Todo ser que respira
louve ao Senhor.
Aleluia!
Salmo 150: 1,2,6.

Ter compaixão por todas as criaturas de Deus.

O que quer dizer ter compaixão? Que sentimento é este que evocamos com a palavra compaixão?
Ter compaixão é buscar em nosso coração e nossa alma o sentimento de simpatia e identificação com a criatura de Deus que sofre ou tem dificuldades.
É neste sentido que o Cristo da Compaixão disse: ... misericórdia quero e não sacrifícios..., ... aprendei de mim que sou manso e humilde de coração ..., ... tenho compaixão dessa gente ..., ... chorou sobre Jerusalém; e é nesse alinhamento com o Cristo de Deus que devemos ter esse sentimento de simpatia e identificação com todas as criaturas de Deus. Consideramos como criaturas de Deus, toda a ordem criada; por isso elencamos alguns membros dessa ordem que tem relação de pertinência com a vida no planeta terra, nosso lar, nossa morada, a herança que devemos deixar para nossos filhos e netos.

Fazem parte de nossa relação a humanidade, os animais, os vegetais, os minerais (componentes do edafo), os ecossistemas da terra, a atmosfera da terra, a lua (satélite natural) da terra, o sistema solar, as constelações do céu zodiacal, a Via Làctea, o espaço sideral, as Hierarquias Espirituais. Toda essa ordem relacionada tem pertinência com a nossa vida cultural, científica, religiosa e espiritual aqui na terra.

As condições antrópicas (criadas pelos humanos), nem sempre estão favoráveis aos propósitos conhecidos da criação de Deus; é nosso dever cristão, como mordomos do planeta terra, de sermos compassivos com toda a ordem criada, para que este nosso planeta possa ser o sustentáculo do Reino de Deus, a Nova Jerusalém, o Lar da Família Humana Redimida, quando seremos o Povo de Deus na plenitude de sua afirmação. Exercitemo-nos na compaixão pelas criaturas de Deus.

Estamos na 41ª semana do ano eclesial 1986 e no II domingo da compaixão (08/09/2013). O Hemerológio Cristão nos propõe para este domingo, ter compaixão pelos animais.

Esta ordem da criação, dentro da Hierarquia Sagrada no governo do mundo por Deus, está submetida ao ministério dos arcanjos de Deus. É nosso dever como discípulos de Cristo, desenvolver o sentimento de simpatia e identificação pelos animais.

Nossa civilização é "algoz" desses nossos irmãos menores, que têm sistema sensorial semelhantes ao nosso e também sentem dores e medos, bem como afetos e amizades, pois construímos a nossa felicidade à custa do sofrimento deles, matando-os para usá-los como alimentos. Não creio que a humanidade poderá ser plenamente feliz, enquanto usar seus irmãos animais como comidas; o mandamento de Deus dado a Moisés, "não matarás" é genérico, referindo aos seres que tem o "sopro da vida", que possuem "alma vivente". Não há referencial que sinalize que Deus proibiu apenas matar os humanos.

Assim, nós cristãos podemos também nos alinhar às várias religiões universais que também entendem que a ordenança "não matarás" se estende a todos os seres que têm alma vivente, estando aí incluído os nossos irmãos animais, posto que todos somos obras das mãos de Deus.

O apóstolo Tiago, em sua carta dirigida a nós cristãos, no capítulo 3: versículos 14-18, diz:

Se tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.
Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal, demoníaca.
Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins.
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

Caros irmãos e caras irmãs! Ouçamos o conselho do Apóstolo Tiago e busquemos a sabedoria que vem do Alto! Sejamos mais indulgentes com os animais, também almas viventes como nós, criaturas do mesmo Deus que nos criou, portanto nossos irmãos, menores na escala da evolução criativa de Deus, mas nossos irmãos; os quais devem merecer a nossa compaixão, o nosso sentimento de identificação e simpatia, pois eles estão sob os cuidados e ministério da Ordem dos Arcanjos de Deus.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
               Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
                Catolicismo Evangélico Salomonita
                   Visite o site: www.icai-ts.org.br
                     felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário