sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Batismo de Jesus - Tempo de Justiça


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
Vermelho (Estação Verão - Festa das Luzes) - Simbolizando a coragem e a tenacidade dos seres humanos de boa vontade, na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos. O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Espiritualidade Litúrgica

I Tempo - Exercícios de Metanóia, Arrependimento e Catarse pelos erros e pecados cometidos. Conversão, arrependimento e reparação em preparação para entronizar o Cristo de Deus como Senhor da História da nossa vida pessoal, em nossa trajetória rumo a Deidade Transcendental.
13ª Semana do Ano Eclesial - 24/02/2013 - II Domingo das Cinzas - Alfaias nas Cores Cinza preferencialmente, ou Roxo conforme os atavismos locais ===> Praticar a justiça e a penitência reparadora.

Estamos na 13ª semana do ano eclesial 1986, e neste 24/02/2013 o II Domingo das Cinzas, quando o Hemerológio Cristão propõe para orientação de nossas celebrações litúrgicas, as reflexões e vivências sobre o batismo de Jesus no Rio Jordão e sua declaração da necessidade de se praticar toda a justiça.

O evangelho de Mateus 3: 13-17, afirma que naquele tempo, Jesus partiu da Galileia e foi para o Jordão para ser batizado por João. João Batista tentou dissuadi-lo, uma vez que Jesus Cristo espiritualmente era superior a João Batista. Mas Jesus lhe respondeu:
"Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então ele, João Batista o admitiu.
Uma vez batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo semelhante a pomba, baixando sobre Jesus.
Ao mesmo tempo, uma voz dos céus, dizia: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".

Meus amados irmãos e irmãs! Jesus afirma nesse episódio, se dirigindo a João Batista, que mesmo nas questões de práticas espirituais, simbólicas e litúrgicas, devemos respeitar e por em prática o senso de justiça. Isto evidencia o nexo de processualidade de todas as nossas práticas de fé e piedade. Não devemos ficar sempre a espera de resultados mágicos, milagrosos, excepcionais, como se estivéssemos barganhando com o Plano Espiritual; não devemos desrespeitar as prescrições bíblicas pertinentes, pois elas nos revelam o que Deus quer de nós; daí não ser compatível com a Palavra de Deus, as promessas, as romarias, as penitências de subir escadas de joelhos, surrar o corpo com açoites, pregar-se na cruz, ou coisas parecidas, em trocas de obter favores do Plano de Deus. Deus é misericordioso e agiu por amor quando enviou seu Filho Jesus Cristo, para nos ensinar o caminho mais seguro (seu evangelho) e consumar a nossa salvação, sendo fiel a seu compromisso com Deus Pai, mesmo diante da terrível morte na cruz. Sejamos agradecidos por isso. Glória a Deus!

Dizem os espiritualistas cristãos, quando se referem às questões simbólicas de suas práticas espirituais, "o que está em baixo (terra), é semelhante ao que está em cima (céus, plano espiritual superior)". Podemos inferir desse axioma, um senso de justiça e processualidade, nas construções e elaborações das diferentes práticas espirituais em seus exercícios espirituais.

Todos nós cristãos, embora com diferentes modos de se praticar nossas espiritualidades terrenas, não devemos nos distanciar das seguras diretrizes da Palavra de Deus, conforme nos relatam as Sagradas Escrituras, pois elas são suficientes fontes de regras para nos orientar nas questões de Fé e Piedade.

Oremos ao Bom Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que nos perdoe e nos abençoe hoje e sempre.
          Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
           Visite nosso site: www.icai-ts.org.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário